Vaselina Sólida USP: o devemos saber sobre o produto?

A primeira coisa que devemos conhecer sobre a vaselina sólida USP é saber o que significa o seu nome.

A vaselina sólida USP é um derivado do petróleo. Quando se intensificou a extração do petróleo a partir de 1850, descobriu-se aderido às brocas de perfuração, uma pasta gelatinosa que em contato com a pele dos operadores ajudava a cicatrizar as feridas. Surgia o petrolato natural, que um empreendedor resolveu purificar e comercializar com o nome de vaseline petroleum jelly ou vaselina sólida em português. Hoje encontramos muitas pessoas chamando o óleo branco mineral USP de vaselina líquida USP, o que não é correto, pois vaselina é um nome de um produto sólido, de consistência gelatinosa ou pastosa.

A denominação USP no nome vaselina sólida USP, na verdade é uma abreviação do nome Unites States Phamacopeia – U.S.P. (Farmacopéia dos Estados Unidos). Um produto que recebe a denominação USP significa que atende às rigorosas normas da farmacopéia Norte America e apresenta um grau de pureza tão elevado, que tem o seu uso autorizado inclusive para a fabricação de insumos farmacêuticos.

Devido a esta distinção, é comum encontrarmos a vaselina sólida USP sendo comercializadas com derivações deste nome, como: vaselina sólida farmacêutica, vaselina sólida medicinal, vaselina sólida atóxica, e por ser um produto de coloração branca, também encontramos a denominação de vaselina sólida branca USP.

Vaselina Sólida USP: o que é o produto?

Com o aumento do consumo da vaselina sólida USP, principalmente a partir dos anos 1920, se tornou escasso a obtenção de petrolato natural para se produzir a vaselina em grande escala. A partir de então passaram a desenvolver fórmulas químicas para se obter um produto semelhante em termos de consistência e cor. Isso só foi possível com a melhora do processo de refino e tratamento do petróleo a partir de meados do século 20.

Atualmente a vaselina sólida USP é produzida através de uma mistura de parafinas sólidas macro e micro cristalinas, com os óleos minerais brancos USP. Tal formulação permitiu que vários tipos de vaselinas fossem produzidas, em diferentes tipos de consistência para o atendimento de diversos tipos de aplicações.

Vaselina sólida USP “bem mole” ou com baixa consistência, passou a ser utilizada para a fabricação de pomadas oftálmicas. A vaselina sólida USP com uma maior consistência, teve o seu uso disseminado em várias aplicações e produtos junto às indústrias cosmética e farmacêutica,  notadamente nas produções de cremes e pomadas.

Usos para a Vaselina Sólida USP

Como mencionado, a vaselina sólida USP é um produto que apresenta elevado grau de pureza e é totalmente atóxico, com isso, é comum encontrar este produto sendo utilizado em aplicações de lubrificação e fabricação de insumos junto às indústrias cosméticas, farmacêuticas (humana e veterinária) e alimentícias. É um produto muito utilizado pelas indústrias cosméticas, porque uma das suas principais qualidades é a de permitir a lubricidade e, por oclusão, a vaselina sólida USP dificulta a perda de água da pele ou do cabelo, gerando uma ação de hidratação.

Segue algumas aplicações onde encontramos a vaselina sólida USP sendo utilizada:

  • Lubrificação de esteiras em indústrias alimentícias e cosméticas;
  • No processamento de borrachas notadamente nas de cores claras e nas atóxicas;
  • Melhora a consistência dos produtos quando adicionado aos cremes, pomadas, loções, condicionadores e outros.
  • Como agente impermeabilizante e amaciador de fibras têxteis;
  • Embalagens de alimentos a base de papel impermeável utilizam a vaselina sólida USP na composição;

A Vaselina Sólida USP é tóxica?

Isto é um grande mito e uma enorme “fake news” plantada por pessoas e empresas interessadas em substituir a vaselina sólida USP, por outro produto, geralmente mais caro. Sem prolongarmos muito sobre o assunto, respondemos a pergunta acima com outra pergunta:

“Se a vaselina sólida USP é tóxica, por que ainda encontramos este produto sendo utilizado largamente em todo o mundo, por diversas empresas, em aplicações distintas, inclusive para a fabricação de insumos farmacêuticos para consumo humano?”

Vaselina Sólida USP: onde encontrar?

Encontramos a vaselina sólida USP sendo comercializada no mercado nas seguintes embalagens:

  • Vaselina sólida usp 500 g;
  • Vaselina sólida usp 1 kg;
  • Vaselina sólida usp 3 kg;
  • Vaselina sólida usp 18 kg;
  • Vaselina sólida usp 170 kg.

Você pode encontrar a vaselina sólida USP na CADIUM. Venha conhecer a nossa linha de vaselina sólida SPARK VISKO. São produtos formulados com matérias-primas de elevada pureza e totalmente atóxicos, gerando um produto de alta qualidade, ideal para o atendimento da sua necessidade de aquisição de uma vaselina sólida atóxica. Aguardamos a sua consulta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *