Como escolher um óleo hidráulico ideal para sua indústria?

Os sistemas hidráulicos são extremamente importantes nos processos de fabricação industrial. Nenhum outro sistema possui tanta eficiência na transferência de energia através de pequenos tubos ou mangueiras, até para áreas de difícil acesso. Por isso, mesmo sendo uma tecnologia antiga, estes sistemas ganharam uso em larga escala e com vasta aplicabilidade nos processos industriais. E para que funcionem adequadamente, estes circuitos precisam de um óleo hidráulico de qualidade.

A energia hidráulica é conhecida como a forma de energia para máquinas mais eficiente e compacta que existe. Suas aplicações são inúmeras e podem variar de acordo com o tipo de trabalho que se deseja realizar como: empurrar, levantar, transportar cargas, entre outras.

O sistema hidráulico consiste basicamente no movimento de força através da pressurização de um fluído, resultando no que chamamos de força mecânica. Este sistema recebe o nome de circuito e normalmente é composto por uma bomba, que tem a finalidade de fazer a compressão do fluído, onde este é transportado através de tubulações até um cilindro, gerando assim a energia necessária para movimentar os motores ou equipamentos.

Tipos de óleo hidráulico

O fluído hidráulico, conhecido também como óleo para hidráulico ou óleo do hidráulico, por ser um fluído empregado em uma vasta gama de aplicações na transmissão de energia em maquinários, pode, de acordo com a necessidade e componentes do sistema, possuir três composições químicas: a de base vegetal, a de base sintética e a de base mineral, sendo esta última, a composição mais usada pela indústria.

O que é óleo hidráulico?

óleo hidráulico mineral possui derivados do petróleo em sua composição, sendo formulado com óleos básicos parafínicos refinados de alta qualidade, e acrescido de aditivos antioxidante, antiespumante e antidesgaste, que o torna um o produto apto para desempenhar as mais severas e exigentes condições de operação. A Cadium Óleos Lubrificantes oferece para a lubrificação dos sistemas hidráulicos de sua empresa, o que há de mais moderno em óleo hidráulico de base mineral tipo HLP e HLPD: a linha de lubrificantes KMIRA.

Em circuitos mais complexos onde há a exigência de fluídos “resistentes ao fogo”, a Cadium Óleos Lubrificantes desenvolveu uma moderna linha de óleos hidráulicos formulados com ésteres orgânicos, com alta capacidade de biodegradabilidade e totalmente isento de óleos minerais, tornando a nossa linha de lubrificantes SINTESA ISO, amiga do meio ambiente.

Nos equipamentos de alta performance onde se necessita de um maior prazo para a troca dos óleos hidráulicos, é indicado a utilização de lubrificantes de base sintética, como os da família NUBIRA SYNTH que são produzidos pela Cadium Óleos Lubrificantes, e são formulados com ésteres de primeira, para atender aos mais exigentes padrões de qualidade.

Todos os óleos hidráulicos da Cadium Óleos Lubrificantes possuem elevada estabilidade à oxidação, permitem boa separação da água que possa entrar no sistema, têm baixa formação de espuma, excelente aditivação contra a ferrugem e corrosão, além de atender à norma DIN 51.534.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *