Fluidos e lubrificantes especiais para linhas de produção específicas

Algumas linhas de produção exigem fluidos e lubrificantes especiais em suas operações. Podem ser citadas a fabricação de inseticidas, tintas gráficas, laminação de alumínio, marter batch (pigmento concentrado), produtos para a limpeza industrial, lustra móveis, diluição de silicone (“pretinho” usado nos pneus), produtos automotivos, entre outras. Nessa lista ainda aparecem os aerossóis, ceras, desengraxantes e a formulação de óleos protetivos.

Para o aumento da qualidade dos produtos, bem como a otimização da produção dentro de uma boa relação custo benefício, o mercado exige mais do que os lubrificantes industriais comuns. Por isso, a Cadium Óleos Lubrificantes desenvolveu uma linha especial para atender às necessidades mais específicas da indústria em geral, que vai além dos solventes e “óleos leves”.

Solvente hidrogenado

Produtos como os fluidos hidrocarbônicos hidrogenados desaromatizados são voltados à substituição de solventes tradicionais clorados, aguarrás e querosene. São solventes hidrogenados conhecidos como removedores “ecológicos”, por serem biodegradáveis e também inodoros.

Óleo de baixa viscosidade

Um óleo de baixa viscosidade é um “óleo leve”, com maior fluidez, ideal para aplicações industriais que necessitem de resfriamento e/ou poder dielétrico. Destacam-se, dentre seus usos mais comuns, operações de usinagem, corte de metais e isolamento de transformadores elétricos.

ISOCAD

A linha ISOCAD da Cadium Óleos Lubrificantes é composta por produtos intermediários entre o solvente hidrogenado e o óleo de baixa viscosidade. São biodegradáveis, altamente puros, de baixíssimo odor e com pouca tensão superficial. Os ISOCADs possuem boa solvência, alta estabilidade química e baixa condutividade elétrica. O ponto de fugor desses produtos está acima de 100ºC e, por isso, são empregados em aplicações que necessitam de maior precaução contra incêndios.

Os produtos ISOCAD são ideais para a produção de tintas, vernizes, pesticidas, adesivos, produtos para limpeza industrial e metalworking. São, também, a base para a fabricação de lubrificantes de baixa viscosidade, especialmente o fluido para eletroerosão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *