Processo de Brochamento: entendendo a importância do óleo lubrificante na operação

A operação de usinagem que é chamada de brochamento ou brochagem, consiste em um processo de remoção de material da superfície de uma peça metálica, de forma progressiva, com a utilização de uma ferramenta multicortante contendo vários fios de corte, dispostos em série. Esta ferramenta de corte é constituída de uma brocha de aço provida de dentes, formando uma série de elementos cortantes, que realiza um deslocamento retilíneo sobre a peça e esta operação recebe o nome de brochadeira ou brochadora. Existem vários tipos de brochas, indicadas para cada tipo de operação e que normalmente são utilizadas para a realização de três tipos de operações: de calibração, de desbaste e de acabamento.

O processo de brochamento de metal normalmente é uma operação indicada para a produção de grandes volumes de peças, pois cada operação exige o projeto e a confecção de uma ferramenta própria, complexa e de elevado custo. Devido à grande força necessária para o equipamento de brochamento realizar a operação, a maioria das máquinas são acionadas por sistemas hidráulicos. Mas há também as máquinas com comando mecânico e ambas podem ter uma estrutura vertical ou horizontal.

Há dois tipos de brochamento que são realizados: o brochamento interno, que consiste em modificar um furo vazado, transformando o perfil da peça, e o brochamento externo, onde a operação é feita sobre a superfície externa da peça, dando acabamento.

Um fato importante que merece ser mencionado, é que o processo de usinagem por brochamento é realizado através da compactação e do esmagamento da superfície, o que confere ao metal um aumento da sua característica mecânica.

A importância do Fluido de Corte na usinagem por Brochamento

A vantagem da utilização do processo de brochamento é a do equipamento permitir boas tolerâncias de usinagem, bom acabamento, a possibilidade de alterar formas internas e externas variadas, além de proporcionar uma longa vida útil da ferramenta de corte.

O equipamento é indicado para fabricações em séries, permitindo uma produção econômica, com um baixo custo por peça usinada. Mas há um problema: o custo do maquinário e elevado.

Com isso, não se pode negligenciar e economizar no uso do lubrificante de corte, optando-se por utilizar um óleo de brochagem de baixa qualidade que pode comprometer o desempenho do equipamento e a qualidade da peça usinada.

O óleo para brochagem desempenha um papel muito importante no processo de brochamento, tanto na operação de brochamento interno como na de brochamento externo.

Um bom óleo para brochamento deve possuir as seguintes características:

  • Atuar reduzindo o atrito existente entre a ferramenta de corte e o cavaco, visando a diminuição do desgaste do equipamento, é o que se espera que um óleo para brochamento realize no processo;
  • O óleo para brochar tem que lubrificar adequadamente as cavidades dos dentes da broca;
  • Todo bom óleo de brochamento deve remover os cavacos, evitando que estes fiquem aderidos aos dentes da broca;
  • Em uma operação que exige muita energia para ser realizada, a necessidade de refrigeração para absorver o calor gerado durante o corte, é uma das funções principais para o uso do óleo de brochar;
  • Evitar a oxidação do equipamento e propiciar o aumento da vida útil da ferramenta de corte é característica que também um óleo para brochar deve possuir.

Em uma operação tão severa como é a usinagem por brochamento, um outrogrande problema que poderá ocorrer com a não utilização de um lubrificante para brochamento de qualidade, é a do volume de óleo de brochagem ser insuficiente para remover os cavacos retidos entre os alojamentos das brocas.  Este problema poderá resultar na necessidade do aumento do esforço para o corte e consequentemente provocar a quebra da ferramenta de corte.

Um óleo mineral integral é indicado para o serviço de brochamento em aços sem liga. Para a usinagem por brochamento em aços inoxidáveis, um óleo integral para usinagem com aditivação de extrema pressão é necessário para a realização da usinagem.

Para a operação de brochamento em latões, bronze, ferro fundido e ligas leve, pode ser utilizado um óleo mineral solúvel em água.

Em razão do aumento da preocupação ecológica e das novas exigências trabalhistas, a utilização de um óleo lubrificante ecológico se faz cada vez mais presente junto à indústria metalúrgica. Apesar do fluído refrigerante ecológico ainda possuir um custo mais elevado em relação ao óleo para brochagem mineral, a sua participação no mercado vem crescendo a cada ano, movimento observado cada vez mais em empresas de grande porte, que são mais pressionadas para o atendimento das novas tendências ambientais para a utilização de produtos ecologicamente corretos.

Se você está necessitando de informações sobre como escolher o melhor óleo de brochamento para o seu processo, entre em contato com a CADIUM. A nossa equipe técnica está capacitada para indicar o lubrificante de brochamento adequado para a sua operação. Esperamos pelo seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *