Como escolher o melhor óleo para brunimento?

Antes de falarmos sobre óleo para brunimento, primeiro vamos explicar o que é brunimento.

É um processo de usinagem por abrasão. Muitas pessoas nem sabem o motivo da existência de ranhuras na camisa do motor. Estas marcas feitas nos cilindros são realizadas por um processo de usinagem chamado de brunimento. É uma operação que visa à melhora dimensional e do acabamento da superfície interna do cilindro.

A operação de brunimento é mais rápida e possui maior precisão que os outros processos de usinagem. Ela tem como finalidade a de obter a perfeita vedação do cilindro, para que ocorra a retenção do óleo lubrificante para motor, e assim possibilitar que seja realizada a perfeita lubrificação das paredes dos cilindros e a conseqüente dissipação do calor gerado entre anel e o cilindro, e isso só se obtêm através da rugosidade gerada na operação de brunimento. Em resumo, podemos dizer que o brunimento é uma operação que visa proporcionar o dimensionamento correto e o acabamento nos cilindros, gerando a rugosidade precisa.

Cabe esclarecer que se as paredes dos cilindros fossem lisas, o óleo lubrificante acabaria rapidamente escorrendo para os anéis e até para o cárter, e com isso o motor passaria a trabalhar sem a lubrificação adequada com a conseqüente possibilidade do seu travamento. Por isso, a operação de usinagem por brunimento é muito importante.

Quais as características de um óleo de brunimento?

No processo de brunimento como ocorre um grande atrito entre as peças e para que não ocorra um alto desgaste na operação, se faz necessário o uso de um bom óleo de brunimento.

No passado não muito distante, muitas empresas utilizavam óleo diesel ou querosene tanto para o processo de usinagem como para o de limpeza das peças. As atuais Normas Reguladoras proibiram o uso deste tipo de solvente nesta operação, já que estes produtos possuem baixo ponto de fulgor, colocando em risco de incêndio o ambiente e a saúde do operador, devido aos vapores gerados na operação.

Para se eliminar estes riscos operacionais e para o atendimento da Norma Operacional NR 20 e do aumento da segurança do operador, foi desenvolvido o óleo lubrificante para brunidores que além de auxiliar no resfriamento da peça ao longo do processo, não exala odores nocivos e não é inflamável.

Normalmente para que o lubrificante para brunimento possa realizar corretamente a operação, ele deve possuir uma baixa viscosidade, de tal maneira que ela não é baixa demais para realizar a deposição de resíduos na máquina, e nem elevada de mais para demorar a decantar no sistema de filtração.

Cabe esclarecer que o fluído de brunimento é muito sensível à contaminação por outros óleos. A contaminação do óleo refrigerante para retífica pode causar um efeito negativo sobre a ação do corte. A contaminação do óleo solúvel para retífica deve se evitada a qualquer custo, principalmente se a contaminação ocorrer por desengraxante alcalino ou pelo solvente de limpeza usado no maquinário.

Por se tratar de uma operação de muita precisão, o uso do fluído para brunimento é fundamental para o processo, pois a perfeita lubrificação auxilia na dissipação do calor formada na operação, propiciando a perfeita formação da rugosidade especificada dos cilindros.

Atualmente devido às pressões trabalhistas, está aumentando a procura para a utilização do óleo sintético para retífica em substituição ao óleo integral para brunimento.

Qual a importância do óleo de brunimento na usinagem de cilindros?

O processo de brunimento busca a precisão em um processo de usinagem, garantindo a exatidão das superfícies cilindras, e o uso de bom óleo de brunimento tem os seguintes objetivos:

  • Melhorar a superfície da peça usinada;
  • O aumento da produtividade;
  • A redução do uso de lubrificante na operação;
  • Aumentar o poder de remoção dos cavacos;
  • Reduzir do custo de reposição do ferramental;
  • O fluido brunimento possui um melhor custo x benefício em relação ao uso de solventes;
  • É um produto pouco agressivo ao operador e ao ambiente de trabalho.

A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de fluído sintético para usinagem, de óleo solúvel para retífica e de óleo integral de brunimento indicados para os mais severos serviços de usinagem. Entre em contato com a nossa equipe técnica se o seu problema é a necessidade de um bom óleo para retífica.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *