Óleo para compressor: escolhendo o melhor produto

Os compressores com o nome já diz, são equipamentos projetados com a finalidade de comprimir algum fluído que esteja no estado gasoso. Os equipamentos compressores apresentam grande utilidade no nosso dia e nas indústrias Os compressores mais comuns são dos de ar, que podem ser de pistão ou parafuso. Como todo equipamento com peças móveis, há a necessidade de que o sistema seja lubrificado e tal função é realizada pelo óleo para compressor.

Existem os equipamentos compressores de deslocamento positivo que são redutores volume, onde o ar ou um gás é comprimido dentro de uma câmara.  Os equipamentos de compressores rotativos operam com um deslocamento contínuo de compressão.

Todos os tipos de compressores exigem lubrificação e esta pode ser feita utilizando-se vários tipos de óleos lubrificantes para compressor. A grande diferença entre estes lubrificantes está no óleo base que é utilizado na sua composição onde é formulado o óleo mineral para compressor, o óleo sintético para compressor e o óleo semissintético para compressor. A principal diferença entre estes óleos para compressor está no desempenho de cada lubrificante, do tipo de aditivação e do número de horas necessária para a sua troca.

O óleo para compressor é encontrado no mercado sob diversas denominações e a maior parte faz referencia ao tipo de equipamento em que ele é empregado, a saber: óleo mineral para compressor de ar, óleo mineral para compressor de refrigeração, óleo mineral para compressor parafuso, óleo mineral para compressor de pistão, entre várias outras denominações.

Como este assunto é extenso, neste blog vamos focar a informações sobre óleo mineral para compressor.

Óleo para compressor mineral: conhecendo o lubrificante

O óleo para compressor mineral é formulado com óleos básicos de primeiro refino e aditivos para melhorar a sua resistência à degradação, aumentar a sua estabilidade térmica, inibidores de formação de espuma, antioxidantes e aditivação de EP (extrema pressão). A adição de um aditivo melhorador do índice de viscosidade permite que o lubrificante trabalhe em temperaturas de operação mais elevadas. O óleo mineral para compressor é mais empregado em compressores de pistão, pois ele auxilia também auxilia na refrigeração do sistema causa pelo atrito das partes móveis do compressor.

A utilização de um óleo para compressor não adequado ao equipamento, pode ocasionar um superaquecimento do sistema, comprometer a aditivação do lubrificante e acelera a sua degrada e consequentemente comprometer o desempenho e a vida útil do equipamento. Por este motivo é fundamental observar a compatibilidade do óleo mineral lubrificante para compressor com a máquina e sempre seguir as recomendações do fabricante.

Características do Óleo Mineral para Compressor

  • Óleo lubrificante para compressor que apresenta baixo ponto de fluidez (não congela sob baixas temperaturas), por este motivo é também chamado de óleo lubrificante para refrigeração;
  • Óleo mineral para compressor que apresenta baixa tendência par a formação de resíduos carbônicos, o que contribui para prolongar a vida do equipamento;
  • Óleo para compressor que possui elevado ponto de fulgor, o que limita a sua possibilidade de inflamabilidade;
  • Um baixo ponto de floculação e a ausência de formação de espumas são características do óleo para compressor de ar;
  • A aditivação antioxidante presente no óleo para compressor de pistão contribui para prolongar a vida útil do equipamento;
  • O óleo mineral para compressor de refrigeração apresenta uma ótima estabilidade térmica e uma elevada rigidez dielétrica;
  • Óleo mineral lubrificante para compressor que mantém os tubos de descarga e as válvulas de escape dos compressores livres da oxidação.

Indicações de uso para o Óleo para Compressor Mineral

  • Óleo para compressor parafuso utilizado em sistemas de refrigeração industrial;
  • Como lubrificante para compressor de ar condicionado de automóveis;
  • Compressores frigoríficos;
  • Compressores de ar tipo alternativo;
  • No enchimento pneumático, em processos petroquímicos, no transporte de gases, na compressão submarina para a extração do petróleo, na obtenção de gases, são algumas da muitas aplicações onde são utilizados compressores e estes necessitam de um óleo mineral lubrificante para realizar a lubrificação do equipamento.

Se o seu equipamento compressor está necessitando de um lubrificante para que este possa continuar trabalhando adequadamente, consulte a CADIUM. A linha de óleo mineral para compressor SENAMA TC é composta de lubrificantes altamente aditivados e recomendados para as mais diversas operações e equipamentos de compressão. Consulte a CADIUM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *