Como escolher o melhor óleo lubrificante antigotejante?

Primeiramente vamos tentar explicar a necessidade do uso de um óleo lubrificante antigotejante.

A evolução tecnologia criou máquinas operatrizes (tornos) que usam muitas matérias plásticas em suas guias, com o objetivo de obter uma maior precisão de posicionamento com micro avanços mais precisos, e assim diminuir o coeficiente de atrito das guias. Mas estudos demonstraram que tais objetivos começaram a não ser alcançados devido ao uso do fluído de corte solúvel em água.

Os estudos confirmaram que uso do óleo de corte solúvel afetava negativamente o coeficiente de atrito das guias e barramentos em função da corrosão, da formação de depósitos, além da colagem ou redução da capacidade do óleo de formar uma película lubrificante. Até as folgas originalmente existentes nas guias diminuíam ou eram totalmente anuladas.

A causa de tal problema tinha como origem a água existente no lubrificante que resultada ou no inchamento dos adesivos utilizados para fixar os revestimentos plásticos ou no inchamento destes próprios revestimentos, já que a grande maioria destes tem capacidade de absorver a água.

É fato que o óleo de corte integral ou o fluído de corte solúvel pouca influência exerce sobre os revestimentos plásticos, mas estes podem causar nas guias que são metálicas, o aumento da corrosão, da formação de depósitos e também o de contribuir para a redução da película lubrificante desta peça.

Então para evitar todos estes problemas se faz necessário o uso de um bom óleo lubrificante para torno mecânico.

Qual a função do lubrificante antigotejante?

O lubrificante antigotejante tem esta denominação por que se espera que ele não escorra e não se misture ao lubrificante para corte, mas cabe esclarecer que normalmente ele é comercializado no mercado com outras denominações, a saber: óleo para guias e barramentos, óleo lubrificante para barramento, fluido para guias e barramentos, óleo para barramento antigotejante ou simplesmente como óleo para barramento.

O óleo lubrificante para barramento deve possuir características que o possibilite resistir às elevadas velocidades de trabalho dos carros, tanto os que se movem em movimentos lineares, como os que se movem em movimentos rotativos.

O óleo lubrificante antigotejante tem que ter a propriedade de ser conduzido por tubulações de pequeno diâmetro, sob alta pressão e em grande velocidade. Este fluido antigotejante deve possuir uma baixa viscosidade para permitir que este acesse todos os bicos e canais de lubrificação existentes no equipamento.

Normalmente é utilizado um óleo lubrificante 68 antigotejante. Uma característica da lubrificação de guia linear é que o óleo de barramento não pode ser retirado pela pressão do óleo solúvel para corte ou pelos movimentos de operação da máquina. É por este motivo que o óleo lubrificante recebe uma aditivação “antigotejante” para impedir que ele escoe durante o processo e consequente se perca durante o trabalho de usinagem.

O melhor óleo lubrificante para barramento precisa possuir quais características?

Em resumo, ao escolhermos o melhor óleo lubrificante para barramento, este deve possuir as seguintes características:

  • Evitar que provoque corrosão no equipamento;
  • Propiciar a redução de ruídos e vibrações;
  • Reduzir a temperatura do processo, pois normalmente um bom lubrificante para barramento tem ação refrigerante;
  • Contribuir para gerar uma menor dissipação de energia na forma de calor;
  • Reduzir o desgaste do barramento e do maquinário;
  • E função fundamental, não se misturar ao óleo de corte solúvel.

Dependendo das características de cada equipamento e das preocupações com o meio ambiente e com o bem estar dos trabalhadores, pode se optar pelo uso de vários tipos de lubrificantes. Um fluido de barramento isento de óleo mineral, que pode ser um lubrificante sintético para barramento, ou um lubrificante vegetal para torno, ou ainda um antigotejante 68 mineral.

A CADIUM LUBRIFICANTES possui uma linha completa de óleo de barramento. A nossa equipe técnica está capacitada para indicar o melhor lubrificante industrial para o atendimento da sua necessidade. Aguardamos o seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *