Vaselina Líquida Industrial para que serve?

Antes de responder a este questionamento, se faz necessário um esclarecimento sobre o nome vaselina líquida industrial.

Ao procurarmos no dicionário a palavra vaselina, obtemos as seguintes definições:

  • Vaselina é uma substância mole e incolor, derivada do petróleo (…);
  • Vaselina e uma mistura pastosa essencialmente constituída de hidrocarbonetos sólidos e líquidos, extraída do petróleo bruto, (…);
  • Vaselina e uma mistura que apresenta ponto de fusão não definido, com um ponto de amolecimento próximo aos 36ºC e com a passagem para o estado líquido acima dos 60ºC (…).

Vejam que em todas as definições mencionadas, estão se referindo a um produto sólido ou pastoso. Se a vaselina é um produto sólido ou pastoso, então chegamos à conclusão que a denominação vaselina líquida industrial não é correta ou no mínimo, não é adequada para este produto.

Mas não podemos fechar os olhos para os termos que mesmo errados, estão enraizados no vocabulário popular. Fazendo uma comparação simplista, vejamos o caso do guarda-chuva: de chuva ele “não guarda nada”, mas o nome se popularizou no linguajar popular e hoje não há como impor um outro nome para este.

Dito isso, e apesar de demonstrado que o nome vaselina sendo usado para um produto líquido está errado, vamos responder ao questionamento acima considerando como usual o nome vaselina líquida industrial.

Afinal, para que serve a vaselina líquida industrial?

A vaselina líquida industrial como o nome já diz, é um produto destinado ao uso industrial e isso quer dizer, que este produto não tem um grau de pureza que permita o seu uso em contato com a pele humana, ou o contato direto ou indireto com alimentos.

Normalmente a vaselina liquida industrial que é procurada no mercado e é o motivo do questionamento acima, é um óleo de baixa viscosidade e com coloração amarelada. Cabe esclarecer que devido a evolução tecnológica e a melhora dos processos de refino do petróleo, hoje pode ser encontrado no mercado a vaselina líquida industrial incolor, mas cabe esclarecer não é por o óleo ser incolor, que ele poderá ser usado para a fabricação por exemplo, de insumos cosméticos. O óleo indicado para esta aplicação é o óleo branco USP, que é um óleo atóxico, sem odor e de elevado grau de pureza.

Para os devidos esclarecimentos, quando solicitarem vaselina líquida, normalmente o mercado considera um óleo mineral incolor e atóxico, ou seja, o óleo mineral branco que é usado pelas indústrias cosméticas e farmacêuticas.

Devemos deixar claro que quando se referirem a uma vaselina liquida, para se saber sobre qual a qualidade do produto se está mencionado, se faz necessário informar o complemento do nome, para saber se o interessado necessita de um óleo industrial ou um óleo medicinal

No mercado encontramos a vaselina líquida industrial sendo também comercializada com os seguintes nomes: vaselina industrial técnica, vaselina industrial liquida, vaselina liquida automotiva, vaselina lubrificante industrial, óleo industrial Singer, óleo mineral industrial, óleo básico parafínico, vaselina liquida industrial branca, entre outras denominações.

A vaselina liquida industrial é recomendada para o uso onde não se faz necessária a utilização de um lubrificante aditivado. A vaselina liquida industrial pode ter as seguintes aplicações:

  • Lubrificante para corrente de bicicleta;
  •  Como lubrificante para esteira;
  • Na proteção de peças mecânicas, ferramentas e instrumentos de medição;
  • Para lubrificar maçaneta, fechaduras e dobradiças;
  • Facilita a colocação de fios em conduítes;
  • No encaixe de tubos de ferro ou plástico;
  • Para a proteção de esquadrias;
  • Na lubrificação de porcas, parafusos, pinos e pregos;
  • Na proteção conta a oxidação e serrotes, brocas, armas, equipamentos de pesca e outros.

No mercado a vaselina liquida industrial é comercializada em vários tipos de embalagem, a saber:

  • Vaselina liquida industrial 500ml;
  • Vaselina liquida industrial 5L;
  • Vaselina liquida industrial 20L;
  • Vaselina liquida industrial 200L;
  • Além do fornecimento a granel em carro tanque para grandes consumidores.

Faça sua compra agora clicando no link: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/vaselina/liquida/

Onde comprar vaselina liquida? Saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de vaselina liquida industrial e de vaselina liquida medicinal. Entre em contato que a nossa equipe técnica indicará o produto adequado para a sua necessidade.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *