O que é um Óleo Mineral de Qualidade Alimentar?

Antes de falarmos sobre óleo mineral de grau alimentar, cabe esclarecer o que é um óleo mineral.

No mercado encontramos muitas pessoas chamando o óleo branco pela denominação simples de óleo mineral. Também encontramos as citações de parafina líquida, óleo de parafina, e também com denominações vinda do inglês como light mineral oil (óleo mineral leve) ou white oil (óleo branco) / white mineral oil (óleo mineral branco).

O óleo mineral é um derivado de petróleo obtido por destilação e refinamento. Já o óleo branco é este mesmo óleo mineral que após sofrer um processo de purificação, gera um produto quimicamente estável, inodoro, insípido, hidrofóbico e incolor. É um óleo não carcinogênico e que não suporta o crescimento bacteriano, e por isso é um óleo de larga escala em usos em produtos que interagem com os seres humanos.

Em resumo simples, o óleo mineral é um óleo bruto e não pode ser chamado de óleo branco, sendo que, o óleo mineral branco alimentício é um óleo mineral, só que este apresenta um elevado grau de pureza.

Agora que sabemos que o óleo mineral alimentício é um produto de elevada pureza, podemos dar segmento à resposta do questionamento do nosso título.

Um óleo mineral de grau alimentício é um óleo que pode ser utilizado na preparação de alimentos. O F.D.A. (Food and Drug Adminstration) – Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, estabeleceu padrões para o uso de substâncias de “grau alimentício”, e estas são seguidas em todo o mundo, tanto para as aplicações em contato direto com os alimentos, como os com contato indireto ou acidental.

Por exemplo, um lubrificante mineral atóxico usado em uma máquina de processamento de alimentos tem que obedecer a certas normas de qualidade. Já o óleo mineral grau alimentício que tiver durante o processo produtivo, contato direto com o alimento, tem que possuir requisitos de pureza e qualidade superiores para permitir tal uso. 

Um dos maiores benefícios do óleo mineral branco é capacidade de lubrificação. Por esta importante característica é que o óleo branco possui tantas aplicações nas indústrias cosméticas, farmacêutica e de processamento dos alimentos. O lubrificante grau alimentício desempenha um papel fundamental nos processos de produção e fabricação de alimentos.

Quais são as aplicações para um Óleo Branco de Qualidade Alimentar?

Na indústria de alimentos, o óleo mineral hidrogenado é utilizado nas seguintes aplicações:

Revestimento da casca de ovo (para aumentar a vida útil e o tempo de armazenamento do ovo);

Revestimento de fruta e legume (para preservar e melhorar a aparência);

– Fabricação de embalagens e materiais que acondicionam os alimentos;

Desmoldante de forma de pães e biscoitos (função de untar formas e facas de corte);

– O óleo mineral grau alimentício é usado nos silos agrícolas para a supressão de poeira de grãos gerada durante o armazenamento;

– Fabricação de lubrificante atóxico e graxa atóxica para equipamentos de processamento de alimentos;

– Impregnação em papel de embrulho para manter os alimentos crocantes;

– Como antiespumante para a indústria sucroalcooleira para evitar a formação de espuma na produção do açúcar e do álcool;

– Como óleo para ração animal, com um agente aglutinador e homogeneizador do premix da ração animal;

– O óleo alimentício também é usado como lubrificante para cápsula de gelatina, que tem por finalidade o acondicionamento de aromatizantes, nutrientes, especiarias ou suplementos dietéticos.

– Grande parte dos materiais plásticos a base de PVC e Poliestireno usados na confecção de produtos para contato com alimentos, são processados com óleo branco de alta pureza.

Cabe informar que não é só na indústria alimentícia que há uma grande aplicação para o óleo branco alimentício. Nas residências o óleo mineral branco para alimentos pode ser utilizado para untar em assadeiras, panelas e utensílios de cozinha e impedir que os alimentos grudem nestes.

Tábuas e utensílios de madeiras são impregnados com o óleo branco grau alimentar, para impedir que estes absorvam água e evitando a sua deterioração. Pode também lubrificar os equipamentos de processamento dos alimentos, e apenar de não possuir nenhum sabor, pode até ser usado em saladas por pessoas com restrição alimentar, para apenas dar uma oleosidade ao alimento.    

A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha Premium de óleo e lubrificante grau alimentar para uso nas mais diversificadas aplicações, atendendo as mais rigorosas normas de qualidade do F.D.A. / EUA. São óleos minerais com certificação Kosher e certificação Halal.

Comercializamos o produto no nosso E-commerce nas seguintes embalagens:

  • óleo branco grau alimentar 1 Litro;
  • óleo branco grau alimentar 5 Litros;
  • óleo branco grau alimentar 20 Litros.

Faça sua compra agora clicando no link: https://loja.cadium.com.br/category/linha-agricola/oleo-para-proteger-ovo/

Aguardamos a sua consulta. A nossa equipe técnica indicará o melhor lubrificante atóxico grau alimentício para o atendimento da sua necessidade.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *