Óleo para Barramento de Torno em Nova Ibiá

Óleo para Guias e Barramentos, quais os tipos disponíveis no mercado em Nova Ibiá?

Devido ao seu baixo custo, hoje no mercado o óleo mineral para guias e barramentos é o lubrificante mais utilizado, pois é formulado com óleo básico parafínico de primeiro refino, aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade, e devido a esta aditivação pode inclusive ser utilizado na lubrificação de mancais. O óleo lubrificante para guias e barramento sintético formulado a base de PAO (polialfaolefinas), é atualmente uma das opções mais avançadas para a lubrificação de guias e barramentos, pois possui um alto índice de viscosidade, uma ótima fluidez, uma baixa volatilidade, uma elevada estabilidade térmica oxidativa, além de atender às novas exigências relativas à segurança do trabalho e da legislação ambiental. Para o atendimento das mais severas e exigentes condições de trabalho em guias de barramentos e máquinas operatrizes em geral, é disponibilizado no mercado o óleo para barramento vegetal, que por ser formulado com aditivos especiais e ésteres vegetais e por atender a Norma NR 15 e a norma internacional DIN 51517 parte 3, é considerado um Óleo de Barramento “amigo” do meio ambiente e do operador.

Óleo Antigotejante e Óleo de Barramento é um mesmo Lubrificante para Guia e Barramento?

As guias e barramentos dos tornos e de outros equipamentos necessitam de uma lubrificação específica, mas há barramentos que entram em contato com o óleo solúvel e este não pode ser removido por este lubrificante de corte, e nem tão pouco pode escorrer para dentro do tanque que contém a emulsão do óleo de corte, por isso, usualmente passou-se a chamar o óleo de barramento com a denominação de óleo antigotejante. O óleo antigotejante é um nome usual que é utilizado para o Óleo de Barramento em Nova Ibiá, aliás este lubrificante para torno é encontrado no mercado sobre outras denominações como a de óleo para barramento, fluido para guias e barramentos, óleo lubrificante para barramento, óleo para barramento antigotejante ou simplesmente como óleo para guias e barramentos. Na lubrificação de uma guia linear o Óleo de Barramento não pode ser retirado pela pressão do óleo solúvel para corte ou pelos movimentos de operação da máquina e devido a esta necessidade, o óleo lubrificante para guia e barramento recebe uma aditivação “antigotejante” para impedir que ele escorra durante o processo de usinagem.

Veja abaixo algumas aplicações de uso de Óleo para Guias e Barramentos em Nova Ibiá

Qual Óleo para Barramento de Torno em Nova Ibiá é o melhor?

O Óleo para Barramento de Torno em Nova Ibiá ideal deve contribuir para não só evitar o desgaste da guia como também do maquinário, além de ter a função fundamental de não se misturar e nem ser removido pelo óleo solúvel de corte. O melhor Óleo para Barramento de Torno é aquele que evita que ocorra corrosão no equipamento, contribua para a redução de ruídos e vibrações, além de desempenhar uma ação refrigerante, diminuindo a temperatura gerada durante a utilização do torno. Um bom Óleo para Barramento de Torno em Nova Ibiá deve ser compatível com a maioria dos elastômeros que estão presentes no torno, não pode gerar a formação de borras ou depósitos que possam travar o equipamento, deve apresentar uma estabilidade na sua viscosidade para que esta não varie quando da mudança de temperatura operacional e não pode perder o seu poder de lubrificação durante o processo.

Como escolher o melhor Óleo Barramento de Máquinas em Nova Ibiá?

O Óleo de Barramento sintético que é obtido através de síntese química, por ser considerado um Óleo de Barramento de baixa toxidade e possuir uma maior biodegradabilidade, é um lubrificante que garante uma maior segurança e conforto no ambiente de trabalho em relação ao Óleo de Barramento de base mineral. Ao se escolher um óleo barramento de máquinas normalmente são levados em consideração três fatores: as características de desempenho do Óleo de Barramento em Nova Ibiá junto ao equipamento, as condições de uso do Óleo de Barramento em Nova Ibiá em relação à segurança do trabalho e por fim, o impacto de seu uso em relação ao meio ambiente. O óleo lubrificante mineral para barramento apesar de apresentar uma excelente proteção contra a corrosão, possuir uma ótima adesividade, apresentar um boa ação antidesgaste, além de ter um baixo custo, é um óleo antigotejante passível a questionamentos de insalubridade quanto ao seu uso, pois pode causar dermatite ao operador, devido a presença de hidrocarbonetos derivados do petróleo em sua composição.

Óleo Lubrificante para Barramento de Torno é indicado para quais aplicações?

O óleo de corte solúvel além de afetar negativamente o coeficiente de atrito dos barramentos e guias, ele também causa o aumento da corrosão e o aumento da formação de depósitos e para evitar tal problema, é utilizado um óleo Lubrificante para Barramento de torno com a função de se formar uma película lubrificante e protetora do equipamento. Com a evolução tecnológica, as máquinas operatrizes (tornos) passaram a utilizar matérias plásticas em suas guias, com o objetivo de obter uma maior precisão na operação e assim diminuir o coeficiente de atrito das guias, mas o uso do fluído de corte solúvel em água passou a afetar no deslizamento das guias, então para a manutenção do bom funcionamento do equipamento a lubrificação do sistema com o óleo Lubrificante para Barramento de torno se tornou necessária. No torno mecânico que utiliza óleo solúvel de corte na operação, a água presente no lubrificante de corte pode causar o inchamento dos adesivos utilizados para fixar os revestimentos plásticos existentes nas guias e barramentos, sendo que o uso do óleo Lubrificante para Barramento de torno ajuda a diminuir as folgas originalmente existentes nas guias e até anula-las totalmente.

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento. Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade.