Vaselina Sólida: O que é e para que serve?

Conhecido também como gelatina do petróleo ou petrolato sólido, a vaselina sólida é um produto de origem mineral, derivado do petróleo.

Originalmente a vaselina sólida era produzida a partir de um subproduto derivado do petróleo cru, que recebia o nome de petrolato. Com a evolução tecnológica, as vaselinas sólidas passaram a ser formuladas a partir de óleos básicos selecionados derivados de petróleo, misturados às parafinas e a aditivos especiais de alta qualidade, gerando assim um produto final de consistência pastosa e com uma elevada estabilidade físico-química

A vaselina é hidrófoba, ou seja, praticamente não se dissolve em água. Também é praticamente insolúvel em álcool, sendo solúvel na maioria dos solventes orgânicos como éter, clorofórmio, benzeno entre outros. A vaselina sólida por ser pouco reativa, é muito utilizada como componente na base de fabricação de muitos produtos.

Vaselina Sólida Medicinal

A vaselina sólida medicinal (farmacêutica) ou vaselina sólida USP é um produto formulado a partir da mistura de óleos hidrogenados atóxicos e das parafinas macro e micro cristalinas. Por ser produzida com componentes com baixíssimos teores de carbonos aromáticos, as vaselinas solidas medicinais ou USP apresentam uma excelente maciez ao toque, são isentas de odor e são absolutamente neutras.

Apresentam um aspecto sólido pastoso e uma coloração branca. Podem ser produzidas em vários graus de consistência de acordo com necessidade da aplicação. As vaselinas USP produzidas pela CADIUM são comercializadas como a denominação de SPARK VISKO.

A vaselina Sólida USP é utilizada pelas indústrias farmacêuticas nas formulações de medicamentos, cremes, pomadas e emolientes. Também é utilizada como desmoldante nos processos de fabricação de pães, massas, biscoitos, balas e outros produtos alimentícios. Em cosméticos, por ser um produto inerte e não agressivo à pele, é usada para produzir cremes hidratantes, desodorantes, emulsões, entre outros.

Vaselina Sólida de Grau Técnico

A vaselina sólida de Grau técnico em razão de sua composição e característica, é um produto que apresenta um amplo espectro de aplicações. Tem grande desempenho como desmoldante na produção de espumas e borrachas.  Como lubrificante na industria automotiva. É também utilizada na produção de lubrificantes atóxicos para a indústria alimentícia e de insumos veterinários.

Por ser produzida com óleos hidrogenados, parafinas selecionas e aditivos especiais,possui  uma excepcional qualidade de desempenho e de pureza. A linha de vaselina sólida de Grau Técnico produzida pela CADIUM, recebe a denominação de SPARK CIRO.

Vaselina Sólida de Grau Industrial

São vaselinas sólidas formuladas com óleos básicos de primeiro refino, gerando um produto de qualidade elevada para uso nas mais diversas aplicações industriais como lubrificante para reparos de válvulas de descargas, como facilitador da passagem de fios em conduítes ou para o encaixe de pneus em borracharias.

O produto ainda pode ser aplicado para proteger esquadrias de alumínio de queimaduras de cimento ou de respingos de tinta antes de pinturas e reformas, além de ser repelente de umidade para peças metálicas como saias de máquinas de lavar e de geladeiras, entre outras aplicações. A linha SPARK BASIC compreende as vaselinas de grau industrial que a CADIUM produz.

10 Comentários

  1. Prezados,
    Seu site é formidável e gostaria de uma ajuda se possível, sou docente do SENAI Lauro de Freitas – Bahia e estou elaborando um PROJETO FINAL DE CURSO com alunos do curso Técnico de Petroquímica e temos uma grande dúvida quanto aos motivos e soluções para evitar o aparecimento de bolhas durante o envase de Vaselina em tambores metálicos de 200 litros. Voces poderiam nos ajudar? muito obrigado.

    • Prezado Felipe,
      Na Cadium essa falha no processo não ocorre.
      Provavelmente existe algum erro na metodologia aplicada na produção de sua empresa.
      Para que possamos averiguar o que pode estar ocorrendo, necessitamos primeiramente ter ciência detalhada de como funcionada seu processo de produção e envase, e os tipos de equipamentos que vocês operam.
      Esperamos ter lhe ajudado em algo neste sentido.
      Estamos a sua disposição.
      CADIUM

    • Bom dia Inês!
      A vaselina sólida tem como função ser um emoliente, e as indústrias cosméticas a utiliza como veículo para a fabricação de seus cosméticos. Na pele, espera que a vaselina, por ser oleosa, tenha uma ação hidratante. “Encher” os poros de vaselina, não irá contribuir muito para uma ação antitranspirante.
      No mercado são comercializados vários tipos de vaselinas, mas a que poderá ser utilizada como uso tópico, tem que possuir elevado grau de pureza e ser atóxica (grau USP). http://www.cadium.com.br/work/vaselina-solida-de-grau-usp-spark-visko-series/
      Vaselinas de grau industrial (geralmente amareladas), são formuladas com compostos “não puros”, que podem causar irritação na pele e até dermatites.
      Espero ter ajudado.
      Atc,
      CADIUM LUBRIFICANTES.

  2. Minha. Esposa. EstA. Com. Uma. Lesão. Varicosa. Quase. Sarada. Só que. Ao. Fazer. Curativo. Com. Óleo. Mineral. A fase. Gruda. Ela sente. Muita. Dor. ,,vaselina. Sólida. Seria a solução. Para. Não. Grudar. ?????

    • Sr. Clécio, bom dia”
      Tanto a vaselina como o óleo mineral são produtos que irão hidratar a pele, deixa-la menos seca, mas por serem produtos inertes, não possuem como função a de cicatrizar ou curar feridas. A sua aplicação é apenas tópica, para deixar a pele mais “oleosa”.
      Aconselhamos o Sr. a procurar um médico, que indicará o uso de uma medicamento que será mais adequado para a recuperação de sua esposa.
      Atc.
      CADIUM LUBRIFICANTES

  3. boa tarde, meu filho joga beisebol e foi indicado por um amigo a passar vaselina na luva de couro para maior duração e amolecimento do couro. queria saber se saber me indicar qual dos tipos é a mais recomendada.

    grato

  4. Olá!

    Posso usar a vaselina medicinal para lubrificar peças aonde tem borracha e metal? Esse tipo de vaselina ataca plásticos e borrachas?
    Sempre utilizei vaselina medicinal quando preciso lubrificar peças que ficam em contato com plástico e borrachas acredito que esse tipo de vaselina seja a menos agressiva nestes materiais, estou certo?

    Obrigado.

    • Prezado Anderson,
      A vaselina medicinal (produto incolor) normalmente é utilizado na confecção de borrachas de coloração clara.
      Para o desmolde de borrachas comuns é mais comum utilizar a vaselina industrial (produto amareloado) simplesmente por ser mais barato.

      Segue abaixo links com informes sobre este assunto em nosso Blog:
      http://www.cadium.com.br/2018/07/10/voce-sabe-para-que-serve-a-vaselina-industrial/
      http://www.cadium.com.br/2017/11/07/vaselina-solida-serve-como-lubrificante/

      Cabe esclarecer que alguns tipos de elastômeros possuem a propriedade de absorver óleos minerais e vaselinas que entram em contato com o mesmo.
      Neste caso, antes de lhe responder adequadamente seu questionamento, é necessário termos ciência de que tipo de plástico e borracha está sendo aplicado a vaselina.

      Para uma lubrificação temporária a vaselina até serve. Mas, para uma lubrificação constante e a longo prazo, a borracha poderá absorver o produto (óleo ou vaselina de base mineral).
      Se sua aplicação for para peças de uso hospitalar, já faz sentido aplicar a vaselina de uso medicinal.

      Esperamos ter lhe auxiliado.
      Havendo necessidade de maiores informações, entre em contato conosco através dos dados abaixo:

      55 (11) 4047-9292
      55 (11) 97587-7837 (WhatsApp)
      contato@cadium.com.br

      Atenciosamente,
      CADIUM LUBRIFICANTES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *