O que é um Verniz Protetivo para peças usinadas?

Estatísticas informam que em torno de 2% da produção mundial de aço e corroída pela ação da oxidação do metal. É fácil de entender os prejuízos causados pela ferrugem e os custos adicionais necessários para reparar, substituir ou corrigir estas peças, além dos custos despendidos com a mão de obra para esta manutenção e pela paralisação da produção para a correção do problema.

Para minimizar este problema a indústria fabricante de lubrificante desenvolveu o óleo protetivo e/ou o fluído antioxidante que se corretamente aplicados sobre as peças usinadas, contribuem para retardar o efeito da oxidação e corrosão sobre o metal.

Como há vários tipos de processos de usinagem, onde peças não são finalizadas imediatamente, sendo enviadas para serem armazenadas e posteriormente seguir o processo de industrialização, para estas peças metálicas se faz uso da aplicação do verniz protetivo para metais.

O verniz protetivo também é indicado para aplicação de peças que são transportadas entre as unidades fabris, inclusive para cidades diferentes, e tem grande aplicação nas peças metálicas que são transportadas por via marítima, ou que sejam estocadas próximo à área litorânea. O verniz protetivo para estes casos têm grande importância para evitar o ataque das peças metálicas pela ação da maresia e também em peças que estão expostas em ambientes corrosivos.

O verniz protetivo antioxidante é recomendado para a proteção antiferruginosa nas superfícies de vários tipos de peças metálicas como chapas, tubos, eixos, pinos, engrenagens, cabos, correntes, peças usinadas que necessitem ficar armazenado por certo período entre as operações de produção. O verniz protetivo antioxidante também pode ser aplicado para a proteção de peças usinadas expostas ao tempo.

Quais as principais características que um bom Verniz Protetivo Antioxidante deve possuir?

O verniz protetivo antioxidante é formulado com resinas sintéticas, e ao ser aplicado sobre a peça metálica, cria-se uma película seca e resistente e com uma secagem muito rápida.

Um bom verniz protetivo antioxidante para ser utilizado entre operações de usinagem deve possuir uma característica muito importante que é a sua facilidade de remoção, normalmente com o uso de um solvente como o thinner, a aguarrás ou álcool anidro.

O verniz protetivo de boa qualidade pode ser utilizado na proteção de metais ferrosos e não ferrosos. O verniz protetivo é adequado para uso em materiais que serão submetidos ao manuseio ou expostos em prateleiras.

Para que o verniz protetivo apresente um desempenho adequado, ele dever ser utilizado puro e concentrado. Preferencialmente a aplicação deve ser feita por imersão para que se forme um filme uniforme sobre a peça metálica.

Para as peças de grande dimensão o verniz protetivo deve ser aplicado com pincel, rolo ou por pulverização com pistola de spray. As peças metálicas deverão ser previamente limpas com um desengraxante biodegradável e deixadas totalmente isentas de óleos provenientes do processo de usinagem e também não deve conter materiais particulados que possam comprometer a formação do filme.

Quais as vantagens para o uso de um Verniz Protetivo Antioxidante?

O verniz protetivo antioxidante por oferecer uma secagem rápida e por estar disponível em vários tipos de cores, também pode ser utilizado para colorir as superfícies metálicas com o objetivo do embelezamento estético ou decorativo das peças usinadas. A película protetora formada pelo verniz anticorrosivo protetivo é resistente ao impacto, atrito e fricção, o que permite que ele seja aplicado em uma larga gama de produtos.

Cabe esclarecer que o verniz protetivo antioxidante deve ser aplicado para aumentar a resistência das peças metálicas contra a corrosão, mas ele não é um produto indicado para remover oxidações pré-existentes.

Devido a sua facilidade de aplicação e de remoção o verniz protetivo para peças usinadas tem um excelente custo benefício e está cada vez mais sendo empregado nas indústrias metalúrgicas em substituição aos óleos protetivos tradicionais. Em algumas operações de soldagem pode ser utilizado o verniz protetivo para solda antes do início da operação em substituição ao óleo antirespingo de solda.

Hoje encontramos no mercado o verniz protetivo sendo disponibilizado em diversos tipos de cores, a saber:

  • Verniz protetivo vermelho, também chamado de verniz anticorrosivo vermelho;
  • Verniz protetivo laranja;
  • Verniz protetivo amarelo;
  • Verniz protetivo incolor;
  • Verniz protetivo preto.

O verniz para proteção de peças usinadas forma uma película micrométrica que para algumas aplicações entre operações de proteção interoperacional, a sua remoção é ate dispensada. O filme formado pelo verniz protetivo também apresenta elevada resistência à vibração e dilatação térmica, pois forma um filme resistente e que apresenta baixo escorrimento durante a aplicação.

O verniz protetivo para peças usinadas quando bem aplicado penetra nas frestas e cavidades das peças usinadas aumentando a proteção anticorrosiva, notadamente entre as superfícies geradas no processo de soldagem.

O custo benefício vantajoso somado à facilidade de aplicação e o excelente resultado de proteção antioxidante fornecido, faz com que o uso do verniz protetivo seja a cada dia mais utilizado, sendo uma ótima alternativa para a melhora do processo de proteção interoperacional de tratamento das peças usinadas.   

Verniz para a proteção de peças usinadas aonde pode ser encontrado?

  • Você necessita melhorar o processo de proteção de suas peças metálicas usinadas?
  • Está à procura de um fluido protetivo antioxidante que atenda às suas necessidades?

Saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de óleo protetivo antioxidante temporário e de verniz para proteção de peças usinadas em várias cores para o atendimento dos mais diversos tipos de aplicações. A nossa equipe técnica esta capacitada e aguardando o seu contado para indicar o melhor produto para o atendimento de sua necessidade.

Comercializamos o produto nas seguintes embalagens:

  • Verniz para proteção de peças usinadas 1 Litro;
  • Verniz para proteção de peças usinadas 5 Litros;
  • Verniz para proteção de peças usinadas 20 Litros.

Faça sua compra agora clicando no link: https://loja.cadium.com.br/category/linha-industrial/protetivo-anticorrosivo/verniz/

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *