A Importância de um Óleo Têxtil de Qualidade

A indústria têxtil necessita de produtos para lubrificação adequados para sua produção. Pois, é fato, que a falta de lubrificantes corretos provoca superaquecimento de peças e, como consequência, o desgaste prematuro delas. Essa abrasão (desgaste por fricção) pode provocar manchas verticais escuras nos tecidos, gerando perdas e queda de produtividade.

Óleo para máquina de costura: aplicação

Ao contrário do que muitos podem pensar, trabalhar com óleo lubrificante para máquina de costura em excesso não quer dizer que esteja havendo maior lubrificação. Nesses casos, pode ocorrer manchas verticais claras nos tecidos, o que provoca aumento de custos de produção ao ter que intensificar a tinturaria para cobrir as marcas indesejadas.

Escolha do óleo para máquina de costura industrial deve seguir critérios técnicos

Um bom óleo lubrificante têxtil deve ter poder penetrante para lubrificação das áreas de contato e das peças, como mancais de teares, guias verticais, e acessórios como agulhas, platinas e outros. Além disso, é fundamental que a substância seja lavável, ou seja, de fácil remoção dos tecidos, caso haja impregnação do produto.

Ao se escolher um lubrificante correto e o aplicar da forma recomendada pelo fabricante do equipamento, ganha-se maior desempenho das partes móveis do maquinário, evita-se o desgaste das agulhas, além de prevenir o travamento da máquina na partida a frio. Com alto poder de lubrificação, um óleo mineral altamente hidrogenado, confere maior estabilidade térmica aos equipamentos, proteção anticorrosiva e prevenção da formação de gomas e resíduos oxidados.

Conheça a linha de lubrificantes industriais FARBO da Cadium, voltada especialmente para o segmento têxtil. São óleos minerais brancos hidrogenados de alta pureza e excelente performance que podem ser aplicados em teares circulares, máquinas de costura e máquinas de confeccionar meias e malhas.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *