Os transformadores, que são equipamentos usados para converter as tensões de corrente alternada, utilizam como óleo isolante o óleo para transformador. O óleo isolante para transformador apresenta duas funções muito importantes nestes equipamentos: a refrigeração e o isolamento elétrico. Por isso, a qualidade desse óleo dielétrico deve ser excelente, de forma a cumprir com suas funções e garantir a funcionalidade da estrutura e a segurança do entorno onde está instalada.
Qual a principal função do óleo para transformador?
A principal função do óleo para transformador é remover o calor gerado no interior do equipamento para as paredes do mesmo, pois quando a corrente elétrica passa pelas resistências das espiras ocasiona um aquecimento. O calor gerado internamente pode ocasionar a degradação térmica do material isolante, o que acaba por prejudicar todo o equipamento. Assim, podemos perceber que a refrigeração é, sem dúvida, a principal função do óleo isolante de transformador.
Existe mais de um tipo de óleo para transformadores?
Sim, existe mais de um tipo de óleo para transformadores. Atualmente, o óleo mineral isolante para transformador é o tipo mais usado e, dependendo do tipo de petróleo em sua composição, a base pode ser parafínica ou naftênica. Menos comum no mercado, ainda é possível encontrar o óleo vegetal isolante para transformadores, porém, para poder ser utilizado, os radiadores dos equipamentos devem ser adaptados para este tipo de óleo isolante. Caso o projeto permaneça o mesmo, deve-se analisar o ciclo de carga para que não sejam excedidos os limites de temperatura de operação.
Quais as principais características de um bom óleo isolante em transformadores?
Como o óleo isolante em transformadores acaba ficando em contato com todos os materiais que compõem os equipamentos, ele deve apresentar baixa reatividade química, pois caso contrário, o equipamento pode ser atacado e sofrer degradação. Além disso, outras características que um bom óleo de transformador de energia necessita possuir são: condutibilidade térmica elevada; isolamento elétrico adequado; baixa viscosidade; boa estabilidade térmica; e resistência ao fogo, fator este considerado fundamental para a segurança, já que o risco de incêndios e explosões deve ser sempre minimizado.
A Cadium Óleos Lubrificantes oferece ao mercado um óleo isolante para transformador de alta pureza e qualidade. Temos o Fluercad 10 P, que é um óleo isolante tipo B, ou seja, um óleo mineral isolante parafínico. Este produto é recomendado para equipamentos de classe de tensão de até 145 KV, por reunir todas as características necessárias para a isolação de sistemas eletrificados, além de possuir elevada resistência à oxidação, que garante maior vida útil ao fluído isolante. Já o Fluecard 9 N é um óleo para transformador tipo A (óleo mineral isolante naftênico) é utilizado no arrefecimento para transformadores, interruptores e disjuntores elétricos em banho de óleo de todas as classes de tensão.
E a permeabilidade magnética desse óleos ? É boa ?
Boa Tarde!
O função básica do óleo para transformador é exatamente a de ISOLAR os componentes internos do equipamento das correntes elétricas existente, por tanto, é de se esperar que a permeabilidade magnética deste seja bem baixa, se não, ele não conseguiria cumprir com eficiência a sua função de isolamento elétrico.
Atc.
CADIUM LUBRIFICANTES.
Qual o ponto de fugor deste óleo
Reposta enviada por e-mail no último dia 19/06/20.
Havendo a necessidade de mais informações ou se precisar adquirir o óleo isolante, entre em contato com a CADIUM.
Atenciosamente.
CADIUM LUBRIFICANTES
cadium@cadium.com.br
11-4047-9292
Gostaria de saber todos os tipo de óleo isolante, se tem 68 e 32 etc ou e só óleo isolante que no transformador ele e contaminado por água?
Boa Tarde Iago!
Os óleos isolantes hoje comercializados no país tem que atender a Resolução nº 36 de 2008 da ANP. Estes óleos podem ser de origem parafínica https://www.cadium.com.br/work/oleo-isolante-para-transformador-fluercad-10p/ ou naftênica https://www.cadium.com.br/work/oleo-isolante-de-transformador-fluercad-9n/, e ambos possuem viscosidade variando entre 9 e 12 cSt à 40ºC. São óleos isentos de água (que é um condutor de energia). Uma viscosidade elevada do óleo “para transformador” pode comprometer a fluidez do produto dentro do equipamento, impedindo o isolamento correto do sistema. Os óleos isolantes dielétricos usados em processo de eletroerosão também apresentam uma baixa viscosidade, entre 2 e 5 cSt à 40ºC.
Atenciosamente,
CADIUM LUBRIFICANTES