O que é desengripante, qual sua composição e como usá-lo?

O mundo dos lubrificantes é realmente muito vasto, reúne diversos tipos de óleos, graxas, ceras e outras substâncias destinadas a uma série de aplicações genéricas ou específicas. Dentre esses produtos, o desengripante aparece como grande aliado na proteção e lubrificação de metais. Saiba mais sobre ele, suas características e formas corretas de utilização.

O que é e para que serve desengripante?

O desengripante é um tipo de óleo protetivo para peças metálicas, cuja principal função é limpá-las e protege-las contra à ferrugem, à corrosão, à maresia e à umidade em geral. Esse produto tem alto poder penetrante que auxilia, também, na remoção de porcas e parafusos, por exemplo. Sua composição específica age de forma especial na lubrificação de articulações, motores, válvulas, cabos de comando, engrenagens, correntes, polias, entre outros, prolongando a vida útil desses componentes.

Qual a composição do desengripante?

Existem diversas fórmulas no mercado, mas um desengripante geralmente é produzido a partir da mistura de compostos minerais, óleos, agentes penetrantes, tensoativos, solventes orgânicos e aditivos. Em produtos do tipo aerossol é utilizado também, em seu processo de fabricação e envase, um gás propelente (butano e propano).

Desengripante e limpa contato é a mesma coisa?

Existe muita dúvida em relação aos aerossóis denominados “desengripante” e o “limpa contato”. Porém, basicamente, um desengripante aerosol realiza a mesma ação de um spray limpa contato, que é a remoção de sujeira impregnada e concentrada em conexões metálicas de circuitos eletroeletrônicos. Mas, o primeiro, deixa uma película protetiva (não condutiva) nas superfícies em que é aplicado enquanto, o segundo, evapora completamente, não protegendo o material de corrosão, por exemplo.

Como usar o óleo desengripante corretamente?

Um óleo desengripante deve ser aplicado por pulverização, através de pincéis ou por imersão, dependendo do tipo de produto. A ação que apresenta melhor aproveitamento da substância é pulverizar, pois permite que o lubrificante adira completamente à peça, sem perda. Recomenda-se manter o aplicador a uma distância de aproximadamente 15cm da superfície a ser lubrificada.

O lubrificante desengripante pode ser usado como desengraxante?

Por possuir características desengraxantes, muitas vezes um lubrificante desengripante acaba sendo usado com a finalidade de “limpar” graxa de peças e demais materiais. Porém, o correto é utilizar desengraxantes específicos para esta aplicação, que possuem produtos químicos mais adequados e completos para essa tarefa.

Como remover desengripante?

A aplicação de solventes é a melhor forma de remover desengripante. Não se deve utilizar outras substâncias como esse objetivo, principalmente as aquosas, já que o desengripante anticorrosivo é hidro-repelente.

A Cadium Óleos Lubrificantes possui uma linha completa dos melhores desengripantes do mercado, voltados a aplicações industriais, a GRUNDI RUST. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções em óleo protetivo temporário.

Comercializamos o produto nas seguintes embalagens:

  • desengripante 1 Litro;
  • desengripante 5  Litros;
  • desengripante 20 Litros

Faça sua compra agora clicando no link: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/desengripante/

Então, agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal deixar seu comentário abaixo?

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *