Óleo para Barramento de Torno em Cordeiros

Quais as características que um Bom Óleo de Barramento em Cordeiros deve possuir?

Entre as várias características que um bom Óleo de Barramento em Cordeiros possui, podemos destacar que a principal é a de possuir uma elevada capacidade de adesividade, mantendo o alto poder de lubrificação necessário para que ocorra a movimentação do equipamento. Um bom Óleo de Barramento em Cordeiros possui uma aditivação especial e diferenciada em relação aos lubrificantes convencionais, favorecendo a formação de um filme em forma de película resistente, para permitir com que as partes móveis dos equipamentos deslizem sem solavancos (eliminando o efeito “stick-slip”). A proteção contra o desgaste das superfícies que se movimentam, a baixa capacidade de formação de espuma, a boa separação de água, uma ótima estabilidade química contra a oxidação, além de uma excelente propriedade de proteção anticorrosiva são as características que um bom Óleo de Barramento em Cordeiros deve possuir.

Óleo para Guias e Barramentos, quais os tipos disponíveis no mercado em Cordeiros?

Para o atendimento das mais severas e exigentes condições de trabalho em guias de barramentos e máquinas operatrizes em geral, é disponibilizado no mercado o óleo para barramento vegetal, que por ser formulado com aditivos especiais e ésteres vegetais e por atender a Norma NR 15 e a norma internacional DIN 51517 parte 3, é considerado um Óleo de Barramento “amigo” do meio ambiente e do operador. O óleo lubrificante para guias e barramento sintético formulado a base de PAO (polialfaolefinas), é atualmente uma das opções mais avançadas para a lubrificação de guias e barramentos, pois possui um alto índice de viscosidade, uma ótima fluidez, uma baixa volatilidade, uma elevada estabilidade térmica oxidativa, além de atender às novas exigências relativas à segurança do trabalho e da legislação ambiental. Devido ao seu baixo custo, hoje no mercado o óleo mineral para guias e barramentos é o lubrificante mais utilizado, pois é formulado com óleo básico parafínico de primeiro refino, aditivos antioxidante, antidesgaste, inibidor de espuma e agente de adesividade, e devido a esta aditivação pode inclusive ser utilizado na lubrificação de mancais.

Veja abaixo algumas aplicações de uso de Óleo para Guias e Barramentos em Cordeiros

O que é um Óleo para Barramento de Torno ?

As guias e barramentos em geral necessitam ser lubrificadas com um Óleo para Barramento de Torno , porque estas geralmente são expostas à ação de diversas impurezas geradas durante o processo, como a presença dos cavacos, dos óxidos de metais, dos pós de fundições, da contaminação do óleo de corte para usinagem, entre outros. O lubrificante de vias deslizantes como o Óleo para Barramento de Torno em Cordeiros é muito utilizado, porque uma lubrificação convencional não consegue impedir que ocorra o atrito entre as guias e barramentos e com isso, a operação fica comprometida e a vida útil do equipamento é reduzida. A grande maioria dos tornos mecânicos e em vários outros equipamentos, existem guias e barramentos onde as partes móveis destes maquinários deslizam e se movem para realizarem as suas operações, mas para que tais operação sejam feitas com perfeição é necessário o uso de um Óleo para Barramento de Torno para lubrificar o sistema.

Óleo Lubrificante para Barramento de Torno é indicado para quais aplicações?

No torno mecânico que utiliza óleo solúvel de corte na operação, a água presente no lubrificante de corte pode causar o inchamento dos adesivos utilizados para fixar os revestimentos plásticos existentes nas guias e barramentos, sendo que o uso do óleo Lubrificante para Barramento de torno ajuda a diminuir as folgas originalmente existentes nas guias e até anula-las totalmente. Com a evolução tecnológica, as máquinas operatrizes (tornos) passaram a utilizar matérias plásticas em suas guias, com o objetivo de obter uma maior precisão na operação e assim diminuir o coeficiente de atrito das guias, mas o uso do fluído de corte solúvel em água passou a afetar no deslizamento das guias, então para a manutenção do bom funcionamento do equipamento a lubrificação do sistema com o óleo Lubrificante para Barramento de torno se tornou necessária. O óleo de corte solúvel além de afetar negativamente o coeficiente de atrito dos barramentos e guias, ele também causa o aumento da corrosão e o aumento da formação de depósitos e para evitar tal problema, é utilizado um óleo Lubrificante para Barramento de torno com a função de se formar uma película lubrificante e protetora do equipamento.

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento. Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade.

Óleo Antigotejante e Óleo de Barramento é um mesmo Lubrificante para Guia e Barramento?

O óleo antigotejante é um nome usual que é utilizado para o Óleo de Barramento em Cordeiros, aliás este lubrificante para torno é encontrado no mercado sobre outras denominações como a de óleo para barramento, fluido para guias e barramentos, óleo lubrificante para barramento, óleo para barramento antigotejante ou simplesmente como óleo para guias e barramentos. As guias e barramentos dos tornos e de outros equipamentos necessitam de uma lubrificação específica, mas há barramentos que entram em contato com o óleo solúvel e este não pode ser removido por este lubrificante de corte, e nem tão pouco pode escorrer para dentro do tanque que contém a emulsão do óleo de corte, por isso, usualmente passou-se a chamar o óleo de barramento com a denominação de óleo antigotejante. Na lubrificação de uma guia linear o Óleo de Barramento não pode ser retirado pela pressão do óleo solúvel para corte ou pelos movimentos de operação da máquina e devido a esta necessidade, o óleo lubrificante para guia e barramento recebe uma aditivação “antigotejante” para impedir que ele escorra durante o processo de usinagem.