Óleo de Corte em Lins

Quais as Funções de um Óleo de Corte?

O Óleo de Corte usinagem é empregado para diminuir o atrito e o calor gerado no processo, que são os responsáveis por desgastar a ferramenta de corte e causar um aumento das dimensões da peça que está sendo processada. O contato da ferramenta de corte com a peça que está sendo usinada gera o aumento da temperatura e o Óleo de Corte para furadeira é utilizado para controlar esta elevação provocada pelo atrito. O Óleo de Corte Integral possui várias funções no processo de usinagem entre as quais podemos destacar que ele propicia uma boa proteção contra a oxidação, pode ser armazenado por mais tempo dentro dos reservatórios dos equipamentos sem se degradar, resultando assim em uma manutenção mais facilitada.

Óleo de Corte por que Usar?

O Óleo de Corte para furadeira tem como característica a de possuir um ponto de fulgor elevado, o que contribui para diminuir a perda do Óleo de Corte por evaporação, gerando assim um menor consumo do lubrificante. A aplicação do Óleo de Corte Integral deve ser de forma direta, com os bicos das tubeiras sendo direcionados para a região do corte, próximo à região de fixação da ferramenta, para assim aumentar a durabilidade da ferramenta e propiciar um melhor acabamento na peça. O óleo corte integral de base mineral é o Óleo de Corte mais utilizado atualmente nas operações usinagem, sendo que nas empresas que possuem uma maior preocupação com o meio ambiente e com as questões trabalhistas, este Óleo de Corte mineral vem gradativamente sendo substituído pelo Óleo de Corte sintético ou pelo Óleo de Corte de base vegetal, que apesar de apresentarem um custo maior, propiciam um melhor rendimento.

Conheça nossa Linha Completa de Óleo de Corte em Lins para a sua Empresa

Quais são as Características de um Óleo de Corte?

O Óleo de Corte para usinagem apresenta uma maior capacidade protetiva antioxidante em comparação ao Óleo de Corte solúvel. Uma excelente remoção de partículas da zona do arco se obtém com o uso de um bomÓleo de Corte para aço inox. O Óleo de Corte cnc apresenta um alto ponto de fulgor e como consequência é um produto que possui uma baixa volatilidade.

Quais são os Tipos de Óleo de Corte Integral?

Tanto o Óleo de Corte vegetal, como o Óleo de Corte sintético e o Óleo de Corte mineral para que desempenhem corretamente as suas funções, devem ter os seus jatos de Óleo de Corte Integral aplicados diretamente sobre a região de corte, na interface peça, ferramenta, cavaco, com volume, pressão e direção controlada. Um Óleo de Corte Integral deve possuir uma formulação balanceada, para que a ausência ou insuficiência de algum aditivos não contribua negativamente para piorar as qualidades do lubrificante é comprometam a sua qualidade durante o uso, sendo que o Óleo de Corte sintético é o Óleo de Corte que apresenta uma formulação mais equilibrada, possuindo um melhor rendimento. Para um Óleo de Corte Integral ter uma boa performance, o ideal é que ele não emita odores desagradáveis, não gere espuma durante o processo e apresente boa compatibilidade com o meio ambiente e o Óleo de Corte vegetal e o Óleo de Corte sintético são os lubrificantes de corte que melhor apresentam estas características.

Óleo de Corte para Alumínio, quais as vantagens para o seu uso?

O ponto de fusão do alumínio é baixo, entre 650ºC e 700ºC, o que pode ocasionar à soldagem do alumínio junto à ferramenta de corte e para evitar este problema ocorra, um óleo fluído de corte para alumínio deve ser empregado para reduzir o atrito gerado na operação e também para auxiliar na refrigeração da peça. A usinagem das ligas de alumínio é facilitada porque a densidade deste metal em relação aos dos aços é três vezes menor, permitindo a utilização de um Óleo de Corte para alumínio em operações de usinagem com velocidades bem elevadas. O Óleo de Corte para alumínio sendo aplicado em operações com alta velocidade, propicia um menor desgaste da ferramenta de corte.

Óleo de Corte e Rosca Vantagens e Desvantagens?

O Óleo de Corte cnc apresenta a vantagem de não causar problemas de manchamento das peças, algo que pode ocorrer com o Óleo de Corte solúvel caso este não possua uma boa aditivação com agentes inibidores de oxidação. Um Óleo de Corte Integral pode gerar um maior volume névoas durante a operação em relação à um óleo solúvel de corte. Um Óleo de Corte para usinagem resulta em uma menor geração de volume de líquido usado residual a ser descartado e relação ao Óleo de Corte solúvel, contribuindo para que se tenha um menor gasto com a coleta e envio para a reciclagem do Óleo de Corte usado.