Óleo Mineral para Gel de Velas: a importância do uso de um produto de qualidade

Hoje o mercado de velas está passando por uma enorme transformação e crescimento. Além do aumento do consumo de velas artesanais, está se ampliando a exigência por velas com diversos tamanhos e formatos.

Para atender a esta demanda, a vela mais atraente e fácil de ser feita é a vela em gel. As velas de gel transparentes são versáteis, pois além de possibilitarem o uso em diversos tipos de formas nos mais variados tamanhos, elas podem ser misturadas a fragrâncias, pigmentos e outros elementos decorativos.

As velas tradicionais são produzidas a partir de parafinas sólidas, enquanto que o gel para vela transparente é formulado a partir da mistura de um óleo mineral branco e um copolímero a base de hidrocarboneto gelificado, que propicia a formação de um produto transparente, estável à temperatura ambiente e mantendo o formato gelatinoso.

Como é feito o Gel de Vela?

O copolímero é um produto sólido, com consistência similar a farelos de borracha. Para a produção do gel de vela este polímero é adicionado sob agitação ao óleo branco mineral. Para uma melhor dissolução do polímero, este óleo mineral hidrogenado precisa estar aquecido e sua temperatura sendo controlada para que não ocorra o comprometimento da qualidade do gel formado: perda da consistência e da cor, além da formação de bolhas.

Um gel de vela transparente ou uma parafina gel cristal, como este produto também é chamado, só pode ser obtido com o uso de um óleo mineral branco de elevada qualidade. Este óleo branco mineral tem que possuir elevado grau de pureza, ser atóxico e possuir um alto ponto de fulgor, para quando do uso da vela, se o pavio for acesso, o derretimento da vela com parafina em gel não cause um incêndio.

  1. Para a fabricação da parafina gel transparente normalmente é utilizado o óleo mineral branco 70 (também chamado de óleo mineral USP 70, óleo mineral hidrogenado 70 ou óleo mineral neutro 70). A utilização do óleo medicinal branco atóxico é importante e necessário, para que possa ser mantida a transparência do gel e mais ainda, porque as velas de gel queimam em uma temperatura superior as encontradas nas velas tradicionais. Com isso, o óleo branco grau USP que é o maior componente da formulação da parafina gel para velas, não pode exalar vapores agressivos na queima, e tem que possuir um ponto de fulgor elevado, para evitar os riscos de incêndios.

Recomendações para o uso do Gel para Velas Transparentes

Como informado acima, o óleo mineral para vela é um dos produtos principais para a fabricação do gel para velas transparentes. A CADIUM é uma empresa fabricante do óleo mineral branco atóxico utilizado no gel para vela, e apesar deste produto ter larga aplicação no mercado, notadamente na fabricação de velas artesanais, deixamos aqui algumas dicas de segurança para o uso do produto:

  • Nunca deixe uma vela de gel acessa sem vigilância;
  • Nunca queime uma vela em gel por mais de quatro horas;
  • Sempre mantenha o tamanho do pavio até 1/4 acima da superfície do gel antes de acendê-lo;
  • Nunca queime os últimos centímetros do pavio (ou da própria vela gel);
  • Mantenha a vela com parafina em gel fora do alcance de crianças;
  • Não mova uma vela gel de um recipiente para outro quando ela estiver queimando ou o gel estiver líquido;
  • Mantenha fósforos e outros detritos fora da vela em gel;
  • Correntes de ar, respiradores e objetos inflamáveis devem ficar distantes da vela com a parafina em gel;

Cabe também informar que o tamanho e forma do recipiente e a escolha do pavio são características que influenciam na queira do gel de vela e na consequente formação da “temperatura de piscina” e podem atrapalhar a queima.

Como fazer Vela em Gel?

Como observado o gel de vela é composto basicamente por dois produtos: um polímero e o óleo mineral atóxico. Normalmente no mercado é encontrado o gel de vela pronto e há vários tutoriais na internet informando como fazer a vela em gel. Agora se você está interessado em fazer o gel para vela e necessita adquirir um óleo mineral USP 70 de elevada qualidade, entre em contato com a CADIUM, que temos o produto adequado para a sua produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *