O que é o Óleo Hidráulico Biodegradável?

Cabe informar que no início da década de 90 do século passado, começou a existir a preocupação com a redução das agressões ao meio ambiente e ao ser humano, e tal movimento também chegou à fabricação dos lubrificantes industriais.

Mais recentemente, no início deste século a formulação do óleo lubrificante biodegradável se tornou viável em termos de custo e de desempenho, e em paralelo, foi desenvolvido o óleo hidráulico biodegradável, que inclusive passou a ser recomendado para sistemas que operam em condições severas de temperatura, pressão e vazão.

A formulação do óleo hidráulico biodegradável chegou a ponto tão alto de evolução tecnológica, que hoje além de ser usado em aplicações que necessite de alta proteção ao desgaste, também é aplicado em operações onde se necessite de um fluido com alto ponto de fulgor. É o conhecido óleo hidráulico antichama, por ser auto-extinguível e não propagar a chama.

Outro ponto favorável do óleo hidráulico biodegradável é o de possuir excelente compatibilidade com a maioria dos materiais de vedação tanto os confeccionados com borrachas, como os com materiais plásticos.

O óleo lubrificante hidráulico há décadas é utilizado como meio de transmissão de energia em máquinas hidráulicas, mas o grande volume até então utilizado pelo mercado é o do óleo hidráulico mineral, que é formulado com a mistura de óleos básicos minerais derivados do petróleo. Tem uma grande vantagem de apresentar um baixo custo, mas não é solúvel em água e pode provocar danos ambientais em caso de vazamentos.

Com o desenvolvimento do óleo hidráulico biodegradável, criou-se um lubrificante solúvel em água que minimiza os riscos ambientais em caso de derramamento, pois este se dissolve e se decompõem facilmente na água, além de apresentar uma baixa contaminação desta.

Quais as vantagens para o uso do óleo hidráulico biodegradável?

Como já mencionado, a maior vantagem do óleo hidráulico biodegradável é ele ser um fluido totalmente solúvel em água. Só que em comparação com o fluido hidráulico mineral, o óleo hidráulico biodegradável apresenta um baixo ponto de fluidez, um elevado ponto de fulgor, um alto índice de viscosidade, uma baixa volatilidade e uma reduzida toxidez.

O óleo hidráulico biodegradável normalmente recebe uma aditivação que amplia a sua resistência à oxidação, além e garantir uma excelente proteção contar o desgaste, a corrosão e ferrugem, e não se espera que ataque o cobre e as suas ligas, o que permite utilizá-lo em vários tipos de equipamentos.

Em que aplicação é utilizada o óleo hidráulico biodegradável?

O óleo hidráulico biodegradável pode substituir o óleo hidráulico 68 mineral em quase todas as suas aplicações, mas isso só não ocorre devido ao custo mais elevado do óleo hidráulico 68 biodegradável.

Em razão de ser um lubrificante que não agride o meio ambiente e ser biodegradável, o óleo hidráulico solúvel tem grande aplicação nos seguintes seguimentos:

  • Na mineração sendo empregados em motores hidráulicos e transmissões hidrostáticas;
  • Na agricultura na lubrificação de implementos agrícolas;
  • Na indústria metal mecânica quando não se deseja trabalhar com lubrificante de base mineral;
  • Juntos as fundições como óleo hidráulico antichama;
  • Em plataformas marítimas onde se necessita minimizar o risco de contaminação do mar devido a vazamentos;
  • Em usinas hidroelétricas nos sistemas hidráulicos de potência.

Hoje a denominação de óleo hidráulico biodegradável não está totalmente assimilada pelo mercado e com isso, este lubrificante pode ser encontrado pelos seguintes nomes: óleo lubrificante biodegradável, fluído hidráulico biodegradável, óleo biodegradável, óleo hidráulico de base sintética biodegradável, óleo lubrificante ecológico ou fluído lubrificante ecológico.

Se você está à procura de um óleo hidráulico industrial ou um óleo hidráulico biodegradável, saiba que a CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de lubrificante industrial e de óleo hidráulico sintético para aplicação nas mais exigentes e severas operações. Ficamos no aguardo de sua consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *