Óleo para Mancais: cuidados com manutenção

Hoje existe no mercado uma grande variedade de caixas de engrenagens que operam em condições extremas de pressão e temperatura. Para atender a esta demanda de lubrificação, também existe uma enorme variedade de óleos para mancais. Este lubrificante é aplicado em função do tipo e do uso do rolamento existente no equipamento.

A utilização do óleo para mancal na lubrificação do equipamento é necessária para evitar que ocorra o atrito metálico entre os corpos rolantes e o corpo da caixa, prevenindo e evitando o desgaste dos componentes do sistema.

A escolha do óleo para mancal depende das condições de operação, como a velocidade, a temperatura e o tipo do ambiente que opera o equipamento. Um fator também tão importante na lubrificação no mancal é a quantidade de lubrificante que é utilizada.

Normalmente mancais e rolamentos que operam sob altas temperaturas, geram muito calor devido ao atrito interno ou de origem externa, e o óleo para mancal tem a função de removê-lo. Só que a agitação excessiva do óleo lubrificante para mancais dentro do equipamento é uma das ocorrências quem mais afetam a lubrificação das engrenagens e rolamentos

O nível Óleo para Mancais: um problema que dever ser evitado

Grande parte dos equipamentos que apresentam mancais de rolamentos e engrenagens lubrificadas por banho de óleo para mancal necessita operar de uma forma que o lubrificante consiga molhar todas as superfícies metálicas do interior do equipamento, principalmente as que estão sujeitas aos atritos dos movimentos.

Para que o lubrificante chegue corretamente a todas as partes do equipamento, lubrificando-o corretamente, é necessário que o nível do óleo lubrificante para mancais esteja de acordo com o que é recomendado pelo fabricante do equipamento.

Um grande erro que pode ocorrer quando de uma reposição do lubrificante para mancais,  é a adição de um volume de óleo acima do nível máximo recomendado. Tal volume adicional de óleo lubrificante para mancal acaba ocasionando uma necessidade maior de energia mecânica para o equipamento iniciar a operação, causando uma agitação no lubrificante.

A agitação no óleo para mancal pode gerar no equipamento os seguintes problemas:

  • Um maior consumo de energia;
  • O maior desgaste do equipamento, diminuindo a sua vida útil;
  • Uma elevação da temperatura de operação;
  • Queda da eficiência operacional o equipamento;
  • E consequentemente, a piora da qualidade do óleo lubrificante para mancal, com diminuição da sua capacidade de lubrificação devido à aceleração da sua oxidação, a formação de borras entre outros problemas.

Escolhendo o óleo correto para a Lubrificação de Mancais

Para que ocorra uma boa lubrificação dos mancais, além da manutenção no nível correto do óleo para mancal dentro do equipamento, é fundamental que o lubrificante utilizado tenha a viscosidade correta indicada pelo fabricante do equipamento.

Em um equipamento com o uso de um óleo para mancal com viscosidade elevada, irá causar uma resistência como a acima mencionada, comprometendo o deslocamento das partes móveis, o que irá resultar em sérios danos ao equipamento.

Se no equipamento operar com um óleo lubrificante para mancal com baixa viscosidade, é provável que não se forme um filme lubrificante que separe as superfícies metálicas do equipamento quando em movimento. Tal contato entre as partes metálicas irá gerar um maior atrito, consequentemente um maior calor e um desgaste acelerado das peças do equipamento.

Cuidados adicionais com o Óleo para Mancais

O ideal para um perfeito processo de lubrificação de mancais é que após passar pelo rolamento, o óleo para mancais seja filtrado e posteriormente resfriado antes de retornar ao ponto de lubrificação. Tal procedimento permitirá que a temperatura de trabalho seja mantida baixa, prolongando assim a vida útil tanto do equipamento como do óleo lubrificante para mancal.

Para obter mais informação sobre o óleo para mancais ou solicitar a indicação do óleo lubrificante para mancais mais adequado para o seu equipamento, solicitamos que um contato seja feito com a CADIUM. Possuímos uma linha completa de óleo para mancais, como linha POLISYNTHE S de lubrificantes sintéticos, e a linha KURZI RF de lubrificantes minerais.  Estamos esperando o seu contato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *