Óleo Mineral Branco Medicinal: conhecendo um pouco mais sobre o produto

Quando falamos em óleo mineral branco medicinal, sempre nos vem à mente o óleo mais consumido, que é o óleo mineral USP 70 (também chamado de óleo mineral neutro 70 ou óleo mineral branco 70). Erradamente o óleo mineral branco medicinal também é chamado de vaselina líquida (originalmente vaselina era uma dominação usada para um produto sólido de consistência pastosa). Como tal termo se popularizou, então não podemos deixar de considerar as outras denominações que são utilizadas para este produto que são: vaselina líquida estéril, vaselina líquida farmacêutica, vaselina líquida grau farmacêutico, vaselina líquida medicinal, vaselina líquida USP e vaselina líquida 75/80

O óleo mineral branco medicinal que possui a viscosidade de 70 segundos SSU à 37,8ºC (100 F), é o mais consumido no mercado, tendo a sua grande aplicação na fabricação de insumos cosméticos e farmacêuticos. É um óleo mineral branco 70 que possui um ponto de fulgor (temperatura de inflamação do óleo), apenas mediano, normalmente ficando abaixo dos 190ºC e acima dos 160º C. Para a fabricação de produtos que são misturados à temperatura ambiente, esta faixa de ponto de fulgor não interfere no processo produtivo.

Mas para aplicações realizadas sob temperaturas elevadas, acima dos 200ºC este ponto de fulgor é extremamente limitante e impede o uso do óleo mineral neutro 70.

Qual Óleo Mineral Branco Medicinal deve ser utilizado para processos sob altas temperaturas?

Cabe informar que para se obter um óleo mineral USP com uma viscosidade maior, por exemplo um com 350 SSU, é só misturar um óleo mineral branco 70 SSU com um óleo mineral branco 600 SSU, e assim se chega a uma fração de óleo mineral branco medicinal que apresente uma viscosidade intermediária entre os dois óleos brancos citados.

Para obter um óleo que possa ser utilizado em processos sob elevadas temperaturas, este tipo de óleo branco obtido por misturas não ser torna adequado, pois o ponto de fulgor da mistura apresentará um resultado muito próximo ao do óleo mineral medicinal de menor viscosidade.

A disponibilização de um óleo mineral branco medicinal com elevado ponto de fulgor só é possível, se este óleo for produzido com outro óleo básicos mineral que possua uma maior viscosidade e um alto ponto de fulgor. Normalmente quanto mais viscoso for o óleo mineral branco, maior será o seu ponto de fulgor.

Qual Óleo Mineral Branco Medicinal de viscosidade elevada está disponível no mercado?

Um derivado do fracionamento do petróleo, o óleo básico mineral é submetido a um processo de hidrogenação catalítica, onde são removidos os compostos contaminantes e como resultado é gerado o óleo mineral branco medicinal. Posteriormente este óleo medicinal branco atóxico é fracionado em diversas viscosidades de acordo com a demanda do mercado.

Apesar se haver óleo mineral branco medicinal com viscosidade de até 1300 SSU, normalmente no mercado, por questão operacional e de demanda, os fabricantes de óleo mineral branco produzem um produto com viscosidade máxima de 600 SSU (aproximadamente 100 cSt à 40ºC de viscosidade).

Este óleo mineral branco de viscosidade elevada é o produto ideal para aplicações que são realizadas sob altas temperaturas, pois este produto possui um ponto de fulgor que normalmente supera os 250ºC. Apresentando um faixa de destilação controlada, este óleo mineral branco medicinal com 600 SSU de viscosidade apresenta uma volatilidade baixa, contribuindo para garantir a segurança em operações sobre altas temperaturas.

Aplicações para Óleo Mineral Branco Medicinal de elevada viscosidade

Nos seguimentos de plástico e borracha é onde encontramos empresas com maior necessidade para o uso de um óleo mineral branco medicinal. Prioritariamente porque necessitam de um óleo mineral USP que seja totalmente incolor e não afete a cor do seu produto, e porque necessitam de um óleo branco mineral com elevado ponto de fulgor que não se volatilize facilmente comprometendo a qualidade do produto e do processo.

  • Óleo mineral branco ideal para atuar como plastificante interno na fabricação de poliestireno;
  • Na fabricação de elastômeros termoplásticos o óleo mineral USP melhora e controla o comportamento do fluxo de fusão;
  • O óleo mineral neutro é utilizado como transportador de catalizador e lubrificante de fluxo na fabricação de PVC;
  • A dispersão de pigmentos na fabricação de masterbatch é auxiliada com o uso do óleo branco mineral;
  • O óleo mineral branco medicinal também é muito utilizado na fabricação de adesivos hot melt;
  • O óleo medicinal é aprovado pelo Código de Regulamentos Federais (C.F.R. – Code of Federal Regulations) do F.D.A. U.S.A., para uso como plastificante em substâncias poliméricas: 21 CRF 178.3740.

Onde encontrar um Óleo Mineral Branco Medicinal com alta viscosidade?

Saiba que a CADIUM possui uma linha completa de óleo mineral branco medicinal desde um óleo de viscosidade baixa como o ALOGRO M 70 (óleo mineral USP 70), como o ALOGRO M 600, um óleo branco de alta viscosidade. E se você está necessitando de um óleo branco medicinal com viscosidade intermediária, ou até mesmo de um óleo branco grau técnico, não deixe de consultar a CADIUM, pois temos o produto com a qualidade e o custo de aquisição que você necessita. Aguardamos o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *