Óleo para Torno: o que devemos saber a respeito?

Quando alguém procura uma informação sobre óleo para torno há de fazer uma distinção sobre o assunto, pois é necessário saber a que tipo de óleo de torno o interessado está necessitando de informações: se de um óleo lubrificante para torno mecânico que deve ser utilizado nas peças e engrenagens do equipamento, ou se o interesse é em um óleo de corte para torno utilizado nas peças que serão usinadas pelo equipamento.

Óleo Lubrificante para Torno Mecânico: informações importantes

A manutenção constante do torno mecânico é fundamental para prolongar a vida do equipamento. Além da limpeza dos reservatórios, das trocas regulares dos filtros e da afiação das ferramentas de corte, o cuidado com a qualidade da lubrificação do torno não deve ser desprezado.

Em termos de lubrificação líquida do torno mecânico destacamos a necessidade de se manter uma perfeita manutenção dos sistemas hidráulicos, pois estes são essenciais para o bom funcionamento do equipamento. O óleo hidráulico para torno deve fluir corretamente pelas tubulações, estar limpo sem sinais de oxidação e não deve vazar ou escorrer para outras partes da máquina, para evitar a interferência em outros processos.

Outra lubrificação importante e que muitos não dão a devida atenção é com relação à lubrificação das guias e barramentos. Muitos utilizam o próprio óleo hidráulico de torno para este processo, o que está errado, pois este lubrificante não apresenta uma aditivação adequada e eficiente para esta operação. Um óleo para barramento de torno dever ser utilizado, pois além do lubrificante assegurar a integridade e eficiência das partes móveis do equipamento, este possui uma aditivação específica que o impede de escorrer e contaminar o óleo solúvel para torno usado no processo de usinagem.

Os tornos mecânicos contêm caixas de engrenagens que necessitam de lubrificantes específicos para tal operação, que suportem aumentos de temperatura e velocidade sem sofrerem alteração e para tanto, a utilização de um óleo para engrenagem de torno mecânico de boa qualidade é fundamental para o funcionamento do sistema.

Óleo de Corte para Torno Mecânico: conhecendo um pouco mais sobre as opções disponíveis

O torno mecânico convencional é um equipamento chamado de máquina-ferramenta que é utilizada para a execução de operações de usinagem de forma cilíndrica tanto interna como externamente, e com certas adaptações pode executar outras operações que são feitas por furadeiras, fresadoras ou retificadoras. A principal característica da operação do torno é o seu movimento rotativo e contínuo realizado em conjunto com o avanço da ferramenta de corte.

De acordo com a especificação do metal que pretende usinar, a velocidade do processo, o modelo de ferramenta de corte que será utilizada no processo, a operação exige um tipo de lubrificante para torno mecânico.

A escolha do tipo de óleo lubrificante para torno mecânico a ser utilizado vai depender do material a ser usinado e o que se pretende com a operação. Para um serviço onde há a necessidade de uma grande lubrificação do processo a utilização de um fluído de corte integral será necessário. Mas se para a operação a necessidade maior é a de melhor refrigerar a ferramenta de corte, então o uso de um óleo solúvel para torno será o mais indicado.

O óleo para torno mecânico, tanto o integral como o solúvel são disponibilizados e três tipos diferentes de acordo com as matérias-primas utilizadas para a sua produção, que são: os óleos de base mineral, de base sintética e de base mineral.

O óleo de corte para torno de base mineral apresenta a vantagem de ter um baixo custo, mas possuí a desvantagem de apresentar restrições trabalhistas por não atender à Norma Regulamentadora NR 15.

O óleo de torno de base sintética é um produto de excelente desempenho, alta durabilidade, compatível com vários tipos de metais e operações, mas atualmente ainda apresenta um custo bem elevado, chegando a custar entre 3 e 5 vezes mais caro que um óleo para torno mecânico de base mineral. Mesmo assim o óleo solúvel sintético para torno tem grande participação nos processos de usinagem por torno de empresas de grande porte.

Podemos dizer que o óleo lubrificante para torno mecânico de base vegetal é a “bola da vez” em termos de lubrificação. É um lubrificante ecológico, pois está adequado àsexigências que hoje pressionam as atividades industriais, por não agredir o meio ambiente e nem o operador e a sua matéria-prima provêm de fontes renováveis. É um lubrificante que está em evolução, pois apresenta algumas limitações técnicas, ainda possui um custo tão elevado quando o do óleo para torno de base sintética, mas a sua participação na lubrificação industrial vem aumento a cada ano. O óleo solúvel para torno hoje é o que se destaca mais em relação ao óleo de corte integral de base vegetal.

Lubrificante para Torno Mecânico: Fispq, informações técnicas e comerciais

A CADIUM possui em seu site muitas informações sobre o óleo lubrificante para torno mecânico e o seu blog contém publicações técnicas que ajudam a entender melhor a utilização de nossos produtos em um processo de usinagem com torno. Agora se você está necessitando de informações comerciais ou técnicas a respeito do óleo solúvel para torno ou do óleo de corte integral para torno, entre em contato com a CADIUM que a nossa equipe de colaboradores estará de prontidão para o atendimento de sua consulta. Aguardamos o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *