Óleo para Barramento de Torno em Garruchos

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade. Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento.

Qual é o Óleo de Barramento em Garruchos mais utilizado?

O Óleo de Barramento em Garruchos mais utilizado hoje no mercado é o Óleo de Barramento 68 formulado com óleos básicos minerais derivados do petróleo, pois é um lubrificante industrial de baixo custo em relação ao Óleo de Barramento sintético ou ao Óleo de Barramento vegetal. O Óleo de Barramento 68 é o mais utilizado porque possui uma aditivação suficiente para reduzir dos atritos e ruídos gerados nos equipamentos em operação. No processo de lubrificação de guias e barramentos, é fundamental o uso de um bom Óleo de Barramento em Garruchos para que se mantenha o correto funcionamento das máquinas e a preservação da precisão dos movimentos e um lubrificante com a viscosidade ISO 68, no caso o Óleo de Barramento 68, hoje é o mais utilizado.

Veja abaixo algumas aplicações de uso de Óleo para Guias e Barramentos em Garruchos

O que é um Óleo para Barramento de Torno ?

As guias e barramentos em geral necessitam ser lubrificadas com um Óleo para Barramento de Torno , porque estas geralmente são expostas à ação de diversas impurezas geradas durante o processo, como a presença dos cavacos, dos óxidos de metais, dos pós de fundições, da contaminação do óleo de corte para usinagem, entre outros. O lubrificante de vias deslizantes como o Óleo para Barramento de Torno em Garruchos é muito utilizado, porque uma lubrificação convencional não consegue impedir que ocorra o atrito entre as guias e barramentos e com isso, a operação fica comprometida e a vida útil do equipamento é reduzida. A grande maioria dos tornos mecânicos e em vários outros equipamentos, existem guias e barramentos onde as partes móveis destes maquinários deslizam e se movem para realizarem as suas operações, mas para que tais operação sejam feitas com perfeição é necessário o uso de um Óleo para Barramento de Torno para lubrificar o sistema.

Quais as características que um Bom Óleo de Barramento em Garruchos deve possuir?

A proteção contra o desgaste das superfícies que se movimentam, a baixa capacidade de formação de espuma, a boa separação de água, uma ótima estabilidade química contra a oxidação, além de uma excelente propriedade de proteção anticorrosiva são as características que um bom Óleo de Barramento em Garruchos deve possuir. Um bom Óleo de Barramento em Garruchos possui uma aditivação especial e diferenciada em relação aos lubrificantes convencionais, favorecendo a formação de um filme em forma de película resistente, para permitir com que as partes móveis dos equipamentos deslizem sem solavancos (eliminando o efeito “stick-slip”). Entre as várias características que um bom Óleo de Barramento em Garruchos possui, podemos destacar que a principal é a de possuir uma elevada capacidade de adesividade, mantendo o alto poder de lubrificação necessário para que ocorra a movimentação do equipamento.

Óleo para Guias e Barramentos, quais os tipos disponíveis no mercado em Garruchos?

O óleo lubrificante para guias e barramento sintético formulado a base de PAO (polialfaolefinas), é atualmente uma das opções mais avançadas para a lubrificação de guias e barramentos, pois possui um alto índice de viscosidade, uma ótima fluidez, uma baixa volatilidade, uma elevada estabilidade térmica oxidativa, além de atender às novas exigências relativas à segurança do trabalho e da legislação ambiental. Devido ao seu baixo custo, hoje no mercado o óleo mineral para guias e barramentos é o lubrificante mais utilizado, pois é formulado com óleo básico parafínico de primeiro refino, aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade, e devido a esta aditivação pode inclusive ser utilizado na lubrificação de mancais. Para o atendimento das mais severas e exigentes condições de trabalho em guias de barramentos e máquinas operatrizes em geral, é disponibilizado no mercado o óleo para barramento vegetal, que por ser formulado com aditivos especiais e ésteres vegetais e por atender a Norma NR 15 e a norma internacional DIN 51517 parte 3, é considerado um Óleo de Barramento “amigo” do meio ambiente e do operador.

Qual Óleo para Barramento de Torno em Garruchos é o melhor?

Um bom Óleo para Barramento de Torno em Garruchos deve ser compatível com a maioria dos elastômeros que estão presentes no torno, não pode gerar a formação de borras ou depósitos que possam travar o equipamento, deve apresentar uma estabilidade na sua viscosidade para que esta não varie quando da mudança de temperatura operacional e não pode perder o seu poder de lubrificação durante o processo. O melhor Óleo para Barramento de Torno é aquele que evita que ocorra corrosão no equipamento, contribua para a redução de ruídos e vibrações, além de desempenhar uma ação refrigerante, diminuindo a temperatura gerada durante a utilização do torno. O Óleo para Barramento de Torno em Garruchos ideal deve contribuir para não só evitar o desgaste da guia como também do maquinário, além de ter a função fundamental de não se misturar e nem ser removido pelo óleo solúvel de corte.