O que é Óleo Isolante para Transformador?

Com a invenção da eletricidade e a necessidade de conduzir a energia elétrica até os pontos de consumo, foram desenvolvidos os transformadores de energia, que são dispositivos empregados para abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétrica, tanto em circuitos de consumo, como nos de transmissão de energia elétrica.

Os transformadores de energia são equipamentos estáticos constituídos basicamente de um núcleo contendo chapas de aço silício superpostas, bobinas e alguns outros componentes, onde todos são acondicionados dentro de um tanque, que é cheio com o óleo isolante para transformador.

A passagem da corrente elétrica pelas resistências das bobinas gera o seu aquecimento, que se não for removido, irá gerar a degradação do material isolante. O óleo isolante para transformador tem como atuação principal a de realizar a refrigeração do sistema. Quanto mais eficientemente o calor é removido do sistema, maior será a vida útil do equipamento.

O isolamento elétrico do sistema é a outra principal função do óleo isolante para transformador, extinguindo as descargas elétricas parciais e arcos elétricos.

Desde o início do século passado, o óleo mineral está sendo utilizado como um fluído isolante. Entre os fatores que contribuem para o uso deste lubrificante como óleo isolante para transformador, é porque ser um produto de baixo custo, alto desempenho e excelente compatibilidade com os materiais usados dentro do transformador.

Características que deve possuir um bom Óleo Isolante para Transformador

O óleo isolante para transformador atualmente disponibilizado no mercado é produzido, de acordo com o tipo de petróleo presente na sua composição, sob dois tipos:

  • Base Naftênica: é um óleo isolante indicado para transformadores com qualquer classe de tensão. Este lubrificante é comercializado também com as seguintes denominações: óleo isolante naftênico, óleo mineral isolante naftênico, óleo isolante tipo A ou apenas por isolante tipo A;
  • Base Parafínica: este óleo mineral isolante é indicado para transformadores com classe de tensão de até 145 kV. Outras denominações usadas para este lubrificante são: óleo isolante parafínico, óleo mineral isolante parafínico, óleo isolante tipo B ou simplesmente isolante tipo B.

Para que um óleo isolante para transformador tenha um excelente desempenho, este, tanto do óleo isolante tipo A como o óleo isolante tipo B, deve possuir as seguintes características:

  • Devido às altas temperaturas existentes dentro do transformador, causada pela passagem da corrente elétrica, é fundamental que o óleo isolante para transformador apresente elevada capacidade de refrigeração;
  • O óleo isolante mineral deve ser suficientemente resistente para suportar extremos de variações de temperatura (frio e calor), sem sobre alterações, por tanto, tem que possuir uma boa estabilidade termia;
  • O óleo isolante tem que realizar um perfeito isolamento elétrico, atuando como uma espécie de extintor de arco ou fluído dielétrico.
  • Também tem que possuir uma baixa viscosidade para que consiga fluir de maneira rápida por todo o equipamento e eliminando as fontes de calor.

As características acima são as principais e as mais desejáveis em um bom óleo isolante para transformador. Mas há outras que também são “muito bem vidas” como a de ser um fluido retardante de chama, não gerar espuma, possuir um baixo ponto de fluidez, ter alto ponto de fulgor e elevada pureza com isenção de partículas sólidas e de água.

Por que deve ser utilizado um Óleo Isolante para Transformador de elevada qualidade?

A vida útil de um transformador pode chegar até 40 anos, e se o óleo isolante para transformador utilizado no equipamento possuir uma elevada qualidade, a expectativa é que a sua vida útil tenha também este mesmo prazo.

Um óleo isolante para transformador de baixa qualidade terá uma vida útil próxima há 10 anos, prazo em que a garantia do transformador já estará vencida, e as falhas de isolamento e de resfriamento do óleo mineral isolante já deverá estar comprometendo o desempenho do transformador.

A vida útil do papel que existe dentro do transformador também é comprometida com o uso de um óleo isolante para transformador de baixa qualidade, pois a deterioração do lubrificante contribui para acelerar a degradação das fibras de celulose.

A deterioração do óleo isolante para transformador resulta na formação de depósitos de borra e lama, que pode provocar sobrecarga interna nos enrolamentos e comprometer o desempenho do equipamento.

Onde comprar o Óleo Isolante para Transformador

Devido à elevada necessidade de pureza que é exigido para a comercialização do óleo isolante para transformador, o seu envase não pode ocorrer em embalagens recuperadas, devendo o lubrificante ser fornecido em tambores metálicos, bombonas plásticas e IBCs novos. Normalmente o óleo isolante mineral é disponibilizado em embalagens de 20 litros, tambores de 200 litros, IBC plástico de 1m3 e a granel em carro tanque.

Se você está necessitando adquirir um óleo isolante para transformador, saiba que a CADIUM comercializa para todo o país, o FLUECARD 9 N que é um óleo isolante tipo A e o FLUECARD 10 P que é um óleo isolante tipo B. Entre em contato com a CADIUM que a nossa equipe de colaboradores irá fornecer as informações técnicas e comerciais de que você necessita. Ficamos no aguardo do seu contato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *