Fluido de Corte em Macaé

Fluido de Corte Composição Química e a Insalubridade da Operação

Para a empresa que está preocupada com questões ambientais e não quer ter problemas com a legislação trabalhista notadamente com a Norma Regulamentadora NR 15, a melhor opção seria o uso de um Fluído de Corte Integral Sintético. O Fluído de Corte Integral para Usinagem possui esta denominação por que não contém água na sua composição, ou seja, não é solúvel na água. Apesar do Fluído de Corte Integral de Base Sintética apresentar custos mais elevados, ele proporciona uma maior vida útil da ferramenta de corte em relação ao Fluído de Corte Mineral Integral, além de ser um produto mais alinhado com as atuais questões ambientais e não é agressivo ao ambiente de trabalho e ao operador.

Quais são as Características de um Fluido de Corte?

Um Fluído de Corte Integral apresenta um maior poder lubrificante do que um Óleo de Corte Solúvel. O Fluído de Corte CNC possui um alto ponto de fulgor e como consequência uma baixa volatilidade. Elevada resistência à oxidação e ótima estabilidade térmica são características de um bom Fluído de Corte para Torno.

Conheça nossa Linha Completa de Fluido de Corte em Macaé para a sua Empresa

Para que Serve o Fluído de Corte para Alumínio?

O Fluído de Corte para Alumínio tem a função principal de diminuir o arrastro e o atrito da ferramenta de corte. A elasticidade do alumínio é bem menor que do latão e de outras ligas de aço e para minimizar que as distorções ou os erros dimensionais ocorram, no processo de usinagem deste metal deve ser utilizado um Fluído de Corte para Alumínio adequado que contribua para elevar a pressão de trabalho sobre o metal. O Fluído de Corte para Alumínio apresenta uma função muito importante no processo de usinagem: a de possuir excelentes propriedades refrigerantes.

Quais são os Tipos de Fluído de Corte Integral?

O Fluído de Corte Integral, também chamado de Fluído de Corte não Solúvel em Água é comercializado em Macaé nos seguintes tipos: o Fluído de Corte Sintético, o Fluído de Corte a Base Vegetal e o Fluído de Corte Mineral, também chamado de Óleo de Corte Mineral Integral. O ideal é que um Fluído de Corte Integral não emita odores desagradáveis, não gere espuma durante o processo e possua compatibilidade com o meio ambiente e o Fluído de Corte Vegetal e o Fluído de Corte Sintético são os Lubrificantes de Corte que melhor desempenham estas funções. Um Fluído de Corte Integral deve possuir uma aditivação balanceada, para que a ausência de algum dos aditivos não contribua negativamente para piorar as qualidades desejáveis para a aplicação que o lubrificante é submetido, sendo que o Fluído de Corte Sintético é o que apresenta uma formulação mais equilibrada, possuindo um melhor rendimento operacional.

Quais as Funções de um Fluido de Corte?

Entre as funções principais do Fluído de Corte para Inox destaca-se a de refrigerar, lubrificar e melhorar o acabamento superficial das peças usinadas. Entre várias funções que o Fluído de Corte Integral apresenta, podemos destacar que ele fornece uma boa proteção contra a oxidação, pode ser mantido por mais tempo dentro dos reservatórios dos equipamentos sem se degradar, propiciando assim uma manutenção mais facilitada. A degradação da superfície da peça que se está usinando é uma das piores consequências de não se usar um bom Fluído de Corte para Aço Inox.

Fluido de Corte por que Usar?

Um Fluído de Corte de Metais necessita apresentar uma tensão superficial correta, para assim permitir uma fácil decantação dos cavacos e das partículas provenientes da operação. Nas operações de usinagem de alumínio e de outros metais, pode se utilizar o Fluído de Corte Integral sem qualquer problema. O Fluído Corte Integral de Base Mineral é o Fluido de Corte mais utilizado atualmente nas operações de retificação e usinagem, sendo que nas empresas que apresentam uma maior preocupação com o meio ambiente e com as questões trabalhistas, este Fluído de Corte Mineral vem sendo substituído pelo Fluído de Corte Sintético ou pelo Fluído de Corte de Base Vegetal, que apesar de possuírem um custo bem mais elevado, apresentam um melhor rendimento.