Óleo para Estampagem Lavável: conhecendo um pouco mais o lubrificante

O óleo para estampagem lavável foi desenvolvido para eliminar os processos posteriores de limpeza das peças com o uso de desengraxantes alcalinos ou solventes, podendo este ser removido com jatos de água quente ou fria e propiciando assim, menores custos de processo.  É um óleo de estampagem que atende à crescente preocupação quanto às exigências ambientais e trabalhistas.

O óleo de estampagem lavável pode ser considerado um óleo de estampagem ecológico, pois além de não agredir o meio ambiente,  não apresenta insalubridade com excelente comportamento junto à epiderme do operador. Por possuir um ponto de fulgor elevado, o óleo para estampagem lavável gera uma maior segurança na operação evitando qualquer risco de incêndio nas máquinas operatrizes. A sua formulação balanceada também contribui para que o óleo de estampagem apresente uma elevada compatibilidade com os diversos materiais em que este entra em contato durante o processo, como as vedações, tintas, borrachas e o próprio metal a ser conformado.

Óleo para Estampagem Lavável e suas características

O óleo para estampagem lavável é um item muito importante no processo de conformação a frio. É um óleo para estampagem que pode ser utilizado concentrado ou em soluções aquosas, dependendo da severidade da operação. O Lubrificante para estampagem é indicado para as operações de repuxo em metais ferrosos e não ferrosos.

Destacamos a seguir, outras características do óleo para estampagem lavável:

  • Fluído para estampagem com alto poder lubrificante;
  • Óleo para estampagem que não contém óleo mineral em sua formulação;
  • Excelente propriedade EP (extrema pressão) é uma característica do óleo para estampagem lavável;
  • É um dos óleos para estampagem que gera excelente resistência na região de contato entre a ferramenta de conformação e o metal trabalhado;
  • Lubrificante para estampagem que apresenta uma excelente dissipação do calor;
  • Óleo de estampagem sintético que é isento de cloro, boro, metais pesados, nitritos e fenóis;
  • Lubrificante de estampagem que possui excelente poder de lubrificação e elevado desempenho em qualquer tipo e operação, gerando ótimo acabamento;
  • Óleo solúvel para estampagem que adere uniformemente nas chapas a serem estampadas;
  • É um óleo de estampagem que antes das operações de solda, a realização de um leve enxágüe é suficiente para permitir a aderência da solda, eliminando-se a necessidade de um desengraxe mais rigoroso.

Vantagens da aplicação do Óleo para Estampagem Lavável

O óleo para estampagem lavável pode ser aplicado por imersão, com rolo, trincha, por gotejamento ou com o uso de sistemas circulatórios. Pode ser utilizado concentrado ou diluído, sendo que uma só aplicação permite a realização de diversas operações de conformação.

Entre as vantagens do óleo para estampagem lavável, destacamos:

  • Óleo de estampagem com excelente proteção anticorrosiva ;
  • Lubrificante para estampagem com rápida e fácil emulgabilidade;
  • Fluído para estampo e repuxo que apresenta excelente bioestabilidade;
  • Fluído de estampagem de fácil remoção que não agride o operador;
  • A geração de um menor coeficiente de atrito por parte do óleo para estampagem sintético propicia um menor desgaste da ferramenta;
  • A ausência do manchamento nas superfícies metálicas é uma das vantagens do uso do óleo para estampagem lavável;
  • O atendimento da Norma NR 15 é uma das suas grandes vantagens em relação ao óleo de estampagem de base mineral.

Recomendações de uso para o Óleo para Estampagem Lavável

É um óleo de estampagem sintético recomendado para o uso em uma ampla gama de metais incluindo aço inox, aços especiais, titânio, alumínio e suas ligas, e vários metais de leve e média dureza em operações de trefilação ou repuxo.

Para operações de repuxo profundo onde o estiramento é necessário, normalmente é recomendado o uso do óleo de estampagem sintético integral, sem ser diluído em água.

Devido aos produtos utilizados na sua composição, o óleo solúvel para estampagem apresenta elevada resistência à formação de bactérias, além de não causar problemas dermatológicos, dispensando assim, grandes preocupações quando do seu manuseio.

O óleo de estampagem lavável aceita vários tipos de diluições, de acordo com a severidade da operação, gerando soluções límpidas, estáveis, com ausência de odor e sem a geração de espuma. São óleos não tóxicos e não inflamáveis e que apresentam um descarte facilitado.

Lubrificação na Estampagem: o que mais devemos saber?

Se você possui alguma dúvida sobre lubrificação na estampagem, ou quer mais informações sobre o óleo para estampagem lavável, entre em contato com a CADIUM. Nossa equipe de técnicos estará aguardando o seu contato para fornecer as informações necessárias para você escolher o melhor lubrificante de estampagem para a sua operação.

Aguardamos o seu contato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *