Óleo Parafínico em Santarém

Óleo Parafínico Características e Propriedades

A densidade mais baixa do Óleo Parafínico é característica deste produto quando comparada ao óleo básico naftênico. Ponto de Fulgor elevado e elevada resistência à oxidação são propriedades encontradas Óleo Mineral Parafínico. O comportamento em baixas temperaturas é muito deficiente em um Óleo Parafínico, característica que é muito boa em um óleo mineral de base naftênica.

O que é um Óleo Básico Parafínico?

Uma das formas para se descobrir a composição de um óleo básico mineral é realizando a análise do índice de viscosidade, onde um Óleo Básico Parafínico apresentará um resultado entre 80 e 120, sendo que um óleo básico naftênico apontará um resultado entre 50 e 60. O óleo mineral básico parafínico é contem 15 ou mais átomos carbonos unido às moléculas de hidrogênios, recebendo o nome de hidrocarboneto parafínico. Por apresentar uma alta estabilidade térmica e um elevado índice de viscosidade, o Óleo Básico Parafínico é muito empregado pelas indústrias de elastômeros e fabricante de borrachas como plastificante, o chamado óleo plastificante para borracha ou Óleo Parafínico para borracha.

Conheça nossa Linha Completa de Óleo Parafínico em Santarém

Óleo Parafínico para Borracha

Na fabricação de plásticos e borrachas estendidas o uso do Óleo Parafínico para borracha se faz presente em diversos processos. A adição do Óleo Parafínico para borracha transforma as propriedades físicas do elastômero propicia uma maior flexibilidade durante a sua utilização e um maior alongamento das fibras. O Óleo Parafínico para borracha tem a excelente característica de ser compatível com diversos tipos de elastômeros.

Óleo Mineral de Base Parafínica e Óleo Mineral de Base Naftênica: quais as diferenças?

A resistência a oxidação é uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica possui algo que é muito baixa no óleo mineral de base naftênica. O óleo mineral de base naftênica é menos estável que o óleo mineral de base parafínica e apresenta uma pior compatibilidade com materiais sintéticos e elastômeros. A densidade é uma das análises para determinar a origem de um óleo básico, pois um óleo mineral naftênico apresenta uma densidade mais elevada em relação ao Óleo Mineral Parafínico de viscosidade similar.

O que é um Óleo Básico do Grupo 1?

O óleo básico do grupo 1 produzido nas refinarias nacionais apresenta um índice de saturação que pode chegar a 67%, o que significa que 33% do produto gerado contêm impurezas que podem prejudicar o desempenho de um equipamento. O óleo básico do grupo 1 é um derivado de petróleo com uma menor refinação e consequentemente um produto que apresenta uma maior quantidade de impurezas. Por ser um dos primeiros processos de refino do petróleo, o óleo básico do grupo 1 ainda tem grande presença no mundo e é muito utilizado na fabricação de lubrificantes automotivos.

Óleo Lubrificante Básico Parafínico: quais os tipos?

O óleo lubrificante básico parafínico é classificado de acordo com a viscosidade do óleo medido à 40ºC em cSt (Centistokes). O lubrificante básico parafínico com grande utilização no seguimento do agronegócio é o óleo spindle 70 (ou óleo mineral OPPA), que é a base para a fabricação do fluídos para a pulverização de inseticidas (óleo para pulverização agrícola). O óleo hidráulico mineral é formulado através da mistura o óleo lubrificante básico parafínico com aditivos, sendo que a fração mais utilizada é a do óleo neutro médio 300.