Óleo Mineral e Vaselina Líquida é a mesma coisa?

Óleo mineral e vaselina é a mesma coisa? Esta é uma pergunta onde ocorre uma mistura de denominação técnica com denominação comercial ou popular e é preciso de alguns esclarecimentos antes dela ser respondida.

O que é óleo mineral?

Tecnicamente falando o óleo mineral é uma mistura de hidrocarbonetos obtida da destilação e refinamento do petróleo. Nesta fase de obtenção do óleo mineral ele é considerado um óleo básico e é também chamado de óleo industrial, sendo utilizado como base para a fabricação do lubrificante industrial, do óleo automotivo e também para a fabricação da vaselina líquida.  

O que é vaselina líquida?

Cabe informar que a denominação de vaselina líquida não é correta, pois o nome vaselina é o nome dado a um derivado do petróleo, que originalmente se chamava petrolato branco. Vaselina é sinônimo de produto pastoso, mas como o termo vaselina líquida passou a ser empregado para a definição do óleo branco mineral, só por este também ser um derivado de petróleo, então não vamos entrar no detalhe de mais esta confusão de nomenclaturas usuais e não técnicas.

Para a denominação de vaselina líquida subentende-se que é o produto que sofreu um processo de tratamento, com a conseqüente melhoria da sua qualidade. Quando se fala em vaselina líquida, imagina-se um produto incolor, sem odor e sem cheiro, o chamado óleo mineral branco ou apenas óleo branco.

Mencionada esta definição, o problema da pergunta se o óleo mineral e vaselina líquida é a mesma coisa, está na confusão que as pessoas fazem em não separar a denominação de um óleo bruto não tratado (óleo básico que normalmente é levemente amarelado), com a de um óleo tratado (óleo branco incolor).

É comum ver no mercado pessoas necessitando comprar um óleo mineral industrial, que é um óleo básico amarelado, e solicitar este produto pelo nome de vaselina líquida. Por vezes chamam este produto de vaselina liquida industrial. A confusão está feita e já enraizada no vocabulário popular, e não há muito que fazer.

Respondendo ao questionamento inicial se o óleo mineral e vaselina é a mesma coisa e fazendo uso de uma definição bem simples, podemos dizer que a vaselina líquida contem óleo mineral em sua composição, mas não podemos dizer que óleo mineral é composto de vaselina líquida, pois o óleo mineral pode ser um produto de grau industrial, sem a pureza que a vaselina líquida possui por ser um óleo tratado.

Onde comprar óleo mineral mais barato?

Onde comprar óleo mineral barato ou vaselina liquida onde comprar são perguntas que freqüentemente escutamos é só é possível de responder, após serem feitos os seguintes questionamentos:

O que o comprador irá fazer com este óleo mineral? Se for usá-lo para alguma aplicação industrial, como a lubrificação de algum equipamento, este óleo mineral é um óleo básico ou a também chamada de vaselina líquida industrial.

E se este comprador do óleo mineral está à procura de um óleo para uso como hidratante da pele? Neste caso o óleo mineral desejado é um óleo mineral branco, chamado de vaselina líquida grau farmacêutico, produto de qualidade e preço superior ao óleo mencionado acima.

Então podemos dizer que óleo mineral para que serve é uma pergunta difícil de responder pelo fabricante de óleo mineral, quando não se consegue saber qual é o tipo de óleo mineral que quem está perguntando está se referindo.

Encontramos no mercado pessoas se referindo ao óleo mineral pelos seguintes nomes: óleo mineral industrial, óleo mineral usp, vaselina líquida, vaselina líquida grau farmacêutico, vaselina líquida grau alimentício, vaselina líquida usp, petrolato líquido, óleo branco mineral, óleo branco medicinal, óleo hidrogenado e muitas outras combinações destes termos. Por aí, dá para ter uma noção da confusão que se faz quando se necessita de informação sobre este produto.

Como mencionado acima, vaselina líquida onde comprar é uma resposta que só poderá ser dada ao se conhecer a qualidade e a aplicação que será dará ao produto.

Precisa de informações ou comprar vaselina líquida? Saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de óleo mineral branco, a linha Alcor de óleo branco grau técnico e a Linha Alogro de óleo branco grau medicinal, além da Linha Alpar de óleo básico parafínico e a Linha Alnap de óleo básico naftênico.

Consulte a CADIUM LUBRIFICANTES pois temos o produto certo para a sua aplicação.

5 Comentários

  1. Qual o melhor produto para lubrificar rodízios de blindex (box de banheiro) e de janelas (contato de vidro com metal)? Uma pessoa me indicou vaselina e outra graxa branca.

  2. Olá
    gostaria de saber se vaselina liquida farmacêutica é tóxica para tabuas de corte de carne?
    muitos usam óleo mineral com cera de abelha, mas acho que vaselina é a mesma coisa.

    • Bom dia Maciel!
      Se você leu o texto, você deve ter observado que vaselina líquida é óleo mineral “são um mesmo produto”. O óleo mineral é a matéria-prima para a fabricação da vaselina (termo errado) liquida farmacêutica.
      Entenda que se um produto é atóxico e é classificado com aS denominações Grau Alimentício, USP, Farmacêutico ou Medicinal, ele pode ser utilizado no contato direto ou indireto com alimentos. Cabe esclarecer se um óleo mineral for incolor e sem odor não quer dizer que ele é atóxico. Há óleos industriais com esta característica que não não indicados para o uso humano. Certifique-se sempre que o produto que irá usar, ou “vaselina líquida” ou óleo mineral, possua um elevado grau de pureza que permita o seu contato com alimentos.
      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *