Óleo protetivo secativo: O que é, como funciona e para que serve?

Proteger temporariamente metais, como matérias-primas, peças acabadas ou ferramentas é umas das estratégias das indústrias para reduzir perdas devido à oxidação. A aplicação de produtos especiais, como o óleo protetivo secativo, também conhecido como óleo protetivo secante, pode ajudar a prolongar a vida útil das peças metálicas e equipamentos, prevenindo a ferrugem e a corrosão. Veja a seguir, o que é, sua ação e as funções desse protetivo temporário.

O que é óleo protetivo secativo?

O óleo protetivo secativo é um produto formulado, em geral, com solventes alifáticos, hidrogenados e isoparafínicos. Consiste em um tipo de inibidor de corrosão temporário que, após a evaporação do solvente, deposita sobre a superfície, em que é aplicado, uma fina película secativa, macia e aderente.

Através da variação do tipo e da quantidade de componentes não-voláteis do protetivo pode se conseguir películas de variados aspectos físicos e espessuras. Esse revestimento se molda à peça de forma a promover extrema resistência e durabilidade mesmo em ambientes adversos, até quando exposto a áreas externas, sob chuva ou maresia.

Como funciona um óleo protetivo secante?

Geralmente, um óleo protetivo secante possui alto ponto de fulgor e proporciona proteção de médio a longo prazo, formando um filme translúcido, muito durável e seco. A secagem do produto é bastante variável, de acordo com o fabricante, podendo ocorrer de 3 a 48 horas (a depender da composição e das condições do ambiente de aplicação). Após o período, é possível manusear a peça protegida, já com toque seco.

A aplicação do óleo protetivo para metais secativo costuma ser feita por pincel, imersão, nebulização, spray ou em câmaras úmidas. Uma de suas características é que essa substância não é desaguante, ou seja, ela não retira a umidade da peça ou das superfícies metálicas. Outro ponto de destaque é que a proteção é considerada temporária, pois o produto pode ser removido após sua aplicação.

Quais as aplicações do óleo protetivo industrial secativo?

É recomendada a aplicação de óleo protetivo industrial secativo para a proteção temporária, de médio a longo prazo, nas situações em que a peça ou superfície metálica será submetida à alguma fonte de oxidação. Esse tipo de exposição ocorre principalmente nas etapas de transporte e armazenamento de peças metálicas.

O óleo protetivo secativo é muito utilizado em produtos de metal que são transportados por vias marítimas, por ser um produto altamente resistente à lixiviação por chuva forte e à névoa salina (salt spray), mesmo sob condições climáticas severas. Por isso, sua aplicação ocorre, da mesma forma, em navios, portos, instalações offshore e plataformas de petróleo.

A proteção temporária, através da aplicação de óleo protetivo para peças usinadas de película secativa, também tem o objetivo de realizar a manutenção de periódica de ferramentas, mancais, produtos semiacabados, perfis, chapas, entre outros, a fim de que se garanta o prolongamento da vida útil dos equipamentos.

Além do óleo protetivo secante, existem outros produtos que tem a função de agir na proteção temporária de metais. Confira o catálogo de óleos protetivos temporários da Cadium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *