Como os lubrificantes para injeção plástica atuam no maquinário?

Quando se fala em lubrificantes para injeção plástica, a maioria dos profissionais logo pensa nos desmoldantes ou na proteção dos próprios moldes. Contudo, para se produzir produtos plásticos moldados por injeção são necessários equipamentos e máquinas específicas, que também demandam lubrificação a fim de funcionarem adequadamente. Entenda as necessidades de preservação desses elementos, que tem movimento constante e são fundamentais para a produção.

Como funciona a injeção plástica?

O processo de injeção plástica exige máquinas que trabalham em alta velocidade e em tempo reduzido na produção de plásticos. O objetivo é derreter o polímero e esculpi-lo de acordo com o molde utilizado e com a finalidade específica do material, por isso, essa atividade é conhecida, também, como injeção termoplástica. Por ser um composto de fácil modelagem, o plástico é muito versátil, além de ser muito econômico.

A injeção de plástico ocorre rapidamente, pois a temperatura exigida para o derretimento dos grânulos é de apenas 200°C a 250°C, chamado de processo de plastificação. Esse processo ocorre dentro do cilindro de uma máquina injetora, de forma que o plástico derretido é mesclado com determinados corantes, na área do equipamento denominada “canhão”.

Depois, o material “plastificado” é injetado, com auxílio de uma rosca plastificada, em uma ferramenta que opera como um molde específico. Só na sequência, então, é retirado de lá, após seu total resfriamento e, assim, completa-se o ciclo do processo. Do fechamento dos moldes de injeção plástica até o resfriamento da peça são necessários somente 20 segundos em média.

Por que adotar um plano de lubrificação para injeção plástica?

A degradação da superfície das peças, ou seja, seu desgaste, corresponde por cerca de 70% dos motivos de parada de uma máquina. Tecnicamente, na maioria dos casos, a lubrificação inadequada é a principal razão de “desgastes prematuros” nos elementos de movimentação. Adotar um plano de lubrificação para injeção plástica permite garantir a integridade de seus equipamentos e reduzir custos, sem comprometer a disponibilidade, a segurança e a confiabilidade do seu parque fabril.

O planejamento de lubrificação deve partir de um levantamento das máquinas e equipamentos e de seus pontos a serem lubrificados. A partir disso, é possível determinar os lubrificantes adequados, a quantidade ideal e o intervalo de aplicação mais indicado. Recomenda-se, da mesma forma, controlar os estoques dos produtos a fim de evitar a falta dos lubrificantes para injeção plástica.

Veja abaixo alguns tipos de lubrificantes que podem ser utilizados em equipamentos de uma fábrica de injeção plástica:

  • TIPOS DE PRODUTOS PARA SEGMENTO DE INJEÇÃO PLÁSTICA

ÓLEO HIDRÁULICO
ÓLEO HIDRÁULICO H
ÓLEO HIDRÁULICO HL
ÓLEO HIDRÁULICO HLP
ÓLEO HIDRÁULICO HLPD
ÓLEO HIDRÁULICO SINTÉTICO
ÓLEO HIDRÁULICO ANTI-CHAMA

ÓLEO PROTETIVO PELÍCULA CEROSA
ÓLEO PROTETIVO PELÍCULA SECATIVA
ÓLEO PROTETIVO PELÍCULA OLEOSA
ÓLEO PROTETIVO PELÍCULA VERNIZ
ÓLEO PROTETIVO AGUOSO

ÓLEO PARA ENGRENAGEM
ÓLEO DE ENGRENAGEM MINERAL
ÓLEO DE ENGRENAGEM SINTÉTICO
ÓLEO DE ENGRENAGEM VEGETAL

ÓLEO PARA BARRAMENTO
ÓLEO DE BARRAMENTO MINERAL
ÓLEO DE BARRAMENTO SINTÉTICO
ÓLEO DE BARRAMENTO VEGETAL

DESMOLDANTE
COM SILICONE E ISENTO DE SILICONE

DESINGRIPANTE
USO GERAL

A Cadium Óleos Lubrificantes possui um amplo portfólio voltado a empresas de injeção plástica. São produtos de alta qualidade e elevada performance para utilização segura em equipamentos de processos de extrusão e injeção de plásticos, em peças como rolamentos, motores, engrenagens, entre outros.

A Cadium Óleos Lubrificantes disponibiliza de um corpo técnico que poderá ir até a sua empresa, para  fazer um completo levantamento dos equipamentos utilizados,   elaborando  um plano de lubrificação eficaz visando à eliminação de paradas prematuras.

Para saber como podemos ser parceiros em seus processos de lubrificação, evitando falhas de injeção plástica em sua indústria, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *