Como um óleo hidráulico sintético pode contribuir com o maquinário?

A movimentação de engrenagens de ferramentas e equipamentos industriais, primordialmente de linhas de processos, é a principal função dos óleos hidráulicos. Além da transmissão de energia, eles também transmitem força para cilindros e outras peças internas do maquinário. Um óleo hidráulico sintético possui propriedades que garantem o bom funcionamento desses sistemas por longo período.

Características de um fluído hidráulico sintético

O fluído hidráulico sintético pode ser encontrado com diversas viscosidades, mas em geral com menores índices em relação aos fluídos hidráulicos minerais. Sua principal característica é manter uma viscosidade constante, independentemente da temperatura em que o sistema esteja funcionando.

Vantagens do óleo hidráulico sintético

Resistência à propagação do fogo é uma das principais vantagens do óleo hidráulico sintético. Por essa razão, ele é ideal para sistemas que operam em temperaturas elevadas, de até 150°C em média. Esses lubrificantes costumam possuir uma longa vida útil e baixo custo de manutenção. Formulado a partir de ésteres complexos, como o de fosfato ou cloridratos de hidrocarbonatos, os óleos sintéticos são excelentes lubrificantes industriais para unidades hidráulicas.

Com o passar do tempo de uso e sob influência da umidade, a viscosidade do óleo hidráulico tende a aumentar pelo fato da emulsificação de água no lubrificante. Com o uso de um óleo hidráulico sintético pode se obter economia considerável, devido a redução do número de trocas e paradas no processo de produção.

O óleo sintético é um dos tipos de óleo hidráulico que proporcionam maior separação da água (demulbilidade), resistência à formação de espuma e alta capacidade antidesgaste. Além disso, esse tipo de lubrificante ainda apresenta elevada estabilidade hidrolítica, alta proteção contra ferrugem e corrosão, sem prejuízo da fluidez na operação.

A única desvantagem de um óleo lubrificante sintético para sistema hidráulico é seu preço, que é mais caro do que os óleos minerais ou semi sintéticos. Porém, se considerarmos que sua durabilidade e estabilidade é maior, podemos dizer que seu custo benefício é percebido ao longo do tempo de utilização.

Lubrificante hidráulico sintético da Cadium

A Cadium Óleos Lubrificantes oferece ao mercado um lubrificante hidráulico sintético à base de ésteres de alta qualidade e produzidos com aditivos de elevada performance: o SUMPOR SYNTH. Desenvolvido para diversos sistemas hidráulicos, esse produto atende integralmente a Norma NR 15, eliminando condições de insalubridade no ambiente de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *