Conheça as características de um bom óleo para compressor

Os compressores são máquinas muito usadas na indústria em geral. Esses equipamentos são utilizados nas mais diversas aplicações, como, por exemplo, no enchimento de pneumáticos, em processos petroquímicos, transporte de gases, compressão submarina para produção de petróleo, na obtenção de gases de elevada pureza para as indústrias alimentícias e farmacêuticas além de aplicações hospitalares. Muitos tipos de dessas máquinas exigem a utilização de óleo para compressor para trabalharem adequadamente.

Compressores operam na produção de energia, equipados com pistões ou parafuso, que giram rapidamente em direções opostas. Ambos usam óleo de compressor para lubrificar peças internas e contam com a ajuda de separadores de óleo, que filtram a contaminação dos lubrificantes. Com o uso adequado de lubrificantes de qualidade, é possível prolongar a vida do equipamento, reduzir e controlar os custos de manutenção, além de permitir o aumento de eficiência do equipamento, o que garante resultados positivos e mais lucrativos na indústria.

Qual o óleo ideal para compressor?

Um óleo ideal para compressor possui fatores como composição básica, índice de viscosidade, ponto de fluidez e ponto de fulgor muito semelhantes à dos óleos automotivos. Porém, os aditivos que garantem a eficiência dos mecanismos dos compressores são completamente diferentes, já que as reações químicas e físicas que ocorrem nos compressores são notadamente diversas das que ocorrem nos motores à explosão.

O melhor tipo de óleo para compressor possui alto poder de separação de água, é altamente estável com relação à oxidação e é equilibrado quimicamente, protegendo contra a ferrugem e à corrosão. Alto ponto de fulgor, estabilidade térmica, elevada resistência dielétrica, baixo resíduo de carbono e resistência à formação de espuma também são características encontradas nos óleos para compressores de alta qualidade.

Óleo mineral compressor x óleo sintético compressor:

Tipos de lubrificantes utilizado nesses equipamentos

É fundamental conhecer as categorias de serviço a que se destinam, as condições de operação da máquina (temperaturas de evaporação, condensação e descarga) e, principalmente, o tipo de gás que está sendo comprimido. Como categorias de serviço, convém distinguir pelo menos 6 tipos de compressores:

  • Compressor de ar para serviços industriais;
  • Compressor de ar para pequenos serviços;
  • Compressor de gás ou de processo;
  • Compressor de refrigeração;
  • Compressor para serviços de vácuo;
  • Compressor para indústria alimentícia ou ar respirável.

Para exemplificar, e tomando como base as recomendações dos principais fabricantes de compressores de ar e de óleos lubrificantes, podemos citar o período de 500 a 700 horas de uso para um óleo mineral compressor, que em alguns casos pode atingir até 1000 horas. Na mesma aplicação, um óleo mineral para compressor mais refinado do chamado grupo III poderá atingir mais do que o dobro desse período e chegar a marcas de 2000 a 3000 horas. A utilização de óleo sintético compressor pode aumentar consideravelmente o intervalo entre as trocas, podendo atingir números de 6000, 8000 ou até 10000 horas, dependendo do tipo de base aplicada. Alguns fabricantes já falam de períodos até superiores.

As principais bases sintéticas usadas para a formulação de óleos para compressores são: PAO (Polialfaolefina), POE (Poliolester), PAG (Polialquilenoglicol), Alquilbenzeno e Ésteres. Os preços podem variar muito para cada caso, portanto, a avaliação da melhor utilização do tipo de óleo, no caso do ar comprimido, está diretamente ligada à relação custo x benefício e deve ser feita com apoio técnico.

Principais funções do óleo lubrificante para compressores

Entre as principais funções do óleo lubrificante para compressores, em sua operação, estão a facilitação das partidas, a lubrificação dos componentes, a redução de atritos entre peças móveis, o auxílio no arrefecimento, a limpeza dos componentes internos e a vedação de espaços entre as peças que são submetidas a pressões.

Onde comprar óleo para compressor?

Se você procura onde comprar óleo para compressor saiba que a Cadium conta com uma tabela de óleo para compressores completa e um portfólio abrangente, que atende aos mais variados equipamentos do mercado. Produzimos óleos de compressores de base mineral e temos parceria com importantes indústrias internacionais, das quais importamos óleo para compressor sintético de qualidade superior e de longa vida útil. Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em atendê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *