Qual é o melhor óleo de corte para vidro?

O melhor óleo de corte para vidro é aquele que propicia a manutenção de uma temperatura uniforme da ferramenta em isso, fazendo com que se obtenha uma perfeita refrigeração tanto da ferramenta como da área do corte.

Tal desempenho do óleo para corte de vidro tem como outros benefícios, um menor desgaste da ferramenta de corte, ampliando a sua proteção contra a oxidação e a corrosão, com o conseqüente aumento da sua vida útil.

Um bom fluido de corte para vidro tem por objetivo a realização de um processo contínuo no corte, com precisão, permitindo uma rápida separação das partes e facilitando o destaque da parte cortada, além de gerar um perfeito acabamento superficial da peça cortada, sem deixar resíduos na ferramenta e na peça.

Hoje devido à grande preocupação ecológica e com a da preservação do bem estar do operador, um óleo para cortar vidro de boa qualidade deve ser formulado com matérias-primas de elevada qualidade, isenta de produtos aromáticos, cloro, boro, aminas secundárias, não sendo inflamável e não sendo volátil.

O fluído de corte de vidro não deve gerar odores desagradáveis durante o processo de corte, deve possuir uma baixa toxidade e se possível, ser biodegradável, sendo amigo do meio ambiente.

Quais são as características desejáveis para um fluído para corte de vidro?

É desejável que um óleo de corte de vidro apresente as seguintes características:

  • Propiciar um corte contínuo, sem a necessidade de aplicação de força, para assim evitar a fragmentação da peça de vidro;
  • Permitir que o os cavacos gerados pelo processo de corte, sejam facilmente separados, reduzindo-se o risco de comprometimento do acabamento da peça;
  • O Óleo para cortar vidro não pode gerar resíduos após o corte, facilitando assim a limpeza;
  • Possuir uma coloração clara, que possibilite o seu uso em operações de corte de vidro plano em mesas automatizadas ou com os cortadores manuais;
  • O Lubrificante para cortar vidro deve apresentar uma baixa viscosidade e um elevado rendimento;

Quais são os tipos de fluído de corte para vidro plano?

Quando se necessita utilizar um fluído de corte para vidro plano, se deseja um processo com corte limpo, regular e com redução de custos. Se espera deste fluído para corte de vidro plano que ele possa ser utilizado em ferramentas automatizadas ou manuais, sem desperdício, sem deixar resíduos e que possa ser utilizado inclusive em vidros laminados.

Para uma aplicação tão específica como a do corte de vidro, poderá ser utilizado os seguintes lubrificantes:

Óleo de corte para vidro lavável

É um fluído de corte de baixa viscosidade biodegradável, não inflamável, com excelente capacidade de remoção do calor gerado, propiciando um menor desgaste da ferramenta, e indicado para o uso em operações de corte em mesas automatizadas ou nos cortadores manuais, para o corte de espelhos, vidros planos de diversas espessuras, vidros laminados, serigrafados, entre outros. Uma característica apreciável no lubrificante para lapidação de vidro biodegradável é a sua ótima lavabilidade, o que permite a sua fácil remoção no processo de lavagem para a têmpera do vidro.

Fluído de corte evaporativo integral

Deve ser utilizado puro sem a adição de diluentes ou outros aditivos. Devido ao seu alto ponto de fulgor, propicia uma boa segurança na operação. A rápida evaporação do lubrificante para corte de vidro minimiza a formação de resíduos na ferramenta e na peça acabada, tendo grande aplicabilidade no corte de vidros planos, refletivos, automotivos, espelhos, vidros blindados e estruturais, em operações de perfuração, polimento e biselamento do vidro. Deve ser um fluído refrigerante para lapidação e bisotê isento de compostos químicos que possa manchar ou agredir o maquinário ou o vidro.

A CADIUM LUBRIFICANTE é um fornecedor de fluido de corte de vidro com mais de 25 anos de atuação no mercado. Possuímos uma linha diversificada lubrificantes para corte de vidro e outros materiais, composta de fluido de corte integral e fluido de corte solúvel, para o atendimento das mais diversificadas operações.

Se a sua necessidade é de um bom óleo para corte de vidro, consulte a CADIUM LUBRIFICANTES, pois temos o lubrificante de corte ideal para a sua operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *