Óleo Básico Naftênico

Fispq Óleo Mineral Naftênico

Possuindo uma completa linha de óleo básico naftênico, a CADIUM LUBRIFICANTE disponibiliza ao mercado a sua linha ALNAP, que você poderá conhecer melhor acessando o nosso site: www.cadium.com.br. Se você está precisando da Fispq do óleo mineral naftênico ou de mais dados técnicos sobre o produto, em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que fornecemos as informações que você necessita.

Se você necessitando adquirir o apenas está precisando da Fispq do óleo mineral parafínico, saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES é uma indústria que comercializa toda a linha de óleo mineral naftênico e óleo mineral parafínico da PETROBRAS.

A ficha técnica do óleo mineral naftênico ou a Fispq do óleo mineral naftênico pode ser obtida ao entrar em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES. A FISPQ do óleo mineral naftênico é um documento fundamental de grande importância para avaliar se está sendo fornecido um óleo básico de qualidade e em acordo com a legislação vigente.

O que é um Óleo Básico Naftênico?

O óleo básico naftênico é um hidrocarboneto que apresenta uma estrutura molecular em forma de ciclos (anéis) corrente e devido a esta característica estrutura, é um produto que apresenta variação na viscosidade com o aumento da temperatura e com isso, tem limita as suas aplicações como um óleo lubrificante industrial. Apesar de apresentar uma alta estabilidade térmica, por possuir um baixo índice de viscosidade, o óleo básico naftênico é um produto mais empregado em operações de refrigeração do que o de lubrificação.

Devido ao seu menor custo em relação ao óleo básico parafínico, óleo básico naftênico é muito utilizado pelas indústrias de elastômeros e de borrachas como plastificante, o chamado óleo plastificante para borracha ou óleo naftênico para borracha. O óleo básico naftênico é utilizado pela indústria fabricante de lubrificantes industriais nas formulações de óleos de corte solúveis e óleos para compressores de refrigeração. Por apresentar uma elevada estabilidade térmica, o óleo básico naftênico é utilizado como base para a fabricação do óleo isolante para transformador, o chamado óleo isolante tipo A.

Uma das maneiras para saber qual é a composição de um óleo básico mineral é realizando a análise do índice de viscosidade, onde um óleo básico naftênico apresentará um resultado entre 50 e 60, sendo que um óleo básico parafínico mostrará um resultado entre 80 e 120. O óleo mineral básico naftênico por ser constituído de uma molécula contém carbonos e hidrogênios, acaba recebendo a denominação de hidrocarboneto naftênico. Os óleos básicos que são produzidos através do refino do petróleo recebem os nomes de óleo básico naftênico, óleo básico parafínico e óleo básico aromático.

Óleo Mineral de Base Naftênica e Óleo Mineral de Base Parafínica: quais as diferenças?

A cadeia carbônica do óleo mineral de base naftênica tem estrutura molecular em forma de anel (ciclos) enquanto o óleo mineral de base parafínica tem o formado de linear (corrente). O óleo mineral de base naftênica e o óleo mineral de base parafínica são constituídos de uma mistura de hidrocarbonetos de base parafínica, naftênica e aromática, sendo que a presença maior de um destes compostos no produto é que determina se este é um óleo básico naftênico ou um óleo básico parafínico.

O óleo mineral de base naftênica possui uma melhor facilidade em solubilizar os aditivos e melhor comportamento a baixas temperaturas que o óleo mineral de base parafínica, mas possui uma compatibilidade pior com materiais sintéticos e elastômeros. A propriedade de não congelar sob baixas temperaturas é uma característica do óleo mineral de base naftênica, qualidade que não observada no óleo mineral de base parafínica.

A densidade é uma das análises que pode ser utilizada para determinar a origem de um óleo básico, pois uma mesma viscosidade de fluído, geralmente um óleo mineral parafínico apresenta uma densidade menor em relação ao óleo mineral naftênico. Uma das melhores propriedades que um óleo mineral de base parafínica é a resistência a oxidação, algo que bem inferior no óleo mineral de base naftênica.

A Densidade do Óleo Básico Naftênico pode ser utilizada para definir a origem do produto?

Uma das melhores formas para se saber se um óleo básico mineral é um óleo básico naftênico ou um óleo básico parafínico é realizando a análise do índice de viscosidade. Ao se medir as viscosidades de um óleo em duas temperaturas diferentes, normalmente a 40ºC e 100ºc, e com o uso de uma tabela, se obtemos um resultado entre 50 e 60, este é o valor do índice de viscosidade de um óleo naftênico, e se o resultado for entre 80 e 120, este é o índice de viscosidade de um óleo parafínico.

A densidade do óleo naftênico é utilizada como um parâmetro para identificar a origem do produto, mas trata-se de uma análise especulativa, pois pode haver misturas no óleo que está sendo analisado. A comparação um óleo básico mineral parafínico com o óleo básico mineral naftênico ambos com uma mesma viscosidade, normalmente observa-se que a densidade do óleo parafínico é inferior a densidade de um óleo naftênico.

Quando uma análise é feita à 20ºC em óleos básicos de baixa e média viscosidade, a densidade do óleo naftênico deverá apresentar um resultado acima de 0,900 g/l, enquanto a densidade do óleo parafínico normalmente apresentará um resultado entre 0,830 e 0,860 g/l. A análise da densidade do óleo naftênico em comparação à densidade do óleo parafínico pode ser utilizada para se descobrir a origem de cada produto, mas não devemos esquecer que se trata de uma análise especulativa e o mais correto é realizar as demais análises químicas comprobatórias.

Óleo Básico Naftênico Características e propriedades

O óleo básico naftênico tem a característica de não suportar grandes variações de aumento da temperatura sem que seja comprometida a sua viscosidade e com isso, sua ação lubrificante fica prejudicada. Em termos de toxidade o óleo básico naftênico tem característica de possuir toxidade um pouco superior ao do óleo básico parafínico, notadamente em razão da estrutura da sua cadeia carbônica.

A densidade mais elevada do óleo básico naftênico é característica deste fluído quando comparada ao óleo básico parafínico. No óleo básico naftênico é característica a sua boa compatibilidade com os elastômeros, apesar da compatibilidade do óleo básico parafínico ser melhor. O comportamento em baixas temperaturas é significativamente mais eficiente em um óleo básico naftênico em relação a um óleo básico parafínico.

Um ponto de fulgor inferior e uma menor resistência à oxidação são propriedades encontradas óleo mineral naftênico. Por possuir elevada estabilidade térmica, o óleo isolante usado nos transformadores de energia é formulado com o óleo básico naftênico.

Óleo Naftênico para Borracha

O óleo naftênico apresenta boa compatibilidade com diversos tipos de borrachas e elastômeros e por isso é chamado de óleo naftênico para borracha, óleo plastificante para borracha, óleo extensor para borracha ou óleo de processo naftênico.  Na fabricação de borrachas e plásticos o uso do óleo naftênico para borracha é utilizado diversos processos.

O óleo naftênico para borracha é adicionado na mistura, sendo um aditivo que resulta em uma melhora no processo e no acabamento do produto. A adição do óleo naftênico para borracha auxilia na transformação das propriedades físicas do elastômero, propiciando maior flexibilidade e um maior alongamento das fibras.

O óleo naftênico para borracha auxilia na realização do processo de desmoldagem. O óleo naftênico para borracha é compatível com a grande maioria dos elastômeros e apresenta a vantagem de possuir um menor custo que o óleo parafínico para borracha.

Óleo Lubrificante Básico Naftênico: quais os tipos?

O óleo lubrificante básico naftênico é classificado de acordo com a viscosidade do óleo medida em cSt (Centistokes) na temperara de 40ºC. A PETROBRÁS disponibiliza para o mercado nacional como óleo lubrificante básico naftênico as seguintes frações: 10 cSt (óleo Lub NH10), 20 cSt (óleo Lub NH 20), 140 cSt (óleo Lub NH 140), e o 400 cSt (óleo Lub NH 400).

O óleo básico naftênico Lub NH 20 é o óleo lubrificante básico naftênico mais utilizado na fabricação dos óleos de corte solúveis minerais e dos óleos de corte solúveis semissintéticos. O óleo para máquina de costura doméstica pode ser um óleo lubrificante básico naftênico não aditivado que devido a sua baixa viscosidade pode ser fabricado com o óleo básico naftênico Lub NH 10.

O óleo mineral para compressor é formulado através das misturas dos óleos lubrificantes básicos naftênicos com aditivos. O óleo básico naftênico Lub NH140 e o óleo básico naftênico Lub NH 400 são óleos naftênicos utilizados na fabricação de graxas industriais. O lubrificante básico naftênico possui grande aplicação no controle de pragas rurais e urbanas através da sua queima em aparelhos de termonebulização (fumacê).

Denominações do Óleo Básico Naftênico

O óleo básico naftênico é utilizado pela indústria de borracha onde é chamado de óleo extensor para borracha porque contribui para o amaciamento do polímero. Óleo para fumacê (ou óleo para termonebulização) é o nome dado ao óleo básico naftênico utilizado para o controle de pragas urbanas e rurais. Óleo básico naftênico é nome chamado pelos fabricantes de lubrificantes para o óleo naftênico utilizado como veículo de base para a produção dos lubrificantes industriais.

O óleo naftênico utilizado pela indústria do beneficiamento do couro e pela indústria química é conhecido por óleo mineral básico naftênico. Na produção de tintas o óleo naftênico é comercializado como o nome de óleo de processo naftênico. Óleo mineral vaselina líquida, óleo básico mineral, óleo básico grupo I, óleo básico lubrificante, são algumas das várias denominações utilizadas para definir um óleo básico naftênico.

Óleo Básico Naftênico onde encontrar?

A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha de óleo naftênico em diversos graus de viscosidade. A CADIUM LUBRIFICANTES possui técnicos a disposição para ajudá-lo e indicar o óleo naftênico que melhor se adapte à sua aplicação. Óleo básico naftênico de baixa ou alta viscosidade, além de outros óleos básicos parafínicos e óleos minerais brancos você encontra na CADIUM LUBRIFICANTES.

Na CADIUM LUBRIFICANTES você encontra o óleo básico naftênico e o óleo básico parafínico para a fabricação de borrachas, lubrificantes, graxas, antiespumantes, tintas gráficas e muitas outras aplicações. Consulte a CADIUM LUBRICANTES caso necessite adquirir o óleo básico naftênico, o óleo básico parafínico, a vaselina sólida industrial, o lubrificante industrial ou produtos para a manutenção fabril.

A CADIUM atua a mais de 15 anos no mercado nacional distribuindo o óleo básico naftênico que é adquirido diretamente das refinarias da PETROBRÁS, e por isso podemos fornecer produtos de qualidade a preço competitivo.

Como obter o Preço do Óleo Básico Naftênico?

O preço do óleo básico naftênico é uma pergunta frequente que encontramos na internet e a melhor resposta para ela quem poderá dar é um distribuidor de óleo básico naftênico. Para fornecer o preço do óleo básico naftênico é necessário que o interessado informe qual é a viscosidade desejada para o óleo, o volume a ser adquirido, em qual tipo de embalagem, o número do CNPJ ou do CPF do comprador, além do local em que este se encontra, para que seja calculada a tributação a ser aplicada na venda.

O preço do óleo básico naftênico varia conforme a viscosidade desejada, pois os óleos mais viscosos geralmente possuem preços mais elevados. O tipo de embalagem é um fator que também influencia no preço a ser cotado do óleo básico naftênico, pois quanto menor for o volume, maior será o preço de aquisição do óleo básico. O preço do óleo básico naftênico fornecido a granel em IBC (contentor de 1m3) retornável é a forma que apresenta o melhor custo benefícios para os médios e pequenos consumidores. O preço do óleo básico naftênico sofre variação de acordo com a alteração do preço do barril do petróleo, que tem a sua cotação atualizada de acordo com a cotação do dólar.

O que devemos saber sobre o Óleo Básico Naftênico?

Como no petróleo extraído dos poços não possui aplicação direta, ele necessita ser fracionado e refinado em diversos compostos, e uma das frações obtidas é o óleo básico naftênico. No processo de destilação do petróleo ocorre uma limpeza dos compostos contaminantes para que os produtos finais como o óleo básico naftênico apresente uma qualidade para ser utilizado pela indústria em geral.

Os contaminantes mais prejudiciais ao óleo básico naftênico que são encontrados no petróleo antes do tratamento são os compostos oxigenados, os nitrogenados e principalmente os sulfurados (enxofre), sem este último um grande causador de corrosão nos equipamentos. O óleo básico mineral está presente em até 99% de algumas formulações de óleo lubrificante mineral, sendo que o óleo básico naftênico tem a sua maior aplicação na fabricação de óleo isolante para transformador, óleo para compressor de refrigeração e óleo de corte solúvel.

O óleo básico mineral que é obtido através do primeiro refino de petróleos selecionados em cuja composição química há a predominância de hidrocarbonetos naftênicos (maior que 60%), recebe o nome de óleo básico naftênico. O óleo básico naftênico possui um baixo ponto de fluidez e isto significa que é um óleo que apresenta uma menor variação da viscosidade com a diminuição da temperatura.

Aplicações do Óleo Básico Naftênico

O óleo básico naftênico é largamente utilizado na fabricação do óleo isolante em transformadores elétricos (o chamado óleo isolante tipo A). O óleo mineral de base naftênica é utilizado como base para a formulação dos lubrificantes minerais que operam sob baixas temperaturas. Um grande volume dos óleos de corte solúveis minerais e dos óleos solúveis semissintéticos é formulado com o óleo mineral de base naftênica.

O óleo mineral de base naftênica é utilizado na produção do óleo lubrificante para compressor de refrigeração. A indústria sucroalcooleira usa muito antiespumante no seu processo produtivo, produto que tem como matéria-prima principal o óleo mineral de base naftênica. O óleo mineral naftênico é um dos derivados de petróleo utilizados na produção de tintas à base de óleo. Entre muitas aplicações, o óleo mineral naftênico é largamente utilizado na fabricação de graxa, cera e vaselina industrial.