Óleo para Barramento de Torno em Barro Duro

Quais as características que um Bom Óleo de Barramento em Barro Duro deve possuir?

A proteção contra o desgaste das superfícies que se movimentam, a baixa capacidade de formação de espuma, a boa separação de água, uma ótima estabilidade química contra a oxidação, além de uma excelente propriedade de proteção anticorrosiva são as características que um bom Óleo de Barramento em Barro Duro deve possuir. Entre as várias características que um bom Óleo de Barramento em Barro Duro possui, podemos destacar que a principal é a de possuir uma elevada capacidade de adesividade, mantendo o alto poder de lubrificação necessário para que ocorra a movimentação do equipamento. Um bom Óleo de Barramento em Barro Duro possui uma aditivação especial e diferenciada em relação aos lubrificantes convencionais, favorecendo a formação de um filme em forma de película resistente, para permitir com que as partes móveis dos equipamentos deslizem sem solavancos (eliminando o efeito “stick-slip”).

Qual é a função do Óleo Lubrificante Antigotejante?

Uma função importante e característica que o óleo lubrificante antigotejante deve possuir é a de ter uma viscosidade adequada para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento. O óleo lubrificante antigotejante tem que possuir uma viscosidade adequada que não permita que escorra, mas deve permanecer fluido a tal ponto que possa ser conduzido com facilidade pelo equipamento através de tubulações de pequeno diâmetro, sob pressão e em elevada velocidade. Quando se necessita de um óleo lubrificante antigotejante, é por que se espera que este Lubrificante para Barramento não escorra e não se misture ao óleo de corte, sendo importante que este possua características que o possibilite a resistir às elevadas velocidades dos trabalhos dos carros durante os diversos movimentos que estes realizam.

Conheça abaixo algumas aplicações de nossa linha de Óleo para Guias e Barramentos em Barro Duro

Qual é o Óleo de Barramento em Barro Duro mais utilizado?

No processo de lubrificação de guias e barramentos, é fundamental o uso de um bom Óleo de Barramento em Barro Duro para que se mantenha o correto funcionamento das máquinas e a preservação da precisão dos movimentos e um lubrificante com a viscosidade ISO 68, no caso o Óleo de Barramento 68, hoje é o mais utilizado. O Óleo de Barramento 68 é o mais utilizado porque possui uma aditivação suficiente para reduzir dos atritos e ruídos gerados nos equipamentos em operação. Normalmente o Óleo de Barramento em Barro Duro mais utilizado é o óleo lubrificante que apresente o melhor custo benefício e principalmente o que é comercializado pelo menor preço, sendo que o Óleo de Barramento em Barro Duro que atende a esta característica é o óleo para barramento mineral.

O que é um Óleo para Barramento de Torno?

As guias e barramentos em geral necessitam ser lubrificadas com um Óleo para Barramento de Torno, porque estas geralmente são expostas à ação de diversas impurezas geradas durante o processo, como a presença dos cavacos, dos óxidos de metais, dos pós de fundições, da contaminação do óleo de corte para usinagem, entre outros. O lubrificante de vias deslizantes como o Óleo para Barramento de Torno em Barro Duro é muito utilizado, porque uma lubrificação convencional não consegue impedir que ocorra o atrito entre as guias e barramentos e com isso, a operação fica comprometida e a vida útil do equipamento é reduzida. A grande maioria dos tornos mecânicos e em vários outros equipamentos, existem guias e barramentos onde as partes móveis destes maquinários deslizam e se movem para realizarem as suas operações, mas para que tais operação sejam feitas com perfeição é necessário o uso de um Óleo para Barramento de Torno para lubrificar o sistema.

Lubrificante para Barramento em Barro Duro quais as viscosidades disponíveis?

As viscosidades disponíveis para o Lubrificante para Barramento em Barro Duro são as mesmas disponíveis para a grande maioria dos lubrificantes industriais, inclusive para o óleo hidráulico industrial e o óleo para engrenagem. Com o avanço da tecnologia na fabricação de máquinas e tornos cada vez mais complexos, amplia-se a necessidade da utilização de lubrificantes específicos para cada tipo equipamento e com isso, hoje encontramos Lubrificante para Barramento em Barro Duro nas seguintes viscosidades: óleo para barramento 32, óleo para barramento 46, óleo para barramento 68, óleo para barramento 100, óleo para barramento 150, óleo para barramento 220, óleo para barramento 320, óleo para barramento 460 e o óleo para barramento 680. Apesar de haver uma gama grande de viscosidades disponíveis de Lubrificante para Barramento, indo da menor viscosidade, a ISO 32, até a maior, a ISO 680, a viscosidade mais utilizada é a viscosidade ISO 68, com o óleo de barramento 68.

Óleo Lubrificante para Barramento de Torno é indicado para quais aplicações?

Com a evolução tecnológica, as máquinas operatrizes (tornos) passaram a utilizar matérias plásticas em suas guias, com o objetivo de obter uma maior precisão na operação e assim diminuir o coeficiente de atrito das guias, mas o uso do fluído de corte solúvel em água passou a afetar no deslizamento das guias, então para a manutenção do bom funcionamento do equipamento a lubrificação do sistema com o óleo Lubrificante para Barramento de torno se tornou necessária. No torno mecânico que utiliza óleo solúvel de corte na operação, a água presente no lubrificante de corte pode causar o inchamento dos adesivos utilizados para fixar os revestimentos plásticos existentes nas guias e barramentos, sendo que o uso do óleo Lubrificante para Barramento de torno ajuda a diminuir as folgas originalmente existentes nas guias e até anula-las totalmente. O óleo de corte solúvel além de afetar negativamente o coeficiente de atrito dos barramentos e guias, ele também causa o aumento da corrosão e o aumento da formação de depósitos e para evitar tal problema, é utilizado um óleo Lubrificante para Barramento de torno com a função de se formar uma película lubrificante e protetora do equipamento.