Desengraxante industrial: mitos e verdades

A escolha de um desengraxante industrial para um processo de limpeza dever ser tomada observando-se vários critérios. Tais análises não podem ser balizadas apenas pelo preço do desengraxante, mas devem ser levados em consideração critérios como a qualidade da limpeza, o atendimento de normas de segurança, o tipo de desengraxe que necessita ser realizado entre outras.

Qual a importância da viscosidade do Desengraxante Industrial?

Um desengraxante industrial extremamente viscoso não quer dizer que se trata de um produto que apresente uma ação de limpeza superior. Saiba que um desengraxante químico mais viscoso não significa que é um produto mais concentrado. A viscosidade em um desengraxante industrial está intimamente ligada aos produtos químicos que constituem a sua formulação e um desengraxante multiuso menos viscoso não significa que possui um menor poder de limpeza. Quando se menciona que um produto é concentrado, tal referência tem relação ao teor de materiais ativos existentes na formulação do desengraxante biodegradável e é isso que determinará a realização de uma boa limpeza mesmo em soluções com ampla diluição. Por tanto, para um desengraxante industrial ser mais ou menos viscoso, não é indicação de um melhor ou pior desempenho.

A concentração com item importante na escolha do desengraxante industrial

Como mencionado acima, a concentração de um desengraxante industrial tem relação com a quantidade de produtos químicos ativos existentes na formulação do produto de limpeza. Melhor será o desengraxante biodegradável que apresentar um  maior o poder de diluição sem perder a sua capacidade de limpeza. Quanto maior for à capacidade de diluição que o desengraxante e desengodurante suportar sem perder a qualidade, menor será o seu custo.

Para saber a concentração e informações sobre os princípios ativos do desengraxante industrial, é necessário consultar o boletim técnico e a Fispq do produto, seguir as recomendações do fabricante e realizar os testes práticos de aplicações e diluições recomendadas.

Desengraxante Industrial Biodegradável: a tendência do mercado

Atualmente além do aumento com relação às doenças ocupacionais, há a crescente preocupação com a responsabilidade com o meio ambiente. Mais que “uma moda”, a fabricação de produtos ecológicos é uma tendência e esta se aplica também ao desengraxante industrial.

Há atualmente “uma onda” que impulsiona a indústria a adquirir produtos biodegradáveis, não agressivos ao meio ambiente e ao operador e produzam segurança operacional não sendo inflamáveis. Os desengraxantes industriais biodegradáveis hoje disponíveis no mercado atendem grande parte destes requisitos, pois muitos são neutros e por tanto, menos agressivos ao ser humano.

O que mais devemos saber sobre o Desengraxante Industrial?

Um desengraxante industrial com ação “muito forte” de limpeza normalmente tem produtos químicos em sua formulação que são mais prejudiciais quando em contato com o ser humano.

O desengraxante industrial solúvel em água pode possuir um poder de limpeza menor ou mais lento, mas normalmente é um produto mais adequado ao atendimento das normas ambientais e trabalhistas.

O desengraxante multiuso que melhor realiza a sua função de limpeza é aquele consumido em menor volume, gerando uma forma eficiente de aplicação e de redução de custos.

Para o fornecimento de mais informações ou se está necessitando adquirir um desengraxante industrial, entre em contato com a CADIUM, pois possuímos uma completa linha de produtos destinados à limpeza. Não deixe de consultar a CADIUM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *