O que é micro lubrificação (MQL)? Conheça os prós e contras

A busca pelo aperfeiçoamento de processos e melhorias competitivas na indústria é constante e nos processos de usinagem, isso não é diferente. Muitas empresas vêm adotando uma técnica alternativa ao uso da refrigeração e à aplicação de fluidos em abundância em suas operações denominada de micro lubrificação (MQL). Saiba o que ela é, suas vantagens, desvantagens e conheça um produto específico para essa aplicação.

O que é micro lubrificação?

A micro lubrificação é um método que visa fornecer pequenas quantidades de lubrificantes para o local ativo entre a ferramenta e a peça de trabalho em processos de usinagem, com ou sem corte. Esse processo é conhecido, também, como MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes) e utiliza um aerossol composto por gotículas de óleo que são dispersas em um fluxo de ar.

Criado para diminuição do consumo de fluidos em indústrias de metalworking, o sistema MQL é o que mais se aproxima do processo de usinagem a seco, já que utiliza quantidade de lubrificantes menor que 100 ml/h (Mililitros por Hora) tendo em vista a pequena área de contato entre cavacos e a ferramenta.

Quais as vantagens e desvantagens do sistema de lubrificação MQL?

Testes científicos apontam que ao usar o sistema de lubrificação MQL em algumas operações como fresamento de matriz de aço endurecido com ferramentas inteiriças de metal duro e revestimento houve aumento da vida útil do ferramental, quando comparado ao corte com fluido aquoso em abundância.

Ensaios de furação em liga de alumínio silício usando brocas inteiriças de metal duro, da mesma forma, apontam que a utilização de óleo solúvel em abundância não foi capaz de preservar mais a ferramenta do que a técnica da mínima quantidade de fluido. A qualidade da peça, bem como sua tolerância dimensional e da forma (circularidade do furo), além da rugosidade, também não apresentou deterioração com a adoção do MQL.

Porém, ao contrário do que poderia se imaginar, estudiosos apontam que a principal desvantagem da micro lubrificação está relacionada ao próprio consumo de fluido. Mesmo com níveis baixos de vazão (< 50ml/h), o consumo do lubrificante deve ser calculado e levado em conta.

Como exemplo, imagina-se uma vazão de óleo integral de 20 ml/h em sistema MQL, com utilização contínua de 8h/dia (considerando apenas um turno de trabalho diário). Ao final do expediente, 160 ml de fluído se transformaram em névoa. Ao final de um mês, considerando 22 dias de trabalho, 3520 ml de fluído foram consumidos. Em três meses, mais de 10 litros de lubrificante foram pulverizados.

Alguns óleos de corte sintéticos podem ter consumo muito inferior, quando utilizados numa concentração normal de, por exemplo, 5%. Estes produtos podem ter uma vida útil contínua superior a seis meses. Mesmo considerando as perdas, o consumo desse fluido nesse período será bem inferior que no caso da pulverização na micro lubrificação.

Por que escolher o sistema MQL?

A escolha pelo sistema MQL deve ser feita por critérios técnicos, pois, como visto, nem sempre isso representa redução de custos. Em determinadas linhas de produção, como as de alumínio, por exemplo, podem ser observadas maior qualidade e melhor acabamento superficial das peças com o uso da micro lubrificação.

Como o óleo para MQL utilizado é sempre novo e limpo, então praticamente não existe risco de entupimento dos canais de lubrificação nem de contaminação por cavacos, reduzindo a probabilidade de riscos superficiais nas peças. Além disso, esse método costuma apresentar níveis de sujidade das ferramentas menores do que em sistemas tradicionais de lubrificação.

Qual micro óleo lubrificante utilizar?

A Cadium Óleos Lubrificantes disponibiliza ao mercado uma linha especial de lubrificantes solúveis para MQL chamada VENTURI PLUS. Trata-se de um micro óleo lubrificante de alta performance, excelentes propriedades de lubricidade, refrigeração, extrema pressão e ação anticorrosiva. Consulte-nos e saiba mais sobre esse produto.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *