Qual o melhor lubrificante para trefila?

Antes de responder sobre qual o melhor lubrificante para trefila, cabe inicialmente uma pequena explicação de como é um processo de trefilação ou trefilagem.

O processo de trefilação foi desenvolvido quando se verificou a grande dificuldade existente para se fabricar fios metálicos com diminutas dimensões. Até então este processo de fabricação de pequenos fios se restringia aos metais preciosos, que eram feitos em formas planas por simples martelamento manual.

A trefilação é uma operação mecânica que consiste na passagem de um metal (perfil, barra, tubo ou fio), através de uma ferramenta ou matriz (chamada de fieira ou trefila), que tem um formato externo cilíndrico contendo um furo em seu centro, para se obter um produto com diâmetro menor, sendo que é utilizada nesta operação uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz.  

Este escoamento é produzido pela combinação das forças compressivas provenientes da reação da matriz sobre o metal, com a força tracionadora, onde a passagem do metal pela fieira provoca a redução da seção.

Normalmente este tipo de operação é feita a frio, onde ocorre alterações das propriedades mecânicas do material do fio, com o aumento da sua resistência mecânica, e também se consegue obter tolerâncias dimencionais mais exatas, além de paredes mais finas e melhor acabadas no caso de tubulações, em relação a uma conformação a quente.

As operações de trefilação de barras e de tubos são feitas em máquinas que trefilam estas peças individualmente e com comprimento determinado, as chamadas bancadas de trefilação. Já a trefilação de arames é realizada em máquinas de trefilação contínuas, onde o arame é produzido em forma de rolos.

Por que se utiliza lubrificante para a trefilagem?

Utiliza-se lubrificante para trefilagem com a finalidade de se criar uma película de óleo para trefilação entre a superfície de contato do metal com a ferramenta. O objetivo do uso do óleo de trefila é reduzir o desgaste da fieira, além de obter um fio ou uma barra com bom acabamento superficial. O lubrificante para trefila também atua para reduzir a força de tração necessária para alongar o material e também tem a função de resfriar a fieira.

O óleo para trefilação e estiramento de vergalhões e de fios de metais não ferrosos, são normalmente produtos emulsionáveis em água de com concentração de uso decrescente em relação à diminuição do diâmetro do fio.

Normalmente as temperaturas usuais de trabalho do lubrificante para trefilação são de 40ºC a 60ºC. Abaixo dessa faixa, a viscosidade é baixa e o fluido para trefila não adere ao fio. Acima dessa faixa a emulsão perde a ação lubrificante e refrigerante.

Durante o processo de trefilação, normalmente partículas metálicas são incorporadas ao óleo para trefila. Essas partículas devem ser retiradas do óleo de trefilação, com o uso de um filtro, pois se estas partículas voltarem a circular poderão prejudicar o acabamento superficial do fio e aumentar o desgaste das fieiras, além de comprometer as características lubrificantes do fluído para trefila.

O processo de lubrificação da trefila pode ser feito de duas maneiras de acordo com o tipo de maquina de trefilar: ou por imersão onde as fieiras estão submersas num banho de óleo para trefilagem, ou por aspersão, onde um jato de lubrificante de trefilação é dirigido a cada fieira.

Como escolher o melhor lubrificante para trefilação de cobre e outros metais?

A escolha do lubrificante para trefilação de cobre e outros metais deve-se basear em várias informações como o tipo de material que será trefilado, o tipo de máquina, o número de reduções que serão feitas e a velocidade de trefilação.

Um bom óleo para trefilação de arame deve apresentar as seguintes características:

· Permitir a completa separação das superfícies da matriz e do material que está sendo trefilado;

· Ser resistente à deterioração às temperaturas da trefilação;

· Propiciar um bom acabamento superficial e a precisão dimensional do material trefilado;

· Reduzir o atrito entre a fieira e o material que se deseja trefilar;

· A lubrificação na trefilação eleva a capacidade de evitar o engripamento;

· Auxiliar na redução da força de trefilação;

· Reduzir o desgaste da fieira com o consequente aumento da sua via útil;

· Capacidade de manter a superfície do fio isenta de resíduos carbônicos provenientes das operações de tratamento térmico de recozimento;

· O óleo para estiramento de vergalhões melhora a produtividade do processo.

Quer saber um pouco mais sobre óleo lubrificante para trefilação?

A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de óleo lubrificante para trefilação. São produtos com tecnologia avançada, que podem ser utilizados para a trefila de fios grossos a até fios capilares, além da trefila primaria de arames de alumínio, cobre e outros metais.

Os nossos lubrificantes para trefilação são formulados com aditivos especiais e disponíveis na forma de óleo integral para trefila e óleo emulsionável para trefila. Temos lubrificantes de base mineral, vegetal e sintética, especialmente formulados para o atendimento dos mais severos processos de trefilação. 

Os lubrificantes de trefilação da CADIUM LUBRIFICANTES produzem fios e arames com superior qualidade de acabamento superficial, sem a presença de manchas e mantendo as máquinas limpas durante o processo.

Se você tem um problema de lubrificação no processo de trefilação, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES. Nossa equipe técnica indicará o produto ideal para a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *