O que é o Óleo Mineral Branco?

Neste blog vamos tentar fornecer informações técnicas sobre o que é o óleo mineral branco, explorando um pouco mais sobre a sua constituição físico-química.

Óleo mineral Branco Atóxico: propriedades físicas e químicas

O óleo mineral branco atóxico é obtido do fracionamento e da destilação do petróleo. É um produto composto por hidrocarbonetos saturados que apresenta uma cadeia molecular com aproximadamente C-18 a C-35 carbonos. Estas cadeias carbônicas presentes no óleo mineral branco grau USP são constituídas principalmente de compostos com cadeias ramificadas (iso-parafina), anéis saturados (ciclo-parafina) e, em menor quantidade, cadeias lineares (normal parafina). No óleo mineral branco USP a presença de compostos aromáticos de cadeia ramificada é mínima, representando menos de 500 ppm. Cabe esclarecer que no óleo mineral branco mais pesado (mais viscoso), ocorre a presença dos mesmos compostos mencionados acima, só que a cadeia molecular é um pouco maior, apresentando aproximadamente C-20 a C-40 carbonos.

Como é produzido o Óleo Mineral Branco 70?

A produção do óleo mineral branco 70 envolve um severo processo de hidrogenação catalítica, onde ocorre a eliminação de todas as olefinas e a redução dos compostos aromáticos totais para a menos de 500 ppm. No processo de purificação do óleo mineral branco alimentício os demais componentes não hidrocarbonados como o enxofre, o nitrogênio e os metais pesados são quase que totalmente removidos. No final do processo as concentrações de enxofre e nitrogênio se apresentam em valores normalmente inferiores a 10 ppm. É devido a este processo que também se referem ao óleo mineral branco com a denominação de óleo mineral hidrogenado ou simplesmente por óleo hidrogenado. É fato que a água é praticamente insolúvel no óleo mineral branco, mas como esta existe em abundância na atmosfera, não é incomum encontrar de 10 a 20 ppm de água dissolvida em uma amostra de óleo branco mineral.

Aplicações para o Óleo Mineral Branco que você provavelmente desconhecia

  • Vários adesivos, inclusive os que estão nas fraldas ou que entram em contato com alimento utilizam o óleo mineral hidrogenado na formulação;
  • Óleo mineral branco alimentício utilizado no recobrimento de ovos, frutas e verduras para preservar e melhorar a aparência;
  • Óleo mineral branco técnico utilizado na fabricação de lubrificantes têxteis;
  • Óleo mineral branco item importante para a fabricação do poliestireno, atuando com um lubrificante interno do polímero;
  • Óleo mineral branco USP usado como óleo extensor na produção de borrachas termoplásticas;
  • Você sabia que a maioria dos componentes da formulação de uma ração animal é composta de ingredientes sólidos e em pó, e com isso tendem a se espalhar e se separar durante o processo? O óleo mineral branco técnico é empregado no processo para aglutinar, reduzir o pó e evitar a separação dos compostos, além de atuar melhorando a resistência à umidade do pellet, cubo ou grão. O óleo mineral branco também atua reduzindo o desgaste do equipamento durante o processamento (chamado de óleo mineral para ração animal)

Onde comprar o Óleo Mineral Branco?

Onde comprar o óleo mineral branco? O óleo mineral branco é insalubre? O que é óleo mineral branco? Óleo mineral branco para que serve? Óleo mineral branco fornecedor? Estas são algumas das várias perguntas que encontramos na internet sobre o óleo mineral branco. Para obter as respostas para estas perguntas entre em contato com a CADIUM, que a nossa equipe de colaboradores prestativamente irá responder aos seus questionamentos. Aguardamos o seu contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *