Quais são as características de um Óleo Parafínico?

Neste blog vamos explorar os tipos de análises que normalmente são as mais utilizadas para a caracterização de um óleo parafínico.

Mas primeiro devemos saber que um óleo mineral parafínico é um derivado obtido do fracionamento e destilação do petróleo crú. No processo de refino são removidos compostos indesejáveis como a parafina, o enxofre, o nitrogênio e metais pesados.

Durante o processo de refino as moléculas de hidrocarbonetos não saturadas são eliminadas ou convertidas em moléculas mais estáveis.

O óleo cru existente no petróleo bruto é inicialmente separado por um processo de destilação a vácuo onde várias frações são separadas por faixa de destilação. Estas frações então são destinadas para a fabricação dos óleos básicos, também chamados de óleos minerais lubrificantes.

Dependendo da origem do petróleo, no processo de destilação e refino, são gerados basicamerne três tipos de óleos: o óleo aromático, o óleo naftênico e o óleo parafínico.

Neste blog falaremos prioritariamente sobre o óleo mineral parafínico.

Um óleo parafínico é mais estável e resistente não sofrendo facilmente as modificações  de suas características em função de influências químicas, sendo que a sua viscosidade é menos menos sensível a variação da temperatura, além de apresentar uma viscosidade menor em comparação a um óleo naftênico.

Por ser um óleo constituido predominante por hidrocarbonetos parafínicos, apresenta uma grande desvantagem em baixas temperaturas, já que as parafinas tendem a sedimentar. Esta limitação impede a utilização do óleo parafínico para a fabricação de lubrificantes que atuem em baixas temperaturas.

Propriedades e Análises do Óleo Mineral Parafínico

  • Aparência e Cor: o óleo parafínico tipicamente apresenta uma cor clara e de aspecto brilhante, variando do levemente amarelado para o óleo de baixa viscosidade (óleo básico spindle), até o castanho escuro para um óleo de alta viscosidade (óleo básico bright stock), chegando até a cor quase negra do óleo básico cilindro.

Muitas outras análises poderão ser feitas para determinar se um óleo básico é um óleo parafínico ou um óleo naftênico, mas as mencionadas acima, alêm da análise da densidade, são as que mais são empregadas para a caracterização de um óleo básico lubrificante.

Óleo Básico Parafínico onde encontrar?

Saiba que a CADIUM é uma empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado nacional e a mais de 20 anos comercializa as diversas frações de óleo básico parafínico e de óleo básico naftênico. Na CADIUM você encontra o seguintes óleos básicos parafínicos:

Para informação a CADIUM também comercializa os seguinte óleos básicos naftênicos da PETROBRÁS:

  • Óleo básico naftênico NH10 (Lub NH10 – Fluecard 9 N)
  • Óleo básico naftêncio NH20 (Lub NH20 – Alnap 20 T)
  • Óleo básico naftênico NH140 (Lub NH140 – Alnap 140 T)
  • Óleo bádico naftênico NH400 (Lub NH 400 – Alnap 400 T)

O que é um Óleo parafínico?

Se você está necessitando saber o que é um óleo parafínico, obter mais dos técnicos, receber uma fispq de óleo parafínico, ou necessita adquirir este óleo básico, entre em contato com a CADIUM, que a nossa equipe de colaboradores está capacitada para melhor lhe atender. Aguardamos o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *