Desmoldante para fôrmas de concreto: quando utilizar o produto?

O desmoldante para fôrmas de concreto é um produto utilizado para evitar que restos de concreto fiquem aderidos na fôrma. O desmoldante para concreto é um produto líquido, que cria uma fina camada oleosa entre os materiais, e com isso, permite o reaproveitamento do molde ou da fôrma usada em uma construção.

Deve-se deixar claro que o desmoldante para concreto estampado como cria uma película de separação entre a fôrma e o concreto, este pode interferir na hidratação e no desempenho do concreto. Por isso, é fundamental o uso de um bom desmoldante líquido para concreto, para que se consiga uma melhora no acabamento final, e com a conseqüente diminuição da formação de fissuras na superfície durante o processo de retirada da fôrma. Um óleo desmoldante para fôrma metálica de baixa qualidade também pode comprometer a permeabilidade da superfície do concreto, e dificultar a aderência deste com o revestimento a ser construído.

Em resumo podemos dizer que o uso do óleo desmoldante para concreto tem como objetivo maior, a possibilidade da reutilização das fôrmas e facilitar a retirada das estruturas de concreto destas fôrmas.

Como é Aplicado o Desmoldante para Fôrmas de Concreto?

Dependendo do tamanho da obra e da quantidade de fôrmas ou moldes, o desmoldante para fôrmas de concreto pode ser aplicado com o uso de uma bomba costal. Neste caso, o operador fazendo uso de uma mangueira com gatilho na ponta realiza o trabalho de espalhamento do desmoldante para fôrma de concreto sobre as superfícies das fôrmas. A aplicação do desmoldante para concreto 200l com o uso e uma bomba costal ou um aspersor, garante uma melhor qualidade final ao serviço, ao produzir uma camada uniforme de óleo para desenformar concreto em toda a fôrma.

Para obras de pequeno porte, o agente desmoldante para concreto pode ser aplicado com brocha, rolo de pintura, escovão ou com pincéis. Cabe esclarecer que o uso destes equipamentos pode produzir uma camada muito irregular de desmoldante para concreto estampado na superfície da fôrma, o que poderá comprometer a qualidade final do produto e dificultar a aderência do revestimento ao concreto.

Normalmente é indicado que a aplicação do desmoldante para fôrma ocorra com uma hora de antecedência antes da concretagem. Deve-se evitar que o desmoldante concreto estampado seja aplicado com muita antecedência, para que não ocorra impregnação de sujeira ou a contaminação com água de chuva.

Qual o tipo de óleo desmoldante para concreto é mais utilizado?

Cabe esclarecer que existem diversos tipos de óleo desmoldante para concreto no mercado, sendo que muitos na busca errada por economia de custos fazem uso de um desmoldante caseiro para concreto, o que é um grande erro, pois a qualidade final do produto normalmente é comprometida.

O fluido desmoldante pode ser utilizado em qualquer tipo de fôrmas, sendo que alguns possuem uso restrito de acordo com o tipo do material que compõe a forma: madeira, metal ou plástico.

Podemos classificar o desmoldante de concreto nas seguintes categorias:

  • Desmoldante a Base de Óleo:

O desmoldante a base de óleo é formulado com óleos integrais, de origem vegetal ou mineral e ele não é solúvel em água. Ele é largamente aplicado no desmolde de fôrmas de madeira e de metal. Têm como característica a formação de um filme bem homogêneo na superfície da forma de concreto. A qualidade do concreto obtido é muito boa, o único problema está em que se a aplicação não for bem feita, poderá ocorrer o surgimento de pequenas bolhas na superfície do concreto. O desmoldante base óleo é mais indicado para fôrmas metálicas devido à menor possibilidade de causar oxidação nos moldes.

  • Desmoldante a Base de Água:

O desmoldante a base de água têm a característica de que o óleo contido em sua formulação pode ser emulsionado com a água, e com isso, se reduz o custo do produto e da aplicação, propiciando um aumento de rendimento. Apesar de ser um desmoldante para concreto base água que é diluído em água, ele recebe uma aditivação eficiente que o permite também proteger as fôrmas metálicas contra a oxidação, e as fôrmas de madeira contra o ressecamento, propiciando um alto índice de reaproveitamento das fôrmas. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o uso do desmoldante ecológico para concreto formulado com produtos de base vegetal, tem aumento significativamente junto ao segmento da construção civil. A indústria metalúrgica utiliza muito lubrificante a base água como desmoldante para a fundição de alumínio.

  • Outros tipos de Desmoldante de Fôrma para Concreto:

Pode ser encontrado no mercado desmoldante de fôrma para concreto à base de ceras parafínicas, de vaselina sólida desmoldante e os formulados com ácidos graxos biodegradáveis. São produtos de excelente desempenho e que propiciam um acabamento com alto grau de qualidade, mas são indicados para usos específicos, pois possuem um custo bem superior.

Qual o melhor desmoldante para concreto?

O melhor desmoldante para concreto é aquele que quando da operação de desmolde, propicia uma fácil remoção e não fica impregnado na superfície do concreto. Ele tem que ter como característica,  permitir que a superfície da fôrma fique pronta para receber um novo revestimento, sem que se haja a necessidade da limpeza do molde após cada operação. E principalmente que auxilie no processo de retirada das fôrmas, sem prejudicar a qualidade da superfície do concreto.

Como evitar que o concreto grude na fôrma?

Como evitar que o concreto grude na fôrma? A resposta é simples: não invente! O uso de um desmoldante caseiro para forma de concreto pode comprometer a qualidade do seu produto final. Redução de custo tem limite! Use em seu processo um bom desmoldante para concreto de alto rendimento.

Gostou deste texto? Em breve divulgaremos mais conteúdo sobre este produto e esta aplicação. E se estiver precisando de um desmoldante concreto, entre em contato com a CADIUM LUBRIFICANTES, que a nossa equipe técnica indicará o produto ideal para a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *