Anti Respingo de Solda: por que utilizar?

As operações de usinagem que envolve soldagens são processos difíceis e de elevada complexidade. Na busca da melhoria do processo e na obtenção de bons resultados foi desenvolvido um produto grande aliado dos soldadores: o fluído anti respingo de solda.

Inicialmente cabe esclarecer que encontramos na internet informes deste fluído sob várias denominações, a saber: antirespingo de solda, antirrespingo de solda, anti-respingo de solda, mas neste blog utilizaremos a denominação mais correta e usual que é a chamar o lubrificante por óleo anti respingo de solda.

O que é o fluído Anti Respingo de Solda?

O fluído anti respingo de solda é um produto químico, que pode ser aplicado líquido ou em aerossol, formulado com aditivos antiaderentes, que tem como principal função evitar a adesão de respingos oriundos das atividades de soldagens. O fluído anti respingo para solda atua isolando as superfícies que ficam próximas da região de solda, deixando-as livres de aderência. Além de conter em sua formulação compostos repelentes de faísca, o anti respingo de solda é aditivado com inibidores anticorrosivos que evitam a oxidação do cordão de solda.

Como fluído anti respingo para solda apresenta uma elevada polaridade, isso facilita a sua adesão nas superfícies metálicas, sendo que após o processo de soldagem, o fluído não precisa ser removido e o metal pode até receber uma pintura, pois aderência da tinta não é afetada pelo lubrificante anti respingo para solda.

 Benefícios do uso do Óleo Anti Respingo de Solda

  • Fluído anti respingo de solda que tem ação refrigerante sobre a superfície de trabalho;
  • Uma camada protetora sobre a peça é formada pelo anti respingo de solda líquido;
  • Óleo anti respingo de solda sem silicone que não afeta a qualidade e a resistência das soldas;
  • Anti respingo de solda que contribui para diminuir os custos de remoção dos respingos de solda, eliminando a necessidade do uso e lixas;
  • Normalmente o anti respingo de solda líquido é um produto compatível com todos os processos de soldagem, como a solda Mig, a solda Mag e a solda ponto;
  • É um produto que não provoca o descascamento e apresenta grande desempenho mesmo se aplicado em fina camada;
  • O óleo anti respingo de solda tem grande utilidade, pois evita aderência em bocais, bicos, chapas e peças, contribuindo assim para o aumento da durabilidade dos equipamentos;
  • É um produto não inflamável, biodegradável, isento de compostos clorados, por isso pode ser considerado um lubrificante atóxico, atente à Norma NR 15, pois mão é agressivo ao operador. Por tais características ele é chamado no mercado por óleo anti respingo ecológico.

O que é o ALOCTON ANT R 406 ESP?

O ALOCTON ANT R 406 ESP é o óleo anti respingo de solda da CADIUM. É um fluído de base sintética isento de silicone, formulado para ser um composto adesivo e resistente às partículas de soldas provenientes da costura de chapas metálicas. É um fluído anti respingo de solda indicado para ser utilizado com repelente das faíscas das operações de soldas contínuas.

Devido à sua formulação balanceada, o ALOCTON ANT R 406 ESP forma uma camada refrigerante e protetora sobre a superfície metálica, podendo ser aplicado mesmo em ambientes com pouca ventilação. É um lubrificante que não altera as propriedades mecânicas do metal soldado, além de contribuir para evitar a formação de trincas nas soldas.

Anti Respingo de Solda onde comprar?

Você está em busca de um produto que contribua para a obtenção de uma soldagem perfeita? Saiba que este produto você encontra na CADIUM. É o ALOCTON ANT R 406 ESP. Entre em contato para receber mais informações sobre o anti respingo de solda da CADIUM. Estamos aguardando o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *