Conhecendo um pouco da aplicação do Óleo Branco em adesivos e elastômeros

Em nosso dia a dia utilizamos vários produtos feitos pelas indústrias de elastômeros e adesivos e nem imaginamos que na composição destes produtos contém óleo mineral branco.

O óleo branco mineral desempenha um importante papel junto às estas indústrias, notadamente nas aplicações que requerem um óleo mineral com alta qualidade e elevada pureza para a utilização na obtenção de produtos atóxicos ou que terão contato com a pele humana.

É o caso do adesivo usado na fraldas. A cola destes adesivos é formulada com óleo mineral medicinal. No adesivo de fusão a quente, o chamado adesivo hot melt, o óleo mineral atóxico atua como diluente ou como plastificante em aplicações onde se necessita de uma alta transparência ou em produto que poderá entrar em contato com alimentos ou com a pele humana.

O óleo medicinal branco também tem grande presença junto às indústrias fabricantes de borracha. O óleo branco USP é utilizado como um extensor da borracha, para facilitar o processamento e na obtenção de produtos de cor clara ou que terão contato direto ou indireto com alimentos.

O elastômero termoplástico (TPE), também conhecido por borracha termoplástica é formulado com o óleo mineral branco atóxico. O TPE é um material com corportamento semelhante ao da borracha, mas é processado com tecnologias utilizadas no processamento de termoplásticos como injeção, extrusão e moldagem. O resultado é um material muito empregado em regiões que necessitem de uma suavidade ao toque como escovas de dente, aparelhos de barbear, canetas e outros.

Outros produtos onde encontramos o uso do Óleo Branco Mineral

  • O óleo mineral USP 70 é utilizado na produção de vedantes para as janelas e esquadrias;
  • Brinquedos usam em sua formulação o óleo branco mineral;
  • Coberturas de air bag e de painéis de instrumentos contém óleo branco mineral na formulação;
  • Adesivos termofusíveis usados em produtos sanitários são formulados com o óleo mineral branco;
  • Êmbolos de seringa são feitos com o óleo branco farmacêutico;
  • O-ring e vedante de borracha usados pela industria de bebidas;
  • Muitas mangueiras, componentes automotivos, utensílios domésticos, artigos de puericultura são processados com o uso do óleo branco grau USP na formulação.

Características reconhecidas do Óleo Mineral Branco

O óleo mineral branco é utilizado pela indústria de elastômero e de adesivo, por possuir inúmeras características que melhoram a qualidade dos seus produtos, a saber:

  • O óleo mineral medicinal apresenta baixa volatilidade;
  • O óleo branco mineral possui elevada estabilidade ao U.V. (raio ultravioleta), o que permite um menor desbotamento de cor;
  • Elevada estabilidade térmica mesmo quando processado e altas temperaturas é uma das características do óleo mineral medicinal;
  • O óleo mineral branco apesar do nome, é um produto incolor e como mínimos teores de compostos aromáticos e enxofre;
  • Óleo mineral grau farmacêutico que possui alto ponto de fulgor e baixa volatilidade;
  • Como o óleo mineral branco é atóxico ele é muito utilizado na formulação de compostos plásticos ou de elastômeros que entrarão em contato direto com a pele humana.

Onde comprar o Óleo Mineral Branco?

Você está necessitando de um óleo mineral branco para a fabricação do seu adesivo hot melt? Ou está precisando de um óleo branco mineral para produzir uma borracha clara? As respostas para estas perguntas você encontrará na CADIUM. Saiba que a CADIUM possui uma completa linha de óleo medicinal branco em diversos graus de viscosidades para o atendimento das mais diversificadas aplicações. Consulte a CADIUM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *