Óleo para Barramento de Torno em Pedra Azul

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam. Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade.

O que é um Óleo para Barramento de Torno ?

As guias e barramentos em geral necessitam ser lubrificadas com um Óleo para Barramento de Torno , porque estas geralmente são expostas à ação de diversas impurezas geradas durante o processo, como a presença dos cavacos, dos óxidos de metais, dos pós de fundições, da contaminação do óleo de corte para usinagem, entre outros. A grande maioria dos tornos mecânicos e em vários outros equipamentos, existem guias e barramentos onde as partes móveis destes maquinários deslizam e se movem para realizarem as suas operações, mas para que tais operação sejam feitas com perfeição é necessário o uso de um Óleo para Barramento de Torno para lubrificar o sistema. O lubrificante de vias deslizantes como o Óleo para Barramento de Torno em Pedra Azul é muito utilizado, porque uma lubrificação convencional não consegue impedir que ocorra o atrito entre as guias e barramentos e com isso, a operação fica comprometida e a vida útil do equipamento é reduzida.

Veja abaixo algumas aplicações de uso de Óleo para Guias e Barramentos em Pedra Azul

Qual Óleo para Barramento de Torno em Pedra Azul é o melhor?

Um bom Óleo para Barramento de Torno em Pedra Azul deve ser compatível com a maioria dos elastômeros que estão presentes no torno, não pode gerar a formação de borras ou depósitos que possam travar o equipamento, deve apresentar uma estabilidade na sua viscosidade para que esta não varie quando da mudança de temperatura operacional e não pode perder o seu poder de lubrificação durante o processo. O melhor Óleo para Barramento de Torno é aquele que evita que ocorra corrosão no equipamento, contribua para a redução de ruídos e vibrações, além de desempenhar uma ação refrigerante, diminuindo a temperatura gerada durante a utilização do torno. O Óleo para Barramento de Torno em Pedra Azul ideal deve contribuir para não só evitar o desgaste da guia como também do maquinário, além de ter a função fundamental de não se misturar e nem ser removido pelo óleo solúvel de corte.

Qual é o Óleo de Barramento em Pedra Azul mais utilizado?

Normalmente o Óleo de Barramento em Pedra Azul mais utilizado é o óleo lubrificante que apresente o melhor custo benefício e principalmente o que é comercializado pelo menor preço, sendo que o Óleo de Barramento em Pedra Azul que atende a esta característica é o óleo para barramento mineral. O Óleo de Barramento em Pedra Azul mais utilizado hoje no mercado é o Óleo de Barramento 68 formulado com óleos básicos minerais derivados do petróleo, pois é um lubrificante industrial de baixo custo em relação ao Óleo de Barramento sintético ou ao Óleo de Barramento vegetal. O Óleo de Barramento 68 é o mais utilizado porque possui uma aditivação suficiente para reduzir dos atritos e ruídos gerados nos equipamentos em operação.

Óleo para Guias e Barramentos, quais os tipos disponíveis no mercado em Pedra Azul?

Devido ao seu baixo custo, hoje no mercado o óleo mineral para guias e barramentos é o lubrificante mais utilizado, pois é formulado com óleo básico parafínico de primeiro refino, aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade, e devido a esta aditivação pode inclusive ser utilizado na lubrificação de mancais. Para o atendimento das mais severas e exigentes condições de trabalho em guias de barramentos e máquinas operatrizes em geral, é disponibilizado no mercado o óleo para barramento vegetal, que por ser formulado com aditivos especiais e ésteres vegetais e por atender a Norma NR 15 e a norma internacional DIN 51517 parte 3, é considerado um Óleo de Barramento “amigo” do meio ambiente e do operador. O óleo lubrificante para guias e barramento sintético formulado a base de PAO (polialfaolefinas), é atualmente uma das opções mais avançadas para a lubrificação de guias e barramentos, pois possui um alto índice de viscosidade, uma ótima fluidez, uma baixa volatilidade, uma elevada estabilidade térmica oxidativa, além de atender às novas exigências relativas à segurança do trabalho e da legislação ambiental.

Óleo Antigotejante e Óleo de Barramento é um mesmo Lubrificante para Guia e Barramento?

As guias e barramentos dos tornos e de outros equipamentos necessitam de uma lubrificação específica, mas há barramentos que entram em contato com o óleo solúvel e este não pode ser removido por este lubrificante de corte, e nem tão pouco pode escorrer para dentro do tanque que contém a emulsão do óleo de corte, por isso, usualmente passou-se a chamar o óleo de barramento com a denominação de óleo antigotejante. O óleo antigotejante é um nome usual que é utilizado para o Óleo de Barramento em Pedra Azul, aliás este lubrificante para torno é encontrado no mercado sobre outras denominações como a de óleo para barramento, fluido para guias e barramentos, óleo lubrificante para barramento, óleo para barramento antigotejante ou simplesmente como óleo para guias e barramentos. Na lubrificação de uma guia linear o Óleo de Barramento não pode ser retirado pela pressão do óleo solúvel para corte ou pelos movimentos de operação da máquina e devido a esta necessidade, o óleo lubrificante para guia e barramento recebe uma aditivação “antigotejante” para impedir que ele escorra durante o processo de usinagem.