Qual a importância de um bom óleo dielétrico na eletroerosão?

As operações de usinagem por eletroerosão são largamente aplicadas à indústria em geral. Nos processos tradicionais de usinagem há muita geração de calor e tensões na superfície usinada, o que acaba afetando a qualidade da peça e seu acabamento. Já na eletroerosão, é possível controlar a ação das ferramentas sobre os itens usinados, o que permite alta produtividade e excelentes resultados.

Óleo para eletroerosão

No processo de eletroerosão, os materiais envolvidos devem ser altamente condutores de eletricidade. A ferramenta, que produz o efeito de erosão, chamada de eletrodo, é mergulhada juntamente com a peça a ser usinada em um recipiente contendo um fluido isolante, conhecido com óleo dielétrico ou fluido dielétrico para eletroerosão.

Para maior segurança e qualidade nos resultados, o óleo para erosão usado nesse processo de usinagem deve ser de alta performance. Especialmente em operações de eletroerosão por penetração, o lubrificante industrial ideal irá apresentar elevado ponto de fulgor (acima de 100°C) para evitar incêndios, além de ser inodoro e incolor. A estabilidade à oxidação é outro ponto importante, além da condutividade térmica, que deve ser elevada, de forma a refrigerar as gotas de metal expelidas da zona de erosão.

Além dessas características fundamentais, o fluido dielétrico deve remover as partículas erodidas, ampliar a densidade do canal de plasma e, por fim,resfriar o eletrodo e a peça. A viscosidade do óleo dielétrico para eletroerosão tem influência direta sobre os índices de taxa de remoção de material e do desgaste relativo, bem como sobre a refrigeração dos eletrodos. Quanto menor a viscosidade, melhor as características de escoamento do fluido.

Ecologicamente correto, um bom fluido para eletroerosão apresenta baixa toxidade, sendo minimamente agressivo ao ser humano. Fluidos sintéticos com menores adições de aromáticos vêm sendo usados para evitar problemas respiratórios, dermatites e intoxicações. Mesmo assim, é recomendado o uso de equipamentos de proteção individual além do cuidado no armazenamento desses produtos.

O Óleo para Eletroerosão por Penetração LIKVA EL 3 da Cadium reúne todas os atributos essenciais exigidos pelas melhores indústrias do mercado, tendo alta performance e segurança nos processos de usinagem por eletroerosão.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *