Qual a função do Desengraxante Alcalino?

Os desengraxantes são produtos químicos formulados para a limpeza de processos produtivos. Como existe uma enormidade de peças e superfícies que necessitam de limpeza, foram desenvolvidos vários tipos de desengraxantes, cada um com um poder de limpeza mais específico para a remoção de um tipo de sujidade.

Neste blog iremos fornecer informações sobre o desengraxante alcalino, mas cabe informar que podemos encontrar os desengraxantes químicos classificados em dois tipos:

Podemos também encontrar “uma subdivisão” na classificação dos desengraxantes a base d’água, de acordo com o pH (potencial hidrogeniônico da solução) do produto. Cabe esclarecer que o pH é uma escala que mede de 0 a 14 e indica se um produto é ácido, básico (alcalino) ou neutro.

  • Desengraxante neutro: é um desengraxante que apresenta um pH igual a 7;
  • Desengraxante ácido: a solução deste desengraxante apresenta um abaixo de 7;
  • Desengraxante alcalino: quando o pH da solução se apresenta acima de 7.

Cabe esclarecer que o pH do desengraxante biodegradável é muito importante para o resultado da limpeza, pois as graxas e os óleos possuem afinidade com produtos alcalinos, tornando a limpeza mais facilitada.

Desengraxante Alcalino: conhecendo um pouco mais do produto

Como mencionado acima, os desengraxante alcalino tendem a ser mais forte na ação de limpeza. Cabe esclarecer que muitos desengraxantes alcalinos “fortes” contêm em sua formulação uma elevada quantidade de hidróxido de sódio (soda cáustica), o que pode gerar problemas  para os trabalhadores que utilizam tal produto. O famoso “Solupan” é um destes desengraxantes alcalinos fortes, que dever ter o seu uso evitado.

A utilização de desengraxante alcalino na indústria tem larga participação, devido às seguintes vantagens:

  • É o desengraxante industrial mais indicado para a remoção de óleos e graxas de motores, chassis, peças usinadas e máquinas operatrizes;
  • A remoção de gorduras de pisos, balcões, coifas de cozinhas profissionais tem o seu trabalho facilitado com o uso do desengraxante multiuso alcalino;
  • Normalmente o desengraxante biodegradável alcalino é fornecido concentrado, o que permite o seu uso em elevadas taxas de diluição, de pendendo do tipo de operação de limpeza que se deseja executar;
  • Muitos desengraxantes alcalinos não utilizam soda cáustica em sua composição, tornando assim um produto pouco prejudicial à saúde do operador;
  • A versatilidade do desengraxante químico alcalino é grande, pois pode ser aplicado por imersão, por pulverização, com o uso de esponja, através de máquinas de alta pressão, tanto em processo de limpeza a frio como no desengraxe a quente, automatizados ou não;
  • A grande vantagem do desengraxante alcalino é ser um produto não inflamável, biodegradável, baixa toxidez e praticamente inócuo ao meio ambiente.

Como usar o Desengraxante Alcalino?

Para responder ao questionamento de como usar o desengraxante alcalino, tal pergunta dever ser dirigida ao fabricante do desengraxante. De modo geral um bom desengraxante alcalino deve ser utilizado respeitando-se as seguintes diluições:

  • Desengraxe leve – Diluição de 2% a 5% em volume (indicado para a limpeza de pios e equipamentos em geral);
  • Desengraxe Médio – Diluição de 5% a 15% em volume (diluição indicada para o desengraxe industrial de máquinas, chassis e motores);
  • Desengraxe Pesado – Diluição maior que 15% em volume (indicada para peças e equipamentos que apresentem um teor de médio ou elevado de graxa e óleo). 

Desengraxante onde comprar?

Qual o melhor desengraxante?

Como escolher o desengraxante?

São perguntas encontradas na internet e para responder é necessário conhecer o tipo de sujidade que a peça apresenta, o tipo de processo de remoção a ser utilizado e as condições em que o processo poderá ser feito.

Para mais informações sobre o desengraxante alcalino ou o desengraxante industrial mais adequado para o seu processo, consulte a CADIUM. Aguardamos o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *