Qual a importância da Rigidez Dielétrica em um Óleo para Transformador?

Para um esclarecimento inicial, devemos saber que a Rigidez Dielétrica em um óleo para transformador, é medição da capacidade que o óleo tem em resistir à passagem de uma corrente elétrica.

Tecnicamente falando, a Rigidez Dielética corresponde à tensão máxima que um determinado material, no caso um óleo isolante elétrico, pode suportar antes de apresentar falhas de isolamento e colocar em risco a integridade e a segurança da instalação elétrica.

Quais os fatores que comprometem a Rigidez Dielétrica de um óleo isolante de transformadores?

Um óleo isolante de transformadores atua em um sistema fechado. Cabe esclarecer que um transformador é um equipamento elétrico estático, destinado a transmitir energia elétrica (ou potência elétrica) de um circuito a outros. A passagem da corrente elétrica entre os componentes do transformador gera um campo eletromagnético. Para isolar este campo, todos estes componentes são montados dentro de um tanque de aço e este é preenchido com um óleo isolante para transformador.

Quando os componentes do transformador (núcleo e bobinas) entram em operação, a passagem da corrente elétrica gera aquecimento, e o calor gerado pode levar à degradação térmica do material isolante. Então, o óleo isolante mineral para transformador além de atuar na isolação do sistema, tem como outra principal função à de refrigeração. Com isso, podemos também dizer que o óleo mineral isolante para transformador é um óleo refrigerante.

Dito isso, e por agora saber que o óleo para transformador elétrico atua em um sistema fechado, os fatores que normalmente interferem na Rigidez Dielétrica do fluído isolante, com a conseqüente deterioração e o envelhecimento da isolação do transformador, são:

Água: a presença de água em solução ou em suspensão interfere nas propriedades isolantes. É por isso que quanto do enchimento dos transformadores com o óleo mineral isolante é necessário que ocorra a desidratação do fluído em um aparelho de termo vácuo.

 Partículas Sólidas: as partículas sólidas suspensas no óleo lubrificante para transformador, mesmo sendo não condutoras e não magnéticas, podem causar efeitos iguais aos da água. Mais prejudicial ainda é a presença de substâncias polares dissolvidas no óleo isolante mineral, pois estas prejudicam as propriedades dielétricas e contribuem para o seu envelhecimento. A redução das partículas sólidas tem que ser feita, tratando-se o óleo de transformador elétrico em um equipamento de termo filtro.

Gases e Aeração: se houver gases dissolvidos no óleo para transformador de energia, isso contribui e muito para prejudicar a sua capacidade isolante. A aeração do óleo mineral transformador ou o seu contato com o ar deve ser evitado, para que não ocorra a ionização do líquido e uma conseqüente condução elétrica indevida dentro do equipamento.

Quais as características que um bom óleo isolante para transformador deve possuir para apresentar além de uma boa Regidez Dielétrica?

 Um bom óleo isolante para transformador deve possuir uma excelente capacidade de resfriar o equipamento e para tanto, o fluído isolante deve ter:

– Um baixo ponto de fluidez, qualidade que facilita a circulação do óleo para transformador tipo B (também chamado de óleo mineral isolante parafínico), e / ou do óleo para transformador tipo A (ou o chamado de óleo mineral isolante naftênico);

– Uma baixa viscosidade, pois quanto menos “grosso”, ou menos viscoso é o óleo para transformador de alta tensão, a circulação é facilitada;

– Um alto ponto de fulgor, pois há o aquecimento do equipamento durante o uso, e o fluído isolante elétrico tem que suportar este aumento de temperatura sem se degradar; 

– Ser resistente à oxidação e à formação de borras, e para tanto, a grande maioria dos óleos para transformadores, recebem aditivações adequadas evitar que estes problemas ocorram;   

– Ser inerte e não atacar os componentes usados na construção do transformador como metal, tinta, papel, borracha, entre outros itens;

– E também muito importante, é óleo para transformador trifásico ser um produto amigo do meio ambiente e que não agrida o operador. Você precisa saber mais informações ou o preço do óleo para transformador?

A CADIUM LUBRIFICANTES tem uma equipe técnica e comercial preparada para atender às suas necessidades. Se você precisar de ajuda específica sobre este assunto, ou se precisar comprar óleo mineral isolante ou outros lubrificantes industriais, a CADIUM LUBRICANTES estará pronta para atender às suas necessidades. Entre em contato!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *