Para que serve Óleo Singer e quais são suas características?

Quem nunca ouviu falar do Óleo Singer? Tão antigo quanto as máquinas de costuras da marca norte-americana, esse lubrificante acompanha gerações há mais de 140 anos. Nesse período, uma série de usos e aplicações foram atribuídas a esse produto. Mas, será que todas elas fazem sentido? Qual é a real “vocação” desse óleo e como ele se comporta em diferentes equipamentos?

O que é Óleo Singer?

O óleo Singer é basicamente um lubrificante doméstico, de cor amarelada e insolúvel em água. Ele é muito conhecido e tradicional no mercado, especialmente para uso em máquinas de costura domésticas. A fabricante também o recomenda na lubrificação de dobradiças, fechaduras, bicicletas, armas de fogo e aparelhos mecânicos articulados em geral.

Existe um outro tipo de óleo da marca, o óleo Singer Industrial, que apresenta uma composição e performance diferenciada. Porém, nesse artigo, iremos nos ater apenas ao do tipo mais comum e conhecido: o óleo lubrificante doméstico da fabricante.

Qual a composição do Óleo Singer?

O óleo Singer é composto de derivados de petróleo e não possui aditivos. Sua formulação é fundamentalmente de óleos minerais básicos de primeiro refino, de origem parafínica. O produto engloba misturas de petróleo compostas, de forma predominante, por hidrocarbonetos saturados com cadeia carbônica entre 15 a 50 átomos de carbono, com ponto de ebulição entre 371-538ºC.

Qual a viscosidade do Óleo Singer?

A viscosidade cinemática do óleo Singer a 40°C varia de 9 a 11 cSt e a 100°C vai de 2 a 4 cSt (ASTM D 445). Essas medidas, que se referem à espessura do fluído ou resistência para fluir, indicam que esse óleo é muito fino, pouquíssimo espesso, de forma que sua aderência a determinadas superfícies (engrenagens, por exemplo) acaba sendo prejudicada.

O Óleo Singer funciona?

Depende de onde ele é aplicado. No uso doméstico, em equipamentos não profissionais, seu desempenho é satisfatório. Já quando tratamos de lubrificação industrial, onde é exigida maior performance, o óleo Singer acaba não funcionando, pois, esse produto é muito simples. Ele não contém aditivos, por exemplo, e sua viscosidade baixa não é adequada à algumas aplicações técnicas.

Há relatos, na internet, de que ao usar esse tipo de óleo na lubrificação de ventiladores, por exemplo, o motor do equipamento pode até travar, pois a substância é muito volátil e tende a formar uma espécie de cola. Já outros internautas descrevem que, pelo fato do óleo Singer ser muito fino, ao aplica-lo em corrente de bicicleta, o mesmo não adere e respinga muito, provocando um desnecessário acúmulo de sujeira.

A maior vocação do óleo Singer é, sem dúvida, a lubrificação de máquinas de costura domésticas. Afinal, foi para isso que ele foi criado. Esses equipamentos exigem pouca quantidade de lubrificante, aplicado diretamente em suas peças móveis. Mas, de toda forma, é preciso sempre verificar o manual do equipamento a fim de saber qual o tipo de óleo adequado para a lubrificação de máquina de costura.

Existem alternativas ao Óleo Singer?

Sim, existem. A Cadium Óleos Lubrificantes produz uma linha de produtos de grande lubricidade e compatíveis com diversos materiais de vedação, a AZION RF. Disponíveis em diversas viscosidades, esse óleo para lubrificação em geral possui ótimo custo benefício e boa estabilidade térmica e resistência à oxidação.

Para a lubrificação têxtil industrial e profissional, a Cadium também conta com uma linha completa de produtos de alta performance, a FARBO. São óleos minerais laváveis que promovem alto desempenho das partes móveis do maquinário. Para saber mais, entre em contato conosco.

38 Comentários

    • Jean, boa tarde!
      Saiba que o óleo Singer é um óleo mineral não aditivado, sendo utilizado sistemas não complexos que não necessitam de uma lubrificação específica.
      Um freio automotivo sofre muita pressão e é muito exigido para que funcione perfeitamente. Já um freio de bike, não é um sistema muito complexo e normalmente não é submetido à um esforço constante e muito intenso, e com isso, podemos dizer que o óleo Singer “pode ser” utilizado por certo período como um lubrificante alternativo, mas lembre-se que para qualquer tipo de equipamento, o ideal é sempre utilizar o lubrificante recomendado pelo fabricante. Cabe informar que alguns lubrificantes apesar de funcionarem adequadamente, não são compatíveis com os materiais vedantes do sistema, o que poderá gerar vazamentos e até a perda de eficiência.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Felipe, bom dia!
      O “óleo Singer” é um óleo básico sem nenhuma aditivação, indicado apenas para a lubrificação “superficial” de peças e maquinários não complexos, como por exemplo, cadeados e fechaduras. Como as máquinas para corte de cabelo apresentam mecanismos simples, o uso deste óleo atenderá à sua necessidade. Só tome cuidado para que este não entre em contato com a parte elétrica do equipamento.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Bom dia Geraldo!
      O óleo Singer é indicado como um “lubrificante multiuso”, mas é um produto que não possui aditivação. Com isso ele é recomendado apenas para a lubrificação de sistemas e mecanismos simples que não são de uso contínuo ou industrial. O óleo para bebê, o óleo Johnson, é o mesmo produto, só que com um grau de pureza maior. Para o seu equipamento, qualquer um dos dois óleos atenderá à lubrificação que você necessita. Tenha cuidado apenas para que não ente em contato com as partes eletrônicas do equipamento.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Sr. Geremias, bom dia!
      “Borracha” é um termo genérico para designar uma grande gama de elastômeros de base sintética ou natural e consequentemente, apresentando características muito distintas entre si.
      O óleo mineral em contato com alguns elastômeros é absorvido por este, aumentando a sua flexibilidade. Em outros pode causar danos, comprometendo a sua estrutura. Em uma palheta de limpador de carro o óleo diminuirá o seu ressecamento. Já ao passar o óleo em um pneu com a intenção de deixa-lo brilhante, ao final de algum tempo, este será absorvido pela borracha deixando a banda de rodagem opaca. Em outras o óleo causará inchamento e a perda da forma.
      Sobre o contato do óleo mineral com a borracha podemos dizer que sem saber qual o tipo de elastômero que irá ocorrer o contato, não há como afirmar se o lubrificante causará danos.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Boa tarde!
      A catraca de bicicleta é um mecanismo simples que não requer um lubrificante aditivado. “Qualquer óleo” poderá ser utilizado para lubrificar, como um silicone, um óleo para bebê, o óleo para máquina de costura, entre outros.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Boa tarde!
      O rolamento de skate é um mecanismo simples que não requer um lubrificante aditivado. “Qualquer óleo” poderá ser utilizado para lubrificar, como um silicone, um óleo para bebê, o óleo para máquina de costura, entre outros.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

  1. Óleo Singer muitos não sabe mas ele cura machucados queimaduras , e em animais já curei uma cadela , que tinha uma alergia que parece sarna mas não era , em pouco tempo passando o óleo ela regenerou a pele e parou a coceira , e feridas sararam não sei porque mas esse óleo também cura !

    • Sr. Neto, bom dia!
      Para quem está a dias sem ver água, esta pessoa até beberia a água de uma poça de chuva. Em condições normais o Sr. beberia esta água? Com certeza não devido a não ser uma água própria para consumo.
      O “óleo Singer” tem qualidade e pureza para ser aplicado em feridas, queimaduras ou para ser utilizado em contato com a pele? Com certeza não tem, se não ele teria o “selo da ANVISA” autorizando este uso.
      Creio que não precisamos mais seguir com este assunto e tenha sorte com as suas “descobertas” e torça para que esta não agrave “a cura” de seus problemas.
      Atenciosamente.
      CADIUM LUBRIFICANTES

      • Andressa, bom dia!
        A Sra. utiliza a água de chuva coletada do telhado da sua casa para limpar uma ferida? Se a Sra. faz isso, então continue usando o “óleo Singer”, mas cabe esclarecer que este produto não possui o grau de pureza necessário e exigido para o uso em contado com a pele humana, pois se possuísse, com certeza a Sra. iria encontra-lo sendo vendido em farmácias.
        Atenciosamente,
        CADIUM LUBRIFICANTES

    • Boa tarde Victor!
      O óleo mineral é usado como isolante elétrico (dentro dos transformadores nos postes, por exemplo). Só que para esta finalidade, ele sofre um severo processo de tratamento e remoção das impurezas, algo que não ocorre no “óleo Singer”. Além do que, o óleo mineral ataca uma grande parte de borrachas (elastômeros), então, pode ser que você lubrifique o equipamento, que o óleo não prejudique a placa, mas poderá danificar as suas vedações e guarnições. Cuidado! Esta semana estaremos publicando um blog sobre o óleo mineral em contato com borracha. Se possível, acompanhe e leia.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Bom dia!
      Para que um óleo mineral seja um perfeito isolante elétrico, ele necessita ser isento de água, não possuir metais e outros compostos contaminantes dispersos que possam conduzir eletricidade, tem que possuir um elevado grau de pureza e sofrer tratamento específico para enquadra-lo como um óleo isolante, tratamento este que não é aplicado ao “óleo Singer”, que nada mais é que um óleo mineral sem aditivo para uso em aplicações de lubrificações em equipamentos simples que não necessitam de um lubrificante específico e aditivado.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Boa tarde Andreia!
      Você já deixou um óleo ou uma gordura vazar dentro do forno ou em recipiente dentro deste. O que ocorreu quando o forno aqueceu?
      Este lubrificante é para ser usado em equipamentos não complexos e à temperatura ambiente.
      Com o forno desligado ele irá ajudar no movimento das dobradiças, mas assim que o forno aquecer, é provável que ele “vá enfumaçar” a sua cozinha. Entre 160 e 180º fica o ponto de fulgor deste óleo (quando começa formar chama na sua superfície), então se você for cozinhar em alta temperatura e capaz até deste óleo se incendiar dentro do forno. Cuidado!
      Atc,
      CADIUM LUBRIFICANTES

      • Olá boa noite equipe da Cadium lubrificantes venho por meio deste solicitar uma informação, o óleo Singer pode ser utilizado em limpeza e manutenção de armas de fogo?Desde já agradeço pela atenção uma ótima noite a todos

        • Bom dia David!
          O “óleo Singer” é um óleo mineral não aditivado indicado para a lubrificação de equipamentos não complexos e que não necessitem de um lubrificante especificamente aditivado.
          Algumas armas de fogo possuem mecanismos simples, onde normalmente pode ser feita a sua lubrificação com um óleo não aditivado, apesar de haver no mercado lubrificantes “específicos” para tal aplicação, que contém uma mínima aditivação em sua composição, “só para não aparecer no rótulo”, que trata-se de um óleo mineral “comum” não aditivado.
          Atc,
          CADIUM LUBRIFICANTES

  2. Bom dia! Óleo Singer é bom para colocar em escapa de rede? Pois aqui no meu bloco tem uma cristã que incomoda todos com um barulho louco dessas escapas de rede. Tô afim de encontrar uma solução amistosa para o problema. Comprar algo eficaz e da na mão dessa moradora para ela colocar nessas malditas escapas dela.

    • Bom dia Angela!
      O “óleo Singer” é um produto sem aditivação indicado para a lubrificação de equipamentos com mecanismos simples como fechaduras, cadeados e outros. Ele deverá amenizar ou reduzir totalmente o barulho, mas por ser um óleo fino, ele poderá escorrer, então tem que colocar com cuidado para mas vir a manchar a rede e pode ser que seja necessária uma aplicação regular de tempo em tempo. Saiba que para este tipo de problema, remoção de ruído por atrito de peças metálicas móveis (que não fazem parte de algum equipamento), “qualquer lubrificante” poderá amenizar o problema. A vaselina sólida, o óleo para bebê e na falta de outra opção, até um óleo de cozinha ou esfregar um lápis no local (grafite) poderá ser utilizado para amenizar o barulho do atrito.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRICANTE

    • Bom dia Marcelo!
      O “óleo Singer” é um óleo mineral sem qualquer aditivação, que pode ser utilizado para lubrificar equipamentos e mecanismos simples que não necessitem de um lubrificante específico ou aditivo. Apesar de ter ocorrido uma melhora no processo nos últimos anos, ele ainda é um óleo que apresenta um colocarão amarelada e possui um odor característico. Para a mesma aplicação e com resultado melhor em termos de odor, sugerimos a utilização do “óleo para bebê” ou a “vaselina líquida” que você pode encontrar em farmácias. São óleos iguais ao “óleo Singer”, só que com um grau de pureza maior (apesar de um pouco mais caro), e com “o cheirinho de nenê” no caso do primeiro.
      Atenciosamente.
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Bom dia Samuel!
      O “óleo Singer” é apenas um óleo básico mineral sem aditivação que pode ser utilizado na lubrificação de equipamentos com mecanismos simples que não necessite de um lubrificante específico e aditivado. Dependendo do mecanismo da arma de fogo, há óleos específicos para este tipo de lubrificação. Veja como o fabricante do equipamento o tipo de lubrificante que é recomendado.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

  3. Bom dia. Li queno óleo Singer ele é bom para limpar armas. Sendo assim ele pode ser usado como uma proteção contra oxidação? Tenho um motor de aeromodelo e está parado muito tempo, o óleo poderia servir para proteger os rolamentos e contra oxidação por umidade?
    Obrigado

    • Celso, bom dia@
      O “óleo Singer” é uma marca. O produto é um óleo básico mineral sem aditivação. Por não ser aditivado ele pode ser utilizado para lubrificar equipamentos com mecanismos simples que não necessitem de um óleo aditivado, como por exemplo o óleo de motor de carro. Este óleo não possui aditivos anticorrosivos, com isso a sua proteção é superficial e provavelmente será necessário repassa-lo periodicamente sobre a peça, pois por ser um óleo de baixa viscosidade, ele escorre mais facilmente, podendo deixar o seu equipamento desprotegido. Talvez o uso de uma vaselina sólida (que também não tem aditivos na formulação), tenha um melhor desempenho em termos de proteção dos seus rolamentos, pois ela EM TEMPERATURA DE ATÉ 50ºC não irá escorrer.
      Atc,
      CADIUM LUBRIFICANTES

    • Bom dia Elivan!
      Segue resposta dada para um questionamento similar que se aplica ao seu equipamento:
      “O “óleo Singer” é apenas um óleo básico mineral sem aditivação que pode ser utilizado na lubrificação de equipamentos com mecanismos simples que não necessite de um lubrificante específico e aditivado”.
      Normalmente as maquinas de corte de uso doméstico não necessitam de aditivação específica com as que são utilizadas pelas indústrias.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *