Óleo para Barramento de Torno em Porteirinha

Quais as características que um Bom Óleo de Barramento em Porteirinha deve possuir?

Entre as várias características que um bom Óleo de Barramento em Porteirinha possui, podemos destacar que a principal é a de possuir uma elevada capacidade de adesividade, mantendo o alto poder de lubrificação necessário para que ocorra a movimentação do equipamento. Um bom Óleo de Barramento em Porteirinha possui uma aditivação especial e diferenciada em relação aos lubrificantes convencionais, favorecendo a formação de um filme em forma de película resistente, para permitir com que as partes móveis dos equipamentos deslizem sem solavancos (eliminando o efeito “stick-slip”). A proteção contra o desgaste das superfícies que se movimentam, a baixa capacidade de formação de espuma, a boa separação de água, uma ótima estabilidade química contra a oxidação, além de uma excelente propriedade de proteção anticorrosiva são as características que um bom Óleo de Barramento em Porteirinha deve possuir.

Qual é o Óleo de Barramento em Porteirinha mais utilizado?

O Óleo de Barramento em Porteirinha mais utilizado hoje no mercado é o Óleo de Barramento 68 formulado com óleos básicos minerais derivados do petróleo, pois é um lubrificante industrial de baixo custo em relação ao Óleo de Barramento sintético ou ao Óleo de Barramento vegetal. No processo de lubrificação de guias e barramentos, é fundamental o uso de um bom Óleo de Barramento em Porteirinha para que se mantenha o correto funcionamento das máquinas e a preservação da precisão dos movimentos e um lubrificante com a viscosidade ISO 68, no caso o Óleo de Barramento 68, hoje é o mais utilizado. Normalmente o Óleo de Barramento em Porteirinha mais utilizado é o óleo lubrificante que apresente o melhor custo benefício e principalmente o que é comercializado pelo menor preço, sendo que o Óleo de Barramento em Porteirinha que atende a esta característica é o óleo para barramento mineral.

Conheça abaixo algumas aplicações de nossa linha de Óleo para Guias e Barramentos em Porteirinha

O que é um Óleo para Barramento de Torno?

O lubrificante de vias deslizantes como o Óleo para Barramento de Torno em Porteirinha é muito utilizado, porque uma lubrificação convencional não consegue impedir que ocorra o atrito entre as guias e barramentos e com isso, a operação fica comprometida e a vida útil do equipamento é reduzida. As guias e barramentos em geral necessitam ser lubrificadas com um Óleo para Barramento de Torno, porque estas geralmente são expostas à ação de diversas impurezas geradas durante o processo, como a presença dos cavacos, dos óxidos de metais, dos pós de fundições, da contaminação do óleo de corte para usinagem, entre outros. A grande maioria dos tornos mecânicos e em vários outros equipamentos, existem guias e barramentos onde as partes móveis destes maquinários deslizam e se movem para realizarem as suas operações, mas para que tais operação sejam feitas com perfeição é necessário o uso de um Óleo para Barramento de Torno para lubrificar o sistema.

Óleo para Guias e Barramentos, quais os tipos disponíveis no mercado em Porteirinha?

Devido ao seu baixo custo, hoje no mercado o óleo mineral para guias e barramentos é o lubrificante mais utilizado, pois é formulado com óleo básico parafínico de primeiro refino, aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade, e devido a esta aditivação pode inclusive ser utilizado na lubrificação de mancais. O óleo lubrificante para guias e barramento sintético formulado a base de PAO (polialfaolefinas), é atualmente uma das opções mais avançadas para a lubrificação de guias e barramentos, pois possui um alto índice de viscosidade, uma ótima fluidez, uma baixa volatilidade, uma elevada estabilidade térmica oxidativa, além de atender às novas exigências relativas à segurança do trabalho e da legislação ambiental. Para o atendimento das mais severas e exigentes condições de trabalho em guias de barramentos e máquinas operatrizes em geral, é disponibilizado no mercado o óleo para barramento vegetal, que por ser formulado com aditivos especiais e ésteres vegetais e por atender a Norma NR 15 e a norma internacional DIN 51517 parte 3, é considerado um Óleo de Barramento “amigo” do meio ambiente e do operador.

Como escolher o melhor Óleo Barramento de Máquinas em Porteirinha?

O óleo lubrificante mineral para barramento apesar de apresentar uma excelente proteção contra a corrosão, possuir uma ótima adesividade, apresentar um boa ação antidesgaste, além de ter um baixo custo, é um óleo antigotejante passível a questionamentos de insalubridade quanto ao seu uso, pois pode causar dermatite ao operador, devido a presença de hidrocarbonetos derivados do petróleo em sua composição. O Óleo de Barramento sintético que é obtido através de síntese química, por ser considerado um Óleo de Barramento de baixa toxidade e possuir uma maior biodegradabilidade, é um lubrificante que garante uma maior segurança e conforto no ambiente de trabalho em relação ao Óleo de Barramento de base mineral. Ao se escolher um óleo barramento de máquinas normalmente são levados em consideração três fatores: as características de desempenho do Óleo de Barramento em Porteirinha junto ao equipamento, as condições de uso do Óleo de Barramento em Porteirinha em relação à segurança do trabalho e por fim, o impacto de seu uso em relação ao meio ambiente.

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam. Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade.