Quais os Óleos utilizados na fabricação de borrachas?

Na fabricação de compostos de borrachas, devemos primeiro esclarecer que há os óleos utilizados que recebem denominações diferentes de acordo com a aplicação a que este se destina, a saber:

Óleo Extensor para Borracha

O óleo de extensão ou óleo extensor para borracha é empregado na produção de um polímero, e normalmente ele é utilizado em grande proporção na formulação, com o objetivo de baixar a viscosidade e facilitar o processamento.

Há obviamente o interesse no controle do alongamento, da dureza do composto, mas devido ao seu baixo custo, a adição de óleos extensores nos processos de mistura, tem por finalidade básica, a atuação como carga de reforço, ou carga de enchimento e redução do custo final do composto.

Óleo de Processo para Borracha

Nos compostos de borracha estendidas (em óleo ou não), os óleos de processo normalmente são adicionados em volumes menores, entre 5 a no máximo 30 partes por cem de borracha (phr).

A sua utilização facilita o processo, reduzindo o ciclo da mistura e melhorando o processamento do produto. Por contribuir e muito para o controle da viscosidade da borracha produzida, o óleo plastificante para borracha proporciona uma maior lubrificação intermolecular, e um conseqüente amaciamento do polímero.

Dos vários óleos que são utilizados na fabricação de borrachas destacamos:

Óleo Extensor Neutro Leve Parafínico

O óleo neutro leve, também conhecido no mercado por óleo extensor neutro leve parafínico, apesar de apresentar esta nomenclatura, ele é um óleo para processo de borracha.

Trata-se de um óleo básico obtido do primeiro refino de petróleos de origem parafínica (óleo parafínico), que tem sua aplicação na indústria de borracha como um redutor da viscosidade da mistura e um facilitador das operações de laminação, extrusão e dispersão de cargas. Propicia também o aumento da resistência à ruptura e à tração, além de contribuir para melhora das propriedades da borracha a baixas temperaturas.

Óleo Extensor Neutro Médio Parafínico

O óleo neutro médio ou óleo extensor neutro médio parafínico, possui os mesmos benefícios do óleo neutro leve parafínico, mas por apresentar uma viscosidade maior e um ponto de ponto de fulgor mais elevado, superior à 200ºC, ele permite ser utilizado nas fabricações de vários tipos de misturas de borrachas, sem que ocorra perdas de propriedades, além de facilitar o processo de desmoldagem.

Óleo Extrato Aromático

O óleo extensor NPA, mais conhecido como óleo extrato aromático ou extrato aromático de neutro pesado, é um óleo plastificante usado nas formulações de borrachas com a função de amaciamento do polímero. Sua composição é predominantemente de hidrocarbonetos saturados aromáticos, tendo grande aplicação na fabricação de borrachas escuras.

Ao ser adicionado às borrachas, o óleo extensor de borracha ajuda na redução da temperatura da mistura, prevenindo a vulcanização prematura do polímero de borracha, quando este está sendo moído. O extrato aromático auxilia na dispersão das cargas, melhora a trabalhabilidade do composto e ajuda a diminuir a viscosidade da mistura.

Óleos Plastificantes para Borracha

A utilização de óleos plastificantes nas formulações de borrachas tem por objetivo alterar as características do polímero, aumentando a sua qualidade, com isso, muitos benefícios são atingidos no processo, com a utilização destes óleos lubrificantes, a saber:

– Melhora no processo de desmoldagem;
– Obtenção de um maior alongamento no polímero;
– Uma maior flexibilidade durante a utilização;
– Facilita a incorporação de cargas e outros aditivos na mistura;
– Compatibilidade com vários tipos de elastômeros;
– Elevado ponto de fulgor propiciando maior segurança á operação.

 Você sabia que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma completa linha de óleo de processo e de óleo extensor para borracha, em diversos graus de viscosidade e pureza, inclusive com uma ampla linha de óleo incolor para a utilização em borrachas claras?

Se necessitar de óleos básicos, óleos lubrificantes e óleos para borracha, não deixe de consulta a CADIUM LUBRIFICANTES, nossa equipe técnica estará pronta para indicar a melhor solução para o seu problema de lubrificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *